Pensamento Computacional – Decomposição – 3° Ano
Calculando de cabeça ou com a cabeça!

© NadyaEugene/Shutterstock
A discussão sobre a memória do computador e memória do ser humano pode ser aprofundada com o texto: “O que é memória RAM e qual a sua importância?” disponível em http://bit.ly/RAMartigo. O trecho do texto a seguir traz a comparação entre as duas peças:
“Vamos imaginar que a memória RAM seja a sua escrivaninha. Seu espaço de trabalho, onde você faz anotações rápidas, é o topo da mesa. Você precisa ter tudo à mão para encontrar rapidamente as coisas que precisa. Isso é a memória RAM. Em contraste, se você quer guardar algo para trabalhar em outro momento, você coloca aquilo na gaveta da escrivaninha – ou armazena no HD…”
Então, para criar uma estratégia de execução de um cálculo mental, precisamos ter um espaço de trabalho em nosso cérebro, “uma escrivaninha”, para ter as ferramentas à mão, no caso, acessamos em nosso cérebro o que já aprendemos sobre números. Quando assimilamos um método de calcular, guardamos essa informação em outro espaço da nossa memória.
Vamos resolver o problema a seguir usando apenas o cálculo mental, depois, compartilharemos com os amigos a forma que cada um pensou:
Os irmãos Lara e Pedro foram a uma lanchonete. Lara pediu uma pizza e um sorvete, que custaram 13 reais. Pedro pediu um sanduíche e um refrigerante, que custaram 18 reais. Eles juntaram o dinheiro que tinham guardado e levaram 40 reais. Isso foi suficiente para o pagamento? Sobrou alguma coisa?
Há uma grande diferença entre a pessoa que calcula e o computador, o computador é programado, ou seja, segue instruções e é capaz de fazer isso de maneira mais rápida que uma pessoa, no entanto, é dependente da programação. Uma palavra que ouviremos muito é “algoritmo”, seu significado é: um processo que envolve uma sequência finita de passos que levam à solução de um problema. O programador prepara um algoritmo, dividindo os passos que o computador deve executar, esse processo é conhecido como “Decomposição” de um problema. Os problemas são divididos em passos menores e mais fáceis de resolver, há rigorosidade aos detalhes, seguindo uma instrução de acordo com o que foi planejado e é assim que o computador calcula. Fazendo uma brincadeira, podemos dizer que o computador tem a capacidade de fazer um cálculo de maneira tão rápida, porque ele consegue “fazer a conta de cabeça”.
Da mesma forma que o computador vai executando os processos passo a passo, nós também podemos usar a Decomposição pensando em uma boa estratégia para resolver um cálculo. No entanto, nós somos capazes de construir um método e, aos poucos, modificá-lo e aperfeiçoá-lo para solucionar um cálculo, sem depender de um programador.
Nesse caso, é possível afirmar que as pessoas fazem cálculos “com a cabeça”, pois, primeiramente o problema é analisado, planeja-se uma forma de resolução e coloca-se em prática o que foi pensado.
E quanto de memória sobre estratégias para a resolução de cálculos precisamos ter? Em um computador, quanto mais capacidade de memória RAM ele tem, mais rápido ele executa as suas tarefas. Para aumentar a nossa memória sobre estratégias de cálculo, vamos conhecer métodos diferenciados.
1) O capitão Nestor está orgulhoso de seu novo navio de 2 andares e 240 cabines para acomodar os passageiros. 110 cabines são no 1º andar. Quantas cabines ficam no 2º andar?
2) A vendedora Rosângela conseguiu vender 5 bolsas no valor de R$ 15,00 cada uma e 3 sapatos no valor de R$ 90,00 cada um. Quanto ela recebeu por esses itens?
3) Vamos fazer um jogo? Escolha um colega e forme uma dupla. Desafie seu colega a descobrir seu pensamento a partir da seguinte sentença: “Pensei em um número, adicionei outro número e obtive o seguinte resultado.”
Você poderá revelar apenas dois números nessa sentença. Vamos ver quem consegue calcular? Caso seja necessário, pense em uma dica para ajudar seu colega de dupla.
Veja o exemplo:
“Pensei em número, adicionei 15 e obtive 40. Em que número pensei?”
Dica: O número que eu pensei tem 2 dezenas.
Um jogo que pode ser colocado como uma estratégia de registro para a avaliação do desenvolvimento da habilidade de cálculo mental é o jogo “Cálculo Mental” – Adição e Subtração ou a versão Multiplicação, disponíveis em https://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/matematica/calculo-mental-adicao-e-subtracao/ e https://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/matematica/calculo-mental-multiplicacao/.
O primeiro passo do jogo é clicar no botão iniciar (botão amarelo na parte inferior). Em seguida, aparecerá uma operação e algumas opções. O jogador deverá identificar a resposta correta e clicar no resultado. Cada jogada tem um tempo determinado para ser respondida. Em caso de acerto, aparecerá uma mensagem informando que está correto e passará para a próxima operação. Em caso de erro, aparecerá a resposta correta antes de ir para a próxima jogada. Ao final de 20 jogadas é mostrado o desempenho, com a quantidade de erros e acertos.