Cultura Digital – Letramento Digital – 9° Ano
Posso fazer qualquer coisa na internet?

© Freepik
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde as pessoas interagem por meio de telas e fones de ouvido. Esse cenário foi potencializado pela pandemia do novo coronavírus. Mas o que sabemos sobre esse vírus? Como a comunidade à nossa volta tratou as medidas de biossegurança para prevenir o contágio? Que tal verificarmos como nossos parentes, amigos e vizinhos lidaram com as situações que nos foram apresentadas diante da pandemia?
Quando em dezembro de 2019 o mundo foi assombrado por um movimento do governo chinês em isolar uma megalópole inteira, no caso a cidade de Wuhan, na província de Hubei, decretando o que se chama hoje de lockdown e construindo, num prazo de onze dias, dois imensos hospitais de campanha para atendimento de infectados por uma doença desconhecida em vários aspectos, ainda não tínhamos a noção do quanto a propagação do vírus iria mudar nossas vidas como um todo. Mais de um ano depois, ainda vivemos com esse vírus à solta, mas com uma perspectiva de melhora gradativa no quadro mundial por conta das vacinas desenvolvidas. Agora, como nós nos posicionamos em relação ao vírus, à doença a ele relacionada e às formas de prevenção? Refletindo um pouco sobre isso, vamos assistir juntos ao vídeo “Como se proteger da Covid-19”, no canal do doutor em microbiologia Átila Iamarino, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KOXNBA9b86I>. Cabe salientar que hoje temos vacinas que já estão imunizando parte da população.
Após uma breve discussão acerca do novo coronavírus, pesquise sobre algumas epidemias pelas quais o planeta já passou, números relacionados (infectados, curados e mortos), como elas foram tratadas e quais as melhores medidas de prevenção da época. Podemos destacar:
- Peste Negra (peste bubônica);
- H1N1;
- Gripe espanhola.
Utilize alguns dos dados coletados na pesquisa teórica para produzir uma pesquisa de campo trabalhando com a ferramenta Google Formulários. Para isso, é necessário entender um pouco sobre o funcionamento da plataforma.
Basta acessar o site disponível em: <www.forms.google.com> e, em seguida, inserir uma conta de usuário do Google.
Feito o login, clique em “+ Em branco” para iniciar a montagem da pesquisa.
A página inicial do formulário já está pronta para ser editada.
Primeiramente, adicione um título clicando no campo “Formulário sem título”. Pode ser feita uma descrição sobre o que será pesquisado e qual a sua finalidade.
Estabeleça como a pesquisa se dará utilizando algumas perguntas norteadoras.
Agora que você já sabe elaborar pesquisas via Formulários Google, está na hora de criar a sua própria pesquisa.
1) Estabeleça um tema;
2) Faça as perguntas.
3) Programe e envie a pesquisa para ser respondida.
4) Visualize os resultados e faça uma análise quantitativa.
Que tal compartilhar a sua pesquisa com os colegas, professores, pais e/ou responsáveis? Para isso, compartilhe o link com o seu público alvo.