Pensamento Computacional – Abstração – 7° Ano
Crie um triângulo usando fluxograma

© Tasha Vector/Shutterstock
A matemática é uma ciência exata que busca encontrar soluções de problemas cotidianos, utilizando fatos, dados e a lógica. Ela foi sendo construída durante toda a história, e hoje, com todos os recursos tecnológicos que temos, conseguimos extrair tudo, além de facilitar o que há de melhor nessa ciência.
A matemática pode ser subdividida da seguinte maneira:
- Aritmética: parte da matemática que trabalha com as operações matemáticas (soma, subtração, multiplicação e divisão).
- Álgebra: é o ramo que estuda a manipulação de fórmulas, polinômios, estruturas algébricas, além da aplicação das operações matemáticas.
- Geometria: estuda todas as formas geométricas (área, volume e comprimento) e a resolução de problemas envolvendo essas figuras.
A trigonometria é a parte da matemática que estuda a relações entre lados e ângulos entre triângulos.
Para que um triângulo possa existir, ele deve cumprir a sua regra de existência. Pesquise e anote em uma folha de papel que regra é essa.
A seguir, verifique se as medidas abaixo podem se tornar um triângulo. Se não for possível essa construção, diga o motivo.
- 5 cm, 9 cm, 10 cm
- 3 cm, 6 cm, 9 cm
- 5 cm, 10 cm, 15 cm
- 7 cm, 49 cm, 22 cm
- 1 cm, 2 cm, 3 cm
Fluxograma é um diagrama com a finalidade de representar todos os passos de um processo, deixando-os mais claros. Ele tem sempre início, meio e fim, e é composto de símbolos básicos.
As principais simbologias são as seguintes:
Abra o software Draw.io e crie um fluxograma de um algoritmo que faça o cálculo do Teorema de Pitágoras, onde o usuário entre com os dados que precisam ser calculados.
Encontrou alguma dificuldade? Converse com seu professor (ou professora) e colegas sobre as funções e dificuldades de produzir um fluxograma e como ele pode ajudar na criação de um software, por exemplo.
- Crie um fluxograma onde um algoritmo seja construído.
- Esse algoritmo deve conter as informações sobre a regra de existência de um triângulo.
Todo trabalho desenvolvido, seja individual ou em equipe, deve ser compartilhado em um espaço adequado. Faça uma mostra em sala de aula e, posteriormente, com toda a comunidade escolar (docentes, discentes, colaboradores, pais ou responsáveis) para que o trabalho não se torne apenas mais um. Busque formas de divulgação em sua unidade de ensino, seja por meio de mídias sociais ou mostrando aos colegas de outras turmas.