Tecnologia Digital – Hardware e Software – 2° Ano
Análise dos periféricos de um videogame

© Freepik
O PONTO DE PARTIDA DAR-SE-Á PELA APRESENTAÇÃO BREVE DO CONCEITO DE HARDWARE A PARTIR DO VIDEOGAME, COM A FINALIDADE DE UMA BREVE REVISÃO. EM SEGUIDA, SERÃO APRESENTADOS DISPOSITIVOS ACESSÓRIOS A ESSES EQUIPAMENTOS.
SE NÓS COMEÇARMOS A ANALISAR OS EQUIPAMENTOS QUE TEMOS À NOSSA VOLTA, COMEÇANDO PELA TELEVISÃO, APARELHO CELULAR, CONTROLE REMOTO, VIDEOGAME, TODOS ELES APRESENTAM UMA PARTE FÍSICA, ALGO QUE VOCÊ PODE PEGAR, LEVANTAR, MOVER, CERTO? GERALMENTE É AQUILO QUE VOCÊ MOVIMENTA, LEVA DO QUARTO PARA A SALA, DA SALA PARA O QUARTO, REÚNE OS AMIGOS EM VOLTA, OU COLOCA DENTRO DA MOCHILA.
AGORA VAMOS PENSAR UNICAMENTE NO VIDEOGAME.
O QUE PRECISAMOS PARA JOGAR VIDEOGAME?
– UM VIDEOGAME;
– UMA TV;
– UM OU MAIS CONTROLES, CERTO?
ENTÃO, TODOS OS DISPOSITIVOS QUE NÃO SÃO O VIDEOGAME EM SI, SÃO CHAMADOS DE PERIFÉRICOS, DO VIDEOGAME E DE MODO SEMELHANTE ACONTECE COM OS COMPUTADORES, COMO MOUSE, TECLADO, MONITOR E IMPRESSORAS.
BASEADO EM TUDO O QUE ABORDAMOS ATÉ O MOMENTO, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR O HARDWARE E O SOFTWARE. ENTÃO, QUE TAL NÓS CRIARMOS NOSSOS PRÓPRIOS EQUIPAMENTOS? PARA ISSO, IREMOS UTILIZAR MATERIAIS COMO: CAIXA DE SAPATO, FOLHA DE PAPEL SULFITE, CARTOLINA, OU ATÉ MESMO UM APLICATIVO DE DESENHO NO COMPUTADOR.
1) SUPONDO QUE VOCÊ ESCOLHEU O PAPEL SULFITE, SEPARE UMA CANETA E UMA RÉGUA.
2) DOBRE A FOLHA AO MEIO E DESENHE EM UMA METADE O TECLADO.
3) PINTE A TELA COM UM JOGO FAVORITO.
PRONTO, VOCÊ ACABOU DE DESENHAR O HARDWARE E O SOFTWARE DO SEU EQUIPAMENTO E VOCÊ TAMBÉM JÁ CONSEGUE IDENTIFICAR QUE FALTA ALGO.
PEGUE UMA NOVA FOLHA SULFITE E DESENHE DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS QUE PODEMOS CONECTAR AO NOTEBOOK, COMO UMA IMPRESSORA, UM MOUSE EXTERNO, ATÉ MESMO UM CONTROLE DE JOGO.
PRONTO! TEMOS NOSSO DISPOSITIVO COMPLETO COM TODOS OS SEUS PERIFÉRICOS!