Pensamento Computacional – Abstração – 6° Ano
Animando com o Scratch
Entre as categorias de filmes que podemos assistir no cinema ou em casa, as animações são muito populares. Os primeiros filmes desse gênero demoravam muito para serem feitos, pois cada cena deveria ser desenhada inteira, e para cada segundo de projeção eram utilizados pelo menos 12 desenhos!
Com o uso de tecnologia digital, a produção de animações se tornou mais rápida, e hoje, com a ajuda do computador, qualquer pessoa pode aprender a criar seu próprio filme.
O programa Scratch possui recursos que permitem a criação de animações. Podemos escolher um cenário, um ou mais personagens, e fazê-los se deslocar pela tela ou mudar de aparência. Combinando esses recursos, podemos criar filmes simples, a princípio, aumentando a complexidade à medida em que compreendemos melhor como utilizar os recursos.
1) Arraste para a área de programação os blocos mostrados a seguir. Certifique-se de que o Ator (personagem) ativo é o gato.
2) Crie um programa com os dois blocos a seguir. Em seguida, aperte a barra de espaço no teclado. Observe o que acontece com o personagem.
3) Use mais blocos para fazer o personagem dizer a seguinte sequência de frases:
– Olá!
– Eu gostaria de ir ao outro lado do palco!
– Você sabe como me levar até lá?
4) Configure o bloco a seguir e, em seguida, clique sobre ele. O personagem será posicionado ao lado esquerdo do palco.
5) Crie a seguinte sequência de blocos e clique na bandeira verde para executar o programa.
a) O que são fantasia 1 e fantasia 2?
b) O personagem atravessou o palco? Se não atravessou, o que é necessário fazer para que ele chegue até o outro lado?
6) Oculte o Ator gato e selecione o Ator Anina Dance.
7) Verifique, usando o bloco a seguir, quantas fantasias, esse Ator tem.
8) Crie um programa para fazer Anina Dance atravessar o palco dançando.
9) Escolha um cenário para a dança!
10) No início do programa, ligue a música, usando o bloco a seguir.
Pronto! Você já aprendeu o básico sobre animação!
Ao criar uma animação, podemos incluir vários personagens e movimentá-los de diferentes maneiras. Também podemos incluir objetos que se movimentam, junto ou depois dos personagens.
Tudo isso significa controlar o tempo em que as coisas acontecem.
No programa Scratch, cada personagem tem sua própria programação.
1) Experimente criar programações para dois personagens, ambas acionadas pela bandeira verde. Note que os dois se movimentam ao mesmo tempo. Como você pode criar, por exemplo, um diálogo entre eles? Utilize o bloco a seguir para determinar o momento em que as coisas acontecem.
2) Nas animações que nós assistimos, o cenário de fundo está sempre mudando. Observe que o programa possui um bloco que permite a você mudar o cenário no meio da animação.
3) Muitas animações incluem repetições de gestos (como em uma dança, por exemplo). Você pode usar o bloco Repete para controlar essas repetições e criar um código mais curto. Veja o exemplo a seguir, com o ator Avery Walking.
Quais outras alterações você gostaria de fazer no programa para melhorar as animações?
Siga as orientações do seu professor (ou professora) para formar uma equipe. Trabalhando juntos, vocês vão criar uma animação com dois personagens. Ela pode incluir um diálogo ou não, mas vocês devem pensar no que acontece na tela com cada um à medida que o tempo passa.
- Em primeiro lugar, escrevam um texto na forma de roteiro, descrevendo a história que os personagens vão representar (deve ser uma história curta);
- Em seguida, criem uma linha do tempo, indicando o que vai acontecer na tela desde o primeiro até o último segundo da animação, só então comecem a programar;
- Vocês podem dividir a tarefa, com um ou mais alunos ficando responsáveis pela programação de cada personagem;
- Cada equipe criará um rascunho do código, depois, as duas programações podem ser unidas no mesmo programa para acontecerem ao mesmo tempo.
Use o Scratch para criar uma página para o seu projeto. Assim, toda a comunidade que usa o programa pode apreciar a animação que seu grupo criou!