Pensamento Computacional – Decomposição – 6° Ano
A interface do Scratch
Utilize o link a seguir para acessar o Scratch: <https://scratch.mit.edu/>.
Com o Scratch é possível criar programas usando blocos de programação.
Esta é a tela inicial da plataforma, que dá acesso ao programa e também à comunidade de usuários do Scratch, que são alunos e professores:
Ao selecionar o menu Criar, você poderá começar o seu próprio programa.
Reproduza no Scratch a sequência de blocos a seguir. Note que ela será executada quando você pressionar a barra de espaço.
Agora, responda às seguintes perguntas:
- Qual foi a indicação que você usou para localizar os blocos de que precisava?
- Como você pode mudar o balão de fala do personagem?
- Que mudança você faria para o personagem andar mais rápido? E mais devagar?
O Scratch tem muitos recursos que ainda não utilizamos. Para conhecê-lo melhor, vamos incrementar o programa que fizemos.
Siga a orientação do professor (ou professora) para formar equipes.
Cada equipe deverá criar um programa do zero, com os seguintes requisitos:
- Escolher um personagem diferente do que foi usado no primeiro programa.
- Escolher um cenário para o personagem se movimentar.
- Criar uma sequência de comandos para o personagem caminhar ou voar pela tela.
- O personagem deve mudar de fantasia pelo menos duas vezes.
- O programa deve incluir pelo menos um som.
- O programa deve ser acionado pela bandeira verde.
Com a atividade anterior você aprendeu muitas coisas novas sobre o Scratch. Vamos criar um pequeno guia sobre o Scratch para quem for usá-lo pela primeira vez?
Usando um editor de imagens, crie balões sobre a imagem abaixo para explicar o que acontece em cada área do Scratch.
Você poderá repetir a imagem, caso o espaço não seja suficiente para todas as informações que precisa transmitir.
Vamos publicar o tutorial na página da turma ou expô-lo na escola. Assim, outros alunos conhecerão o programa e aprenderão sobre ele!