Pensamento Computacional – Decomposição – 7° Ano
Vetores e números crescentes

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A matemática como conhecemos hoje é repleta de operadores matemáticos. A partir desses símbolos conseguimos simplificá-la.
O sinal de igual (=) foi criado em 1557 pelo matemático Robert Recorde.
Atualmente, com o avanço tecnológico e a automação de cálculos complexos cada vez mais presentes, precisamos ter o domínio de toda essa simbologia matemática.
Esses símbolos são separados nas seguintes categorias: símbolos matemáticos, de conjuntos, de trigonometria, da geometria e da lógica.
O Portugol é uma pseudolinguagem de programação, desprendida das regras formais de linguagens propriamente ditas. Sua construção advém do português (nossa língua materna), sendo mais prático e intuitivo para que pessoas sem o conhecimento prévio de qualquer linguagem, consigam aprender sobre programação.
Para construir um algoritmo em Portugol, devemos conhecer o software em que ele está alocado, o VisuAlg:
De todas as ferramentas disponíveis no programa, os quatro itens abaixo são os mais importantes. Da esquerda para a direita temos os seguintes botões:
- Novo: cria uma nova página.
- Abrir: abre o gerenciador de tarefas para localizar um algoritmo construído anteriormente.
- Salvar: salva o algoritmo criado.
- Executar: faz com que o computador execute o algoritmo gerado.
Esta é uma das principais seções quando estamos construindo um algoritmo. A seção chamada de “Var”, é o quadro de variáveis, onde cada variável utilizada dentro do algoritmo é alocada. No print abaixo temos apenas variáveis do tipo “inteiro”, mas existem diversas outras, entre elas:
- Inteiro: variáveis do tipo inteiro, ou seja, números sem casas decimais;
- Real: variáveis do tipo real, ou seja, números que possam, ou não, conter casas decimais;
- Caractere: comporta variáveis do tipo string, ou seja, caracteres (textos e letras);
- Lógico: define variáveis do tipo booleano, consistem em VERDADEIRO, ou FALSO.
Esta tela é onde toda a criação de algoritmo acontece. Existem comandos básicos para que qualquer algoritmo seja construído, os principais são:
- Comandos de saída de dados:
Escreva: escreve na tela do dispositivo tudo que está dentro da seguinte sentença (
Exemplo de utilização: Escreva (“Olá mundo!”)
Escreval: idêntico ao comando anterior, com a única diferença de pular uma linha.
- Comando de entrada de dados:
Leia: recebe qualquer valor digitado pelo usuário, atribuindo as variáveis que estão listadas no quadro de variáveis, cada uma com sua característica.
Exemplo de utilização: leia (a).
- Comando de atribuição:
<- : Este comando (menor que - <, seguido por um menos) é responsável pela atribuição de valores em uma variável, dependendo de que tipo de variável ela representa. Com o mesmo comando é possível que uma variável assuma o valor de outra.
Exemplo de utilização: VariavelTeste <- 150 + 30.
- Comandos de desvio condicional:
Se: esse é um comando especial, pois ele precisa ser iniciado para funcionar, diferente dos comandos apresentados anteriormente. O “se” é utilizado da seguinte forma:
Se
Códigos do algoritmo…
Fimse
Senao: este comando é utilizado em conjunto com a condicional “se”. Se “tal coisa” acontecer, então. Senão, “tal coisa” acontece.
O “senao” é utilizado da seguinte forma:
Se
Códigos do algoritmo…
Senao
Códigos do algoritmo…
Fimse
Comandos de repetição:
Para … Faca: esta estrutura serve para repetir parte do algoritmo em um determinado número de vezes.
Exemplo de utilização:
para
códigos do algoritmo
fimpara
Tela demonstrando um algoritmo sendo executado, com o console apresentando o resultado.
Console de dados: mostra o programa feito pelo algoritmo sendo executado, passo a passo. Dentro desse console, é onde o usuário entra com dados pedidos pelo algoritmo.
A matemática tem facetas que vão muito além do cálculo. A lógica matemática é um exemplo dessas facetas.
A lógica usa e abusa da simbologia matemática para ter resultados além da utilização do símbolo de igualdade.
Nem sempre quem está buscando a resposta de um problema matemático busca exatidão na resposta. Às vezes, uma comparação já é suficiente, e isso só é possível utilizando símbolos matemáticos.
Dentre os diversos símbolos matemáticos, destacamos: menor que (<) e maior que (>). Como os próprios nomes dizem, eles são símbolos de comparação. Quando utilizados, na grande maioria das vezes, é para demonstrar que um número é maior que o outro ou vice-versa.
Compare e indique quais dos seguintes números são maiores ou menores:
- 15 e 29
- 225 e 25
- 26,4 e 27,1
- ½ e ¼
- 100,01 e 100,1
Na matemática, vetores são segmentos de reta orientados responsáveis pela caracterização de grandezas. Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, como: massa, velocidade, força, entre outros.
Já na programação, um vetor é um array unidimensional (array é uma estrutura de dados que armazena uma certa coleção de elementos), capaz de conter variáveis do mesmo tipo.
Vetores são utilizados para facilitar o trabalho quando se tem muitos dados de uma mesma classe de variáveis.
Crie um vetor de 10 espaços, dentro do VisuAlg, que armazene dados do tipo inteiro e mostre-os na tela. Utilize o algoritmo abaixo como exemplo:
Algoritmo “vetor”
Var
a: vetor [1..25] de inteiro
i: inteiro
j: inteiro
Inicio
para i de 1 ate 25 passo 1 faca
escreval
escreva (“entre com o valor de A [ “,i,” ] ::”)
leia (a[i])
fimpara
para i de 1 ate 25 passo 1 faca
escreval
escreva (“A [ “,i,” ] :: “, a[i])
fimpara
escreval
escreval
Fimalgoritmo
- Crie um algoritmo que contenha um vetor de 20 espaços.
- Peça para que o usuário entre com números aleatórios de 1 a 20.
- O algoritmo terá que ler esses números e organizá-los em ordem crescente.
Todo trabalho desenvolvido, seja individual ou em equipe, deve ser compartilhado em um espaço adequado. Faça uma mostra em sala de aula e, posteriormente, com toda a comunidade escolar (docentes, discentes, colaboradores, pais ou responsáveis) para que o trabalho não se torne apenas mais um. Busque formas de divulgação em sua unidade de ensino, seja por meio de mídias sociais ou mostrando aos colegas de outras turmas.