Pensamento Computacional – Algoritmos – 5° Ano
Ordens, classes e repetições numéricas

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Quando falamos sobre ordens numéricas, precisamos entender que só é possível esse tipo de separação por conta do sistema numérico que utilizamos.
Em grande parte do mundo, para que a forma matemática seja entendida pela maior quantidade de pessoas possível, é utilizado o sistema de numeração decimal. Esse sistema agrupa algarismos de 10 em 10, em uma ordem específica, criando as ordens numéricas, que são: unidade, dezena e milhar.
Dentro do sistema de numeração decimal, temos algumas classes que agrupam essas ordens citadas acima, tendo assim a seguinte ideia: 1ª classe, de unidades simples; 2ª classe, de milhares, 3ª classe, de milhões; e assim por diante.
Mas como essa contagem de ordens e classes pode nos ajudar? Como elas aparecem no nosso dia a dia? Como podemos utilizá-las? Nesta atividade, os alunos trabalharão com as relações entre ordens e classes, além de criar um fluxograma de um algoritmo de contagem regressiva, utilizando a ideia de ordem numérica.
Quando temos números muito grandes para serem trabalhados, é fácil de se perder ou de não entender o tamanho e tudo que aquele número representa.
Por esse motivo, utilizamos as ordens e classes do sistema numérico decimal, pois, conseguimos separar o número e trabalhar com partes menores, separadamente. Mas, para isso acontecer, temos que ter o domínio sobre essa separação. Utilize como exemplo o número abaixo:
Pensando dessa forma, crie uma tabela e separe os seguintes números com as suas devidas ordens e classes:
- 15
- 69.845
- 9
- 158.578.245
- 2.456
Agora que sabemos como funcionam as classes e ordens do sistema numérico decimal, será que é possível criar um algoritmo capaz de indicar essas ordens, apenas com o usuário colocando o número a ser lido?
Um algoritmo é uma sequência de passos bem determinados, que contém um fim e que tem o objetivo da resolução de algum problema. Existem várias formas de escrever um algoritmo, sendo elas: no papel, utilizando linguagens de programação e fluxograma, por exemplo.
Para entendermos mais sobre o que são algoritmos e como eles funcionam, utilizaremos um fluxograma. Fluxograma é um diagrama com a finalidade de representar todos os passos de um processo, deixando-os mais claros. O fluxograma tem sempre início, meio e fim, e é composto de símbolos.
As principais simbologias são as seguintes:
Abra o software Draw.io (disponível em: <https://app.diagrams.net/>) e crie um fluxograma de um algoritmo que seja capaz de ler um número e dizer quais ordens ele contém.
- Uma empresa de lançamento de foguetes está precisando criar um algoritmo para que o próximo lançamento seja feito. Eles pedem para que seja elaborado um fluxograma base para esse algoritmo.
- Construa um fluxograma que faça a repetição da seguinte mensagem: “o foguete será lançado em 1000 segundos”, por exemplo, respeitando quantos segundos faltam. Para dar tempo de todos saírem da plataforma de lançamento de maneira segura, a empresa pede que a contagem seja de: 1 dezena de milhares + 5 unidades de milhares.
- Quando a contagem chegar a 0, a mensagem que deverá aparecer é a seguinte: “Foguete em lançamento!”
Observação: Utilize a figura de tomada de decisão para que a repetição seja feita.
Todo trabalho desenvolvido, seja individual ou em equipe, deve ser compartilhado em um espaço adequado. Faça uma mostra em sala de aula e, posteriormente, com toda a comunidade escolar (docentes, discentes, colaboradores, pais ou responsáveis) para que o trabalho não se torne apenas mais um. Busque formas de divulgação em sua unidade de ensino, seja por meio de mídias sociais ou mostrando aos colegas de outras turmas.