Pensamento Computacional – Abstração – 1° Ano
Onde está o tesouro?

© Fer Gregory/Shutterstock
A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE COMPUTADOR É A ANTECIPAÇÃO DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA. NO COTIDIANO, ESTAMOS O TEMPO TODO TOMANDO DECISÕES E CORRIGINDO NOSSAS AÇÕES PARA CHEGAR A UM RESULTADO DESEJADO. EM UM PROGRAMA DE COMPUTADOR ESSES PASSOS SÃO ANTECIPADOS E ORGANIZADOS NA SEQUÊNCIA CORRETA PARA CHEGAR A UMA SOLUÇÃO.
NESTA ATIVIDADE, UM GRUPO DE ALUNOS VAI ELABORAR UM ROTEIRO PARA ENCONTRAR UM TESOURO ESCONDIDO. MAS, SE ELE NÃO FOR ELABORADO CORRETAMENTE, O TESOURO SERÁ PERDIDO PARA SEMPRE!
OS ROBÔS PODEM SER USADOS PARA REALIZAR MUITAS TAREFAS. UMA DELAS É ENCONTRAR OBJETOS QUE FORAM GUARDADOS. PARA ISSO, BASTA DAR AS INSTRUÇÕES EXATAS PARA ELE CHEGAR AO LUGAR ONDE O OBJETO ESTÁ.
SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA MONTAR O TABULEIRO DO JOGO ONDE O ROBÔ VAI SE MOVIMENTAR PARA ENCONTRAR O TESOURO QUE FOI GUARDADO EM UM COFRE!
AGORA VOCÊ E A SUA EQUIPE SERÃO OS PROGRAMADORES DO ROBÔ! ESSE ROBÔ É PROGRAMADO USANDO SETAS QUE INDICAM A DIREÇÃO E O NÚMERO DE PASSOS QUE ELE DEVE DAR.
PARA O ROBÔ ANDAR TRÊS ESPAÇOS PARA A FRENTE, VIRAR PARA A DIREITA E ANDAR MAIS DOIS PASSOS, A PROGRAMAÇÃO É ESTA:

© NOTBAD/SHUTTERSTOCK

© ARTERNAL/SHUTTERSTOCK
COM A AJUDA DA SUA EQUIPE, CRIE A PROGRAMAÇÃO QUE VAI LEVAR O ROBÔ DA “SAÍDA” ATÉ O TESOURO. OS PROGRAMADORES DA OUTRA EQUIPE IRÃO CONFERIR O SEU TRABALHO, ENTÃO SEJAM BEM CUIDADOSOS!
CADA EQUIPE IRÁ CONFERIR O TRABALHO DOS PROGRAMADORES DA OUTRA EQUIPE!
SIGAM AS INSTRUÇÕES E MOVIMENTEM O ROBÔ PARA ENCONTRAR O TESOURO!
SE A PROGRAMAÇÃO ESTIVER ERRADA E O TESOURO NÃO FOR ENCONTRADO, OS PROGRAMADORES DEVERÃO CORRIGIR A PROGRAMAÇÃO E TENTAR NOVAMENTE.
VAMOS REGISTRAR AS NOSSAS ATIVIDADES EM VÍDEO PARA COMPARTILHAR O QUE APRENDEMOS?