Tecnologia Digital – Representação de Dados – 2° Ano
Localização

© Aleksandr Grechanyuk/Shutterstock
EXISTEM DIFERENTES FORMAS DE IDENTIFICAR A LOCALIZAÇÃO DE UM OBJETO OU DE UMA PESSOA. QUANDO ESTAMOS EM CASA, PODEMOS DIZER QUE DETERMINADA PESSOA ESTÁ SENTADA NO SOFÁ OU ESTÁ NA FRENTE DA TELEVISÃO E QUE À SUA DIREITA ESTÁ LOCALIZADA A MESA DE JANTAR. OUTRO EXEMPLO É NA SALA DE AULA EM QUE NORMALMENTE AS CARTEIRAS SÃO ENFILEIRADAS, NESSE CASO, COMO PODEMOS IDENTIFICAR A LOCALIZAÇÃO?
SE CONHECEMOS TODOS OS ESTUDANTES QUE ESTÃO NA SALA E SABEMOS OS LOCAIS QUE ELES SENTAM, PODEMOS FALAR, POR EXEMPLO, QUE “GUILHERME ESTÁ NA FRENTE DA GIOVANA”, MAS PARA QUEM AINDA NÃO CONHECE A TURMA, FICA DIFÍCIL IMAGINAR QUAL É O LOCAL EM QUE OS DOIS ESTÃO SENTADOS.
UMA MANEIRA DE IDENTIFICAR ESSA LOCALIZAÇÃO É UTILIZAR UMA FORMA DE COORDENADA, QUE PODE SER POR LINHA E COLUNA, PARA ISSO, PODEMOS USAR LETRAS E NÚMEROS.
USUALMENTE A SALA DE AULA MANTÉM UM PADRÃO FORMADO POR LINHAS E COLUNAS, COMO APRESENTADO NA FIGURA. OBSERVE QUE NESSE CASO, COLOCAMOS PRIMEIRO A COLUNA E DEPOIS A LINHA PARA IDENTIFICAR A POSIÇÃO DOS ESTUDANTES. ENTÃO, TEMOS UM ESTUDANTE LOCALIZADO NA COLUNA A E LINHA 1, QUE É A LOCALIZAÇÃO A1.
A PARTIR DISSO, RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES:
A) SABENDO QUE CADA CARTEIRA OCUPA UMA LOCALIZAÇÃO, QUANTAS CARTEIRAS A SALA POSSUI?
B) SABENDO QUE A LOCALIZAÇÃO DO GUILHERME É B1 E QUE ELE ESTÁ NA FRENTE DA GIOVANA, QUAL É A LOCALIZAÇÃO DELA?
C) IDENTIFIQUE A LOCALIZAÇÃO D3.
VOCÊ CONHECE O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO DO MAKECODE? LÁ VOCÊ PODE SIMULAR O USO DE UMA PLACA CHAMADA MICRO:BIT, A PLACA É COMPOSTA POR 25 LEDS SENDO 5 LINHAS E 5 COLUNAS. AGORA, ACESSE: HTTPS://MAKECODE.MICROBIT.ORG/ E, UTILIZANDO SEUS CONHECIMENTOS DE LOCALIZAÇÃO POR LINHA E POR COLUNA, SEGUINDO ESSE PADRÃO QUE UTILIZAMOS NA IMAGEM DA SALA DE AULA, MARQUE NO AMBIENTE DE SIMULAÇÃO O LED A1 E A2.
VOCÊ NOTOU QUE AO UTILIZAR LINHAS E COLUNAS PARA REFERENCIAR UM LUGAR PODEMOS COLOCAR LETRAS E NÚMEROS PARA FACILITAR E, ASSIM, TEMOS UM PADRÃO QUE FOI SEGUIDO? ESSE PADRÃO PODE SER COLOCADO COM DIFERENTES SÍMBOLOS, OU SEJA, NOMEAR AS LINHAS E COLUNAS COM IMAGENS OU CORES, COMO VOCÊ PREFERIR.
AGORA QUE JÁ CONSEGUE IDENTIFICAR UMA LOCALIZAÇÃO QUANDO UTILIZAMOS LINHA E COLUNA, O QUE VOCÊ ACHA DE MONTAR UM MAPA DA SUA SALA? PARA ISSO, VOCÊ PODERÁ COLOCAR A LOCALIZAÇÃO E O NOME DO COLEGA. USE A CRIATIVIDADE PARA CODIFICAR DE FORMA DIFERENTE COMO COLUNA ESTRELA, CORAÇÃO, SOL, LUA, ENTRE OUTROS.
SEU DESAFIO É CRIAR UM MAPA DA SUA SALA DE AULA E CODIFICAR OS LUGARES, ASSIM VOCÊ IRÁ EXERCITAR O SEU APRENDIZADO SOBRE A LOCALIZAÇÃO POR LINHAS E COLUNAS.
LEMBRE-SE QUE, PARA MONTAR UMA LOCALIZAÇÃO POR LINHAS E COLUNAS É IMPORTANTE:
A) TER UM PADRÃO;
B) OBSERVAR A ORDEM QUE IRÁ COMEÇAR. NA FIGURA O QUADRO ESTÁ IDENTIFICADO JUSTAMENTE PARA TER ESSA REFERÊNCIA;
C) VERIFIQUE QUE NA FIGURA FOI UTILIZADO PRIMEIRO COLUNA, DEPOIS LINHA. SE VOCÊ INVERTER, SIGA O MESMO PADRÃO.
SIGA AS ORIENTAÇÕES DO SEU PROFESSOR (OU PROFESSORA) SOBRE COMO APRESENTAR SUAS IDEIAS.
APRESENTE PARA A TURMA O SEU MAPA E DEPOIS VOCÊS PODEM FAZER UMA VOTAÇÃO PARA VERIFICAR QUAL SERÁ O MAPA OFICIAL DA TURMA E ASSIM, DISPONIBILIZAR PARA TODOS COLANDO NO MURAL DA SALA OU EM UM LOCAL PRÓPRIO.
SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU PROFESSOR (OU PROFESSORA) SOBRE COMO SERÁ FEITA A PUBLICAÇÃO DO SEU PROJETO.