Pensamento Computacional – Reconhecimento de Padrões – 6° Ano
Criando um programa com módulos
Você já prestou atenção em um desenho de animação? Quantos desenhos diferentes você acha que são necessários para fazer um vídeo de alguns segundos? Será que alguns desenhos se repetem?
Assista ao vídeo a seguir:
Reproduza no Scratch a sequência de blocos a seguir. Note que ela será executada quando você pressionar a barra de espaço.
- Quais são os blocos que aparecem mais de uma vez?
- Você consegue identificar uma sequência de blocos que se repete?
- Seria possível montar a sequência toda apenas repetindo uma sequência de blocos?
É possível criar uma dança juntando algumas sequências de movimentos.
Observe a sequência de blocos a seguir e identifique as repetições:
Observando a execução do programa e o código, podemos perceber que a personagem executa duas sequências de movimentos diferentes que se repetem.
Vamos chamar uma das sequências de cruzar e a outra de lateral.
Clicando no menu Meus Blocos, crie um bloco com o nome de cada uma das sequências.
Acrescente ao bloco defina cruzar a sequência de ações que formarão esse movimento. Você pode ou não usar o bloco REPEAT.
Veja duas maneiras diferentes para fazer isso:
Faça a mesma coisa para o defina lateral, usando a outra sequência de movimentos.
Em seguida, reproduza o seguinte programa e observe o que acontece:
Experimente inserir mais blocos de cruzar e lateral nesse programa, criando uma sequência de dança mais longa.
Clique na aba Fantasias e observe outras posições existentes para a personagem. Elabore uma ou mais sequências de movimentos e dê nomes a elas. Em seguida, crie uma dança completa combinando os movimentos que você inventou.
Dê um nome para o seu projeto e compartilhe na plataforma do Scratch.
Vamos publicar o projeto na plataforma do Scratch e utilizar o link para mostrá-lo aos amigos e familiares.