Pensamento Computacional – Algoritmos – 4° Ano
Resolução de problemas com números naturais

© Patricia Chumillas/Shutterstock
A matemática é uma ciência exata que busca resolver problemas cotidianos. Somos apresentados a ela desde que nascemos e não é difícil observar como ela está envolvida em nossas vidas.
Na ida ao mercado, por exemplo, fazemos contas de adição e subtração o tempo todo, ao ponto de isso virar automático na nossa mente.
Com o avanço tecnológico nos últimos anos, temos a opção de facilitar ainda mais o que a matemática nos disponibiliza, além de conseguirmos automatizar muitos cálculos complexos, por meio de algoritmos e programas onde só precisamos entrar com os dados necessários.
A matemática surgiu da necessidade da resolução de problemas cotidianos, como a contagem de pessoas.
A primeira vez que se data uma adição, por exemplo, vem de um papiro, que leva o nome de Papiro de Ahmes, do ano 1550 a.C.
Atualmente, a adição e a subtração se tornaram tão comuns no dia a dia, que diversas vezes acabamos fazendo cálculos automaticamente.
Pensando nisso, resolva o seguinte problema utilizando o que você sabe sobre adição e subtração:
A professora de língua portuguesa de Rita pediu para os alunos lerem 3 livros durante todo o bimestre, com 138, 129 e 230 páginas, respectivamente. Coincidentemente, Rita já tinha lido o segundo livro, portanto, quantas páginas precisará ler?
Será que existe alguma forma de automatizar uma conta desse tipo? Será que, mesmo contas mais complexas podem ser automatizadas? Sim, é possível! Para isso, são usadas estruturas com um passo a passo bem determinado para a resolução de problemas, e essas estruturas são o que chamamos de algoritmos.
Para entendermos mais sobre o que são algoritmos e como eles funcionam, utilizaremos um fluxograma. Fluxograma é um diagrama com a finalidade de representar todos os passos de um processo, deixando-os mais claros. Ele tem sempre início, meio e fim, e é composto de símbolos básicos.
As principais simbologias são as seguintes:
Abra o software Draw.io (disponível em: <https://app.diagrams.net/>) e crie um fluxograma de um algoritmo capaz de executar o cálculo que você acabou de fazer. Vejamos o exemplo abaixo:
- Crie um fluxograma do passo a passo de um cálculo de adição ou subtração de dois números naturais.
- Peça ao usuário que entre com os dados dos números.
- Esse algoritmo deverá servir para cálculos de adição e subtração, onde o usuário deverá escolher qual operação será feita.
Todo trabalho desenvolvido, seja individual ou em equipe, deve ser compartilhado em um espaço adequado. Faça uma mostra em sala de aula e, posteriormente, com toda a comunidade escolar (docentes, discentes, colaboradores, pais ou responsáveis) para que o trabalho não se torne apenas mais um. Busque formas de divulgação em sua unidade de ensino, seja por meio de mídias sociais ou mostrando aos colegas de outras turmas.