Pensamento Computacional – Algoritmos – 3° Ano
Compreensão e conversão de medidas de tempo

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A matemática é uma ciência exata que, na sua essência, foi criada para a resolução de problemas que apareciam no cotidiano dos povos antigos, e isso não mudou até hoje.
Um dos primeiros problemas que a humanidade teve, foi como medir o tempo. Na antiguidade, o Sol era extremamente importante. Os babilônios, por volta de 5000 a.C. perceberam que, em um ponto do dia, o Sol ficava a pino, não fazendo sombra para nenhum dos lados, a partir disso foi definido o que era a metade do dia e, pelo sistema matemático babilônico, o 12 foi escolhido para representar esse período, por ser submúltiplo de 60. Assim, eles dividiram o dia em 24 horas.
Então, foram sendo construídos relógios onde o ponteiro era fixo e a sombra criada pelo sol era o que media o tempo.
No século XIV foi inventado o relógio analógico e, desde então, não foi mais necessário o uso do relógio solar.
Algoritmo é uma sequência de ações finitas e bem determinadas para solucionar um problema qualquer.
A utilização de algoritmos pode trazer imensas contribuições para a vida do estudante, principalmente na aprendizagem de disciplinas como a matemática, por utilizar a lógica para resolver problemas. Exemplo de algoritmo:
Algoritmo “Adição”
Var
Soma: inteiro
Inicio
escreva (“Esse algoritmo fará a adição de dois números:”)
Soma <- 15 + 50
escreva (“O resultado da adição é: “, Soma)
Fimalgoritmo
Observação:
- Variáveis:
Inteiro: variáveis do tipo inteiro, ou seja, números sem casas decimais;
Real: variáveis do tipo real, ou seja, números que possam, ou não, conter casas decimais;
Caractere: comporta variáveis do tipo string, ou seja, caracteres (textos e letras);
Lógico: define variáveis do tipo booleano, consistem em VERDADEIRO, ou FALSO.
- Comandos de saída de dados:
Escreva: escreve na tela do dispositivo tudo que está dentro da seguinte sentença (<Lista_de_expressão>).
Exemplo de utilização: Escreva (“Olá mundo!”)
Escreval: idêntico ao comando anterior, com a única diferença de pular uma linha.
- Comando de entrada de dados:
Leia: recebe qualquer valor digitado pelo usuário, atribuindo as variáveis que estão listadas no quadro de variáveis, cada uma com sua característica.
Exemplo de utilização: leia (a).
- Comando de atribuição:
<- : Este comando (menor que – <, seguido por um menos) é responsável pela atribuição de valores em uma variável, dependendo de que tipo de variável ela representa. Com o mesmo comando é possível que uma variável assuma o valor de outra.
Exemplo de utilização: VariavelTeste <- 150 + 30.
- Comandos de desvio condicional:
Se: esse é um comando especial, pois ele precisa ser iniciado para funcionar, diferente dos comandos apresentados anteriormente. O “se” é utilizado da seguinte forma:
Se <expressão lógica> entao <expressão lógica>
Códigos do algoritmo…
Fimse
Senao: este comando é utilizado em conjunto com a condicional “se”. Se “tal coisa” acontecer, então. Senão, “tal coisa” acontece.
O “senao” é utilizado da seguinte forma:
Se <expressão lógica> entao <expressão lógica>
Códigos do algoritmo…
Senao <expressão lógica> entao <expressão lógica>
Códigos do algoritmo…
Fimse
Para entender como as horas do dia funcionam, precisamos compreender suas relações entre hora, minuto e segundo. Para isso, existe uma fórmula de transformação entre essas medidas de tempo:
1 hora = 60 minutos
1 minuto = 60 segundos
Por exemplo:
5 horas = quantos minutos?
5 horas x 60 minutos = 300 minutos
Para transformar minutos em horas, fazemos o cálculo reverso da seguinte maneira:
60 minutos = 1 hora
120 minutos = 120:60 = 2 horas
Seguindo o exemplo, calcule e transforme as seguintes medidas de tempo:
- 3 horas em minutos:
- 15 minutos em segundos:
- 43 minutos em segundos:
- 300 segundos em minutos:
- 240 minutos em horas:
Encontrou alguma dificuldade em fazer esses cálculos de transformação em outras medidas de tempo? Será que existe alguma forma de facilitar isso? E se usássemos um algoritmo para fazer esse trabalho de transformação?
Construa um algoritmo que seja capaz de fazer o cálculo das conversões que você acabou de fazer. Lembre-se que para transformar hora em minuto multiplica-se por 60, a mesma coisa acontece quando a conversão é de minuto para segundo. Já de segundo para minuto, o cálculo é o contrário, divida a quantidade de segundos por 60 para obter os minutos, a mesma coisa acontece de minutos para horas.
- Crie um algoritmo que seja capaz de ler o tempo de duração de um evento, para controle da empresa. Essa duração terá que ser digitada pelo usuário.
- Esse algoritmo terá que ser capaz de transformar essa quantidade de horas em minutos e segundos.
- Apresente o resultado em tela, mostrando a conversão total.
Solução:
Algoritmo “conversões de tempo”
Var
a: inteiro
b: real
c: real
Inicio
escreva (“digite quantas horas o evento durou? “)
leia (a)
b <- a*60
escreval
escreva (“o evento, em minutos, durou: “, b)
c <- b*60
escreval
escreva (“o evento, em segundos, durou: “, c)
Fimalgoritmo
Lembrando que não existe apenas uma forma de construir esse algoritmo, desde que o resultado seja correto, o algoritmo poderá estar certo!
Todo trabalho desenvolvido, seja individual ou em equipe, deve ser compartilhado em um espaço adequado. Faça uma mostra em sala de aula e, posteriormente, com toda a comunidade escolar (docentes, discentes, colaboradores, pais ou responsáveis) para que o trabalho não se torne apenas mais um. Busque formas de divulgação em sua unidade de ensino, seja por meio de mídias sociais ou mostrando aos colegas de outras turmas.