Pensamento computacional – Decomposição – 8° Ano
Análise e reprodução de game

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Acesse o site e jogue Pac-Man. Você vai usar as setas do teclado ou o mouse para controlar o personagem que come os pontos. Seu objetivo é comer todos os pontos do cenário. Fuja rápido para não se encontrar com os fantasmas! As pílulas nos cantos lhe darão um tempo de força para enfrentar os fantasmas. Disponível em: https://www.google.com/doodles/30th-anniversary-of-pac-man?hl=pt-BR.
Agora responda às seguintes perguntas:
1. Qual foi a maior dificuldade para vencer o jogo?
2. Quantos elementos se movimentam na tela durante o jogo?
3. Se fosse para tornar o jogo mais difícil, o que você faria?
Vamos jogar Pac-Man ao vivo! A turma organizará um jogo em que os próprios alunos farão o papel dos fantasmas e do Pac-Man.
Agora que você já compreendeu o funcionamento do jogo, descreva o que cada personagem (fantasmas e Pac-Man) faz durante o tempo de uma partida. Você tem algumas opções para fazer o registro:
1. Elaborar um fluxograma indicando como o personagem se desloca e em que situações o comportamento dele muda (quando encontra outro personagem, quando chega em uma esquina, quando come algo);
2. Descrever o funcionamento em forma de texto;
3. Criar um programa no Scratch, reproduzindo o jogo Pac-Man.
Siga a orientação do seu professor (ou professora) sobre o que a turma deverá fazer.
Publique sua produção de acordo com as orientações do seu professor (ou professora).