Pensamento Computacional – Abstração – 9° Ano
Colocando em ordem

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Os computadores são máquinas especializadas em seguir instruções. Não se importam quantas vezes precisem repetir um processo, ou se existe um caminho mais curto para chegar a ele.
Para o ser humano, entretanto, é importante que as operações feitas por um computador sejam otimizadas, o que significa economizar tempo e recursos.
Imagine uma tarefa simples como a de ordenar uma lista de números do menor para o maior. Como você faria isso se pudesse ver todos os números de uma vez?
Provavelmente você iria procurar o menor número e retirá-lo da lista colocando como primeiro item de uma fila. Em seguida, encontraria o segundo menor número, e assim por diante. Você faria isso usando os seus conhecimentos acumulados sobre a ordenação de números. Isso envolve conceitos como estes: “um número que só tem um algarismo sempre é menor que um de dois algarismos”, “um número que começa com 1 é sempre menor que outros com o mesmo número de algarismos que comecem com 2, 3, 4, ou outro algarismo diferente de zero”, etc. Ao selecionar o menor número, sem pensar, você está comparando pares de números repetidas vezes. Por exemplo, se os números forem 65, 27, 20, 39, 48, 54, 66, 77, 70 e 90, você vai começar escolhendo o 20 e, para conferir, vai compará-lo com todos os outros números, certificando-se de que ele é realmente o menor.
E o computador, como faria isso?
Para começar, vamos assistir a um vídeo que mostra uma maneira possível de ordenar uma sequência de números.
No início do vídeo, todos os números estão misturados. O primeiro número da fila é o 3. Ele é comparado com cada número da fila e troca de lugar com o zero porque o zero é menor que o 3. Como o zero passa a ser o primeiro da fila, ele é comparado com cada um dos outros números para ver se não há um número menor que ele. Como todos são maiores, o zero conquista seu lugar como primeiro da fila. Em seguida, o segundo da fila, que é o 3, é comparado com todos os que sobraram e troca de lugar com o 1, que é menor que ele. Comparando o 1 com todos os outros, não há nenhum menor, então, o 1 é o segundo da fila. A próxima comparação é do número que está em terceiro lugar, e assim por diante. Essa é uma maneira de ordenar uma lista de números que poderia ser feita por um computador.
Agora, o professor (ou professora) dividirá a turma em duplas. Cada dupla receberá 10 cartões e escreverá 10 números diferentes em uma das faces de cada cartão. Em seguida, os cartões serão embaralhados e arrumados na mesa em uma fila, com os números virados para baixo. Seguindo o método mostrado no vídeo, comparem os números dois a dois de cada vez, até que todos estejam ordenados.
a) Quantas comparações foram necessárias?
b) Se o número de cartões fosse 9, o número de comparações seria maior ou menor?
c) E se o número de cartões fosse 50, quantas comparações de pares de números você acha que seriam necessárias para ordenar a fila?
d) Você pode imaginar uma maneira mais rápida de comparar os números dois a dois para ordenar uma lista?
Assista ao vídeo a seguir, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lyZQPjUT5B4.
a) Qual a diferença entre esse método de ordenação em relação ao primeiro?
b) Por que ao final da fila dois números ficaram em posição diferente dos demais?
c) Utilize esse método para ordenar as fichas que você tem. Foi mais rápido ou mais demorado?
d) Quantas comparações são feitas usando esse método?
Você conheceu dois métodos de ordenação de uma lista. Trabalhando em dupla, crie uma apresentação para explicar como funcionam os dois métodos.
Você pode utilizar um diagrama, um fluxograma ou outro método criativo.
Depois de elaborar um rascunho para as duas apresentações, mostre-as para a turma e preste atenção nos projetos das outras duplas. Isso vai ajudar a identificar erros e dar ideias para refinar o seu trabalho.
Vamos publicar o que foi produzido em forma de apresentação ou vídeo. Siga as orientações do seu professor (ou professora).