Pensamento Computacional – Decomposição – 9° Ano
Animação pulsante

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Em um filme de animação, cada personagem é animado separadamente. Às vezes um desenhista trabalha exclusivamente com um personagem. Entretanto, quando vários personagens são mostrados ao mesmo tempo, é preciso que eles interajam e componham um todo harmonioso.
Vamos descobrir como criar uma animação e depois utilizá-la em diferentes situações.
Para começar, assistiremos a uma animação e observaremos o que muda e o que não muda em cada cena. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zKUpkxP94_U.
Alguns dos atores do Scratch já estão prontos para serem animados. Esses atores possuem diferentes fantasias.
Uma fantasia é um desenho do personagem em uma posição diferente. Alterando as fantasias em um programa, criamos a ilusão de que o personagem está se movimentando.
1) Para conhecer os atores que podem ser animados, clique em Selecione um ator.
O programa vai exibir um menu com vários atores. Passando o cursor sobre cada um é possível ver todas as fantasias se alternando. Os que permanecem estáticos não podem ser animados inicialmente.
O coração é um dos atores que pode ser animado. Vamos criar uma animação de um coração batendo. Para isso, copie o código a seguir.
Clique na bandeira verde para ver a animação.
Em que situações você poderia incluir essa animação?
Escolha um ator entre os que podem ser animados para criar uma animação. Imagine uma situação em que o seu personagem poderia ter o coração acelerado ou batendo com mais força. Vamos criar uma animação, utilizando a batida de coração que você já tem no seu programa.
Como exemplo, vamos fazer a personagem Jordyn passear por alguns cenários, e quando chegar ao Rio de Janeiro seu coração vai bater mais forte.
1) Escolha alguns cenários para o palco, no menu de cenários. Cada cenário em que você clicar será adicionado ao programa que estamos fazendo.
2) Escolha a personagem Jordyn. Copie o seguinte programa para esse ator:
Na minha sequência de cenários, o Rio de Janeiro é o número 5. Escolha um dos cenários para ser o que provocará a batida do coração de Jordyn. Para ver o número desse cenário, clique na aba Cenários.
Do lado esquerdo da tela você verá todos os cenários que escolheu, indicados pelos seus números. Se desejar eliminar um dos cenários, clique sobre ele no menu à esquerda e depois clique na lixeira. Verifique se essa alteração não fez mudar o número do cenário que você havia escolhido.
Corrija no código o número do cenário que vai provocar a batida do coração.
3) Na área que exibe os atores, clique sobre o coração. Vamos fazer pequenas alterações no programa para que ele inicie a batida do coração no momento certo.
Veja abaixo:
Veja que o programa que faz a Jordyn caminhar entre os cenários manda a mensagem 1, quando ela chega no cenário escolhido. Quando essa mensagem é recebida, ela inicia a batida do coração.
O que você gostaria de mudar nesse programa?
Você pode mudar:
- O cenário que vai fazer o coração de Jordyn bater;
- O número de vezes que as batidas vão se repetir;
- O número de passos que ela vai dar de cada vez.
Analise o programa e veja se há outros parâmetros que você pode controlar.
Você viu como dois códigos criados separadamente podem ser reaproveitados.
Agora, imagine outra situação em que o coração poderia bater. Sozinho ou em equipe, de acordo com a orientação do seu professor (ou professora), crie uma animação e utilize o que já aprendeu para reaproveitar o código que faz a batida do coração. Não se esqueça de colocar uma condição para que o programa envie a mensagem que aciona a batida.
Use o Scratch para criar uma página para o seu projeto. Assim, toda a comunidade que usa o programa poderá apreciar a animação que foi produzida!