Pensamento computacional – Reconhecimento de padrões – 8° Ano
Me dê imagens!

© Freepik
Você já tentou enviar um e-mail com imagem anexada e percebeu que o arquivo era muito grande para ser enviado?
Você já tentou abrir uma foto no seu computador e viu que ela demorou para ser carregada?
Se isso aconteceu com você, já deve saber que o tamanho que uma imagem digital ocupa é uma preocupação em várias situações: o espaço utilizado na memória do computador, o tempo que leva para ser transmitida, a quantidade de dados que consome da sua conta de internet.
Para o olhar de um leigo, duas imagens digitais podem parecer iguais, mas, dependendo do formato que elas têm, podem ter maior ou menor qualidade, e ocuparem mais ou menos espaço.
Vamos conhecer alguns formatos de imagens digitais e as diferenças entre elas.
Muitas das imagens que vemos na internet são compostas por quadradinhos coloridos. Usando um sistema de coordenadas, cada quadradinho recebe uma indicação de cor e o computador monta a imagem com base nessas indicações.
Veja o exemplo a seguir:

© Christos Georghiou/Shutterstock
As imagens compostas por quadradinhos são chamadas de bitmaps, e no seu computador elas recebem nomes com a extensão bmp.
Exemplo: cool.bmp
Note que na imagem ampliada a qualidade fica bem ruim e podemos ver todos os quadradinhos. Mas como os emoticons são vistos em tamanho bem pequeno, a qualidade é boa o suficiente para serem leves e entendermos o seu significado.
Que tal criar seu próprio emoticon?
a) Usando lápis de cor e um quadriculado 14 x 14, crie um emoticon com o tema sugerido pelo seu professor (ou professora)
b) Agora você vai transmitir o seu emoticon para um colega. Escreva um texto explicando quais quadradinhos devem ser pintados de cada cor que você usou. Use coordenadas para indicar as posições dos quadradinhos.
Agora vamos desenhar o emoticon criado por um matemático.
Siga os passos a seguir, dentro de um quadrado igual ao utilizado na atividade anterior:
- Desenhe um círculo com centro na coordenada (7, 7) e raio 6.
- Preencha o círculo com a cor amarela.
- Desenhe uma semicircunferência com centro na coordenada (7, 7) e raio 4, com a concavidade para baixo.
- Desenhe uma oval que passe pelos pontos (5,6) e (5, 9), e com largura de duas unidades.
- Preencha a oval com a cor preta.
- Desenhe uma semicircunferência com centro na coordenada (9, 9) e raio 1, com a concavidade para baixo.
Agora responda:
a) O que representa a imagem que foi criada?
b) Se eu quiser aumentar a imagem para o tamanho de um quadriculado de 140 x 140, o que eu teria que mudar nas instruções?
c) Qual das duas maneiras de representar uma imagem precisa de menos alterações no caso de ampliação da imagem?
A imagem que acabamos de desenhar tem uma descrição semelhante à que é utilizada no caso de imagens em formato vetorial. As imagens desse tipo são descritas por meio de fórmulas matemáticas e podem ser ampliadas com mais facilidade, além de manterem uma qualidade melhor quando isso é feito.
Você conheceu duas formas diferentes de descrever uma imagem digitalmente. No caso que estudamos, a imagem vetorial mostrou algumas vantagens sobre a imagem em bitmap, por necessitar de uma descrição menor no caso de uma alteração. Mas será que essa vantagem existe sempre?
Faça uma pesquisa sobre as situações em que uma imagem em bitmap é uma opção melhor do que uma imagem vetorial.
Em seguida, elabore um texto ou apresentação explicando a diferença entre imagens em bitmap e imagens vetoriais. Utilize um recurso tecnológico para a sua produção e, se puder, use imagens como exemplo para deixar o trabalho ainda melhor!
Vamos publicar as criações em forma de apresentação ou vídeo. Siga as orientações do seu professor (ou professora).