Tecnologia Digital – Hardware e Software – 1° Ano
Explorando os conceitos de hardware e software

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O PONTO DE PARTIDA DAR-SE-Á PELA APRESENTAÇÃO DO CONCEITO DE INSTRUÇÃO, DE UMA SEQUÊNCIA DE PASSOS PARA REALIZAR UMA DETERMINADA TAREFA, EXEMPLIFICANDO POR MEIO DE UM JOGO DE TABULEIRO OU ATÉ MESMO DA REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS EM UMA CALCULADORA (SE HOUVER UM ÁBACO, MELHOR), DISCUTIR SOBRE A EVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS COMPUTACIONAIS, ATÉ CHEGAR NOS DISPOSITIVOS QUE TEMOS HOJE, PREFERENCIALMENTE ABORDANDO OS RECURSOS COMPUTACIONAIS DE CADA UM.
SE NÓS COMEÇARMOS A ANALISAR OS EQUIPAMENTOS QUE TEMOS À NOSSA VOLTA, COMEÇANDO PELA TELEVISÃO, APARELHO CELULAR, CONTROLE REMOTO, VIDEOGAME, TODOS ELES APRESENTAM UMA PARTE FÍSICA, ALGO QUE VOCÊ PODE PEGAR, LEVANTAR, MOVER, CERTO? GERALMENTE É AQUILO QUE VOCÊ MOVIMENTA, LEVA DO QUARTO PARA A SALA, DA SALA PARA O QUARTO, REÚNE OS AMIGOS EM VOLTA, OU COLOCA DENTRO DA MOCHILA.
QUAIS DISPOSITIVOS VÊM À SUA MENTE AGORA?
TENHO CERTEZA QUE IMAGINOU, PRIMEIRAMENTE, DOIS DISPOSITIVOS: “CELULAR E COMPUTADOR”.
ESSA PARTE FÍSICA, QUE VOCÊ CARREGA, GERALMENTE FEITA DE PLÁSTICO OU METAL, COM VÁRIAS PEÇAS DENTRO, É O QUE CHAMAMOS DE “HARDWARE”.
AGORA IMAGINE QUE ELE ESTÁ DESLIGADO, CERTO? VOCÊ CONSEGUE FAZER ALGUM TIPO DE OPERAÇÃO COM ELE? JOGAR, ACESSAR A INTERNET, CONVERSAR COM OS AMIGOS? NÃO CONSEGUE, CORRETO? ENTÃO, PRECISAMOS LIGÁ-LO, E NO MOMENTO EM QUE ISSO ACONTECE ELE IRÁ CARREGAR A INTELIGÊNCIA DO DISPOSITIVO, AQUILO QUE DÁ SENTIDO A ESSE CONJUNTO DE PEÇAS. O NOME DESSA “INTELIGÊNCIA” É “SOFTWARE”, OU SEJA, É A PARTE DO EQUIPAMENTO QUE PERMITE VOCÊ INTERAGIR COM ELE!
BASEADO EM TUDO O QUE ABORDAMOS ATÉ O MOMENTO, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR O HARDWARE E O SOFTWARE. ENTÃO, QUE TAL CRIARMOS NOSSOS PRÓPRIOS EQUIPAMENTOS? PARA ISSO, PODEM SER UTILIZADOS MATERIAIS COMO: CAIXA DE SAPATO, FOLHA DE PAPEL SULFITE, CARTOLINA, OU ATÉ MESMO UM APLICATIVO DE DESENHO NO COMPUTADOR.
1) SUPONDO QUE VOCÊ ESCOLHEU PAPEL SULFITE, SEPARE UMA CANETA E UMA RÉGUA.
2) DOBRE A FOLHA AO MEIO E DESENHE EM UMA METADE O TECLADO DO NOTEBOOK E NA OUTRA METADE A TELA DO NOTEBOOK EM BRANCO.
PRONTO, VOCÊ ACABOU DE DESENHAR O HARDWARE DO SEU EQUIPAMENTO E AGORA É CAPAZ DE IDENTIFICAR QUE FALTA ALGO, OU SEJA, A INTELIGÊNCIA DELE, POIS COM O HARDWARE VOCÊ NÃO CONSEGUE FAZER NADA, PRECISA DE ALGO COMPLEMENTAR, OU SEJA DO SOFTWARE.
AGORA, DIVIDA OUTRA FOLHA DE SULFITE AO MEIO E DESENHE LIVREMENTE A TELA DE DOIS APLICATIVOS QUE VOCÊ CONHECE OU DE JOGOS QUE COSTUMA JOGAR. É IMPORTANTE QUE ESSE DESENHO FIQUE DO TAMANHO DA TELA DO NOTEBOOK QUE VOCÊ CRIOU ANTERIORMENTE.
COM O DESENHO PRONTO, FIQUE ALTERNANDO AS TELAS DO SEU NOTEBOOK E VOCÊ TERÁ UM COMPUTADOR COMPLETO, COM HARDWARE E SOFTWARE!