Pensamento Computacional – Reconhecimento de Padrões – 3° Ano
ACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA

© Freepik
Assista ao vídeo acima!
Agora, assista ao vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2zTLFCfdgME>.
Em relação ao vídeo assistido, responda às seguintes perguntas:
1. Como é possível uma criança que não enxerga, ou enxerga muito pouco, participar das atividades na escola?
2. Escreva três atividades que um aluno com deficiência visual pode fazer na escola sem problemas.
3. Escreva três atividades que um aluno com deficiência visual precisa de ajuda para fazer.
O computador e o celular são recursos tecnológicos que nos auxiliam em muitas tarefas do dia a dia.
Siga a orientação do seu professor (ou professora) para fazer uma pesquisa sobre o uso de computadores e celulares por pessoas com deficiências.
Trabalhando em grupos, de acordo com a orientação do seu professor (ou professora), imagine uma forma de utilizar o celular para facilitar o dia a dia de um deficiente visual. Você poderá utilizar recursos parecidos com os que foram pesquisados e recursos que estão chegando ao dia a dia de todas as pessoas, como: reconhecimento de voz, identificação de digitais, reconhecimento facial, dentre outros.
Usem a criatividade! É possível que a tecnologia que vocês pensaram ainda não exista, mas pode vir a servir de inspiração para ser inventada por alguém!
Junto com o seu grupo, pense em uma forma de apresentar o seu projeto aos colegas. Pode ser um teatro, um vídeo, uma construção com sucata ou uma apresentação no computador.
O professor (ou professora) publicará os vídeos com as apresentações da turma. Compartilhe com os amigos e familiares!