Tecnologia Digital – Hardware e Software – 8° Ano
Reconhecendo interfaces

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A Ciência da Computação desenvolveu-se muito desde a criação dos primeiros computadores mas, no geral, os dispositivos computacionais continuam obedecendo a essa estrutura básica.
Chama a atenção a evolução dos dispositivos de entrada e saída, que são a maneira de serem feitas a troca de informações entre humano e máquina. Se no ENIAC a entrada de dados era feita por meio de chaves manuais e cartões perfurados, hoje temos maneiras muito mais sutis de realizar essa interação com o computador: teclados, mouse, telas sensíveis ao toque, comandos de voz. Também temos uma grande variedade de interfaces de saída: impressão em 2D e 3D, imagens em tela, vídeos, áudios e até holografia.
O estudo das interfaces é importantíssimo quando falamos em acessibilidade. A tecnologia nos permite encontrar soluções para a inclusão de pessoas com necessidades especiais em todo tipo de situação.
Nesta atividade, os alunos reconhecerão algumas das interfaces entre o ser humano e os computadores e proporão as melhores soluções para algumas situações-problema.
Você já viu que podemos interagir com o computador de diferentes maneiras. A forma como passamos informações ao computador ou como ele devolve informações para nós é chamada de interface. Teclado, tela sensível ao toque, mouse, microfone são exemplos de interface de entrada de dados. A tela do computador, fones de ouvido, caixas de som e impressora são exemplos de interfaces de saída de dados. Uma pessoa que cria um programa de computador precisa pensar nas melhores soluções de entrada e saída para quem vai utilizá-lo.
Vamos agora criar um veículo comandado por um computador. Pode ser um carro, uma moto, ou até mesmo um robô. Por enquanto, temos apenas uma caixa com rodas, com o computador no seu interior. A caixa está fechada e precisamos encontrar maneiras de acessar o computador no interior da caixa para comandar o veículo.
O computador consegue executar as seguintes tarefas:
a) Iniciar o giro das rodas para a frente;
b) Aumentar ou diminuir a velocidade do giro das rodas;
c) Frear as rodas;
d) Mover as rodas em ângulo para que o veículo possa virar à direita ou à esquerda.
Seu desafio é imaginar três interfaces de entrada diferentes para informar ao computador o que você deseja que o veículo faça.
Siga as orientações do seu professor (ou professora) sobre como apresentar suas ideias.
Entre as três soluções que você apresentou, escolha a que gostou mais e apresente aos seus colegas, de acordo com a orientação do seu professor (ou professora). Você também pode criar uma interface que seja uma combinação das três.
Siga a orientação do seu professor (ou professora) sobre como será feita a publicação do seu projeto.