Pensamento Computacional – Abstração – 3° Ano
Interpretando e organizando dados

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Vamos conhecer um passatempo que você pode encontrar na internet com diferentes nomes: Nonograma, Pic-a-pix, Griddler e outros.
Esse passatempo é uma grade quadriculada com números na borda. Pintando corretamente os números, formamos uma figura.
Os números acima de cada coluna indicam uma sequência de quadradinhos que devem ser pintados de preto na coluna. Os números à esquerda de cada linha indicam uma sequência de quadradinhos que devem ser pintados de preto na linha.
Quando há dois ou mais números no alto da coluna ou à esquerda da linha, significa que temos duas ou mais sequências que são separadas por um espaço de um ou mais quadradinhos.
Veja a solução do quebra-cabeça. A figura formada é um pequeno pássaro, não é?
No exemplo que vimos, não sabíamos qual imagem seria formada. Precisamos interpretar os números e organizar os dados para ver a imagem.
Que tal resolver um quebra-cabeça como esse?
Acesse: https://www.griddlers.net/pt_PT/nonogram/-/g/11989.
Qual foi a figura formada?
No quebra-cabeça, existe uma regra para a interpretação dos dados. Será que podemos formar a mesma figura mostrando os dados de outra maneira?
Experimente preencher a linha de quadradinhos abaixo seguindo as regras a seguir, até o fim do quadriculado.
a) Pinte 2 quadradinhos de preto;
b) Pinte 4 quadradinhos de branco;
c) Pinte 1 quadradinho de preto;
d) Pinte 4 quadradinhos de branco;
e) Pinte 1 quadradinho de preto;
f) Pinte 4 quadradinhos de branco;
g) Pinte 3 quadradinhos de preto;
h) Pinte 2 quadradinhos de branco;
i) Pinte 1 quadradinho de preto;
j) Pinte 1 quadradinho de branco;
k) Pinte 1 quadradinho de preto;
l) Pinte 1 quadradinho de branco;
m) Divida a tira em cinco partes com 5 quadradinhos em cada uma;
n) Monte um quadro, coloque a primeira parte na primeira linha, a segunda parte na segunda linha e assim por diante.
Qual figura foi formada?
Usando uma folha de papel quadriculado, crie uma figura. Você pode copiar a figura e depois colorir apenas os quadradinhos que estão no interior do contorno.
Quanto maior a figura, maior a quantidade de dados que você precisará para formá-la, então, da primeira vez, faça uma figura pequena, com no máximo, 10 linhas e 10 colunas.
Depois que a figura estiver pronta, escolha uma maneira de passar os dados para um colega poder formar a mesma imagem. Você poderá usar as duas maneiras que aprendeu ou criar uma nova!
Registre os dados para a criação da figura e compartilhe com os colegas de acordo com as orientações do professor (ou professora).
Vamos publicar as criações para que outras pessoas possam resolver o desafio? Siga as orientações do seu professor (ou professora).