Pensamento Computacional – Decomposição – 5° Ano
O Problema dos quatro quatros
RESOLVENDO EXPRESSÕES NUMÉRICAS UTILIZANDO OPERADORES MATEMÁTICOS

© Akin Ozcan/Shutterstock
Os primeiros computadores surgiram da necessidade de se realizar cálculos extensos e repetitivos. Os modelos mais antigos que receberam esse nome, não passavam de máquinas de calcular.
O sucesso na substituição do ser humano na realização de cálculos cada vez mais complexos exigiu que todas as regras e propriedades matemáticas fossem reproduzidas nas máquinas que estavam sendo criadas e aperfeiçoadas. Com o uso de recursos digitais, operações que antes eram feitas em etapas, foram substituídas por expressões numéricas longas que são calculadas de uma única vez.
No livro O Homem que Calculava, o autor Malba Tahan nos apresenta um problema interessante, chamado de “Os Quatro Quatros”. O personagem Beremís Samir conta para um amigo que é possível formar um número qualquer usando apenas quatro quatros.
Para exemplificar, ele representa os números 0, 1, 2 e 3, realizando operações em que são utilizados quatro quatros:
0 = 44 – 44
1 = 44 ÷ 44
2 = 4 ÷ 4 + 4 ÷ 4
3 = (4 + 4 + 4) ÷ 4
Com a ajuda dos seus colegas, continue escrevendo os números de 4 até 10 usando apenas quatro quatros!

© AlexLMX/Shutterstock
Quando vamos realizar cálculos complexos, utilizamos uma calculadora. Mas, será que as calculadoras são confiáveis? Que tal fazer um teste?
Abra a calculadora do seu dispositivo e tente repetir os cálculos do desafio dos quatro quatros. A regra que você deve seguir é só apertar o sinal de igual uma vez!
Registre em uma folha de papel as operações que deram certo, indicando a sequência de teclas que você apertou. Você pode fazer essa atividade em dupla.
Qual foi a dificuldade que você encontrou? Converse com seu professor e colegas sobre o que deu errado. Será que a calculadora está com defeito? Como você poderia resolver isso?
Agora, vamos experimentar uma calculadora um pouco mais poderosa! Com a orientação do seu professor, abra a calculadora científica do seu dispositivo. Note que o teclado é diferente, com mais funções. O teclado também apresenta sinais de parênteses. Experimente usar esses parênteses nas expressões que não deram certo na sua investigação. Faça os ajustes necessários até obter os resultados corretos.
1) Trabalhando em conjunto com seus colegas, elabore um texto que explique a importância do uso dos parênteses em uma expressão numérica.
2) O professor vai indicar um número para cada aluno encontrar a solução para o desafio dos quatro quatros. Apresente a solução usando parênteses e mostre que o resultado seria diferente se os parênteses fossem colocados no lugar errado.
Vamos criar uma publicação onde explicaremos a importância do uso dos parênteses, exemplificando com as soluções que encontramos para os desafios apresentados pelo professor.