Pensamento Computacional – Algoritmos – 1° Ano
Algoritmos no cotidiano

© Freepik
ALGORITMO É UMA SEQUÊNCIA DE AÇÕES FINITAS E BEM DETERMINADAS PARA SOLUCIONAR UM PROBLEMA QUALQUER.
A UTILIZAÇÃO DE ALGORITMOS PODE TRAZER IMENSAS CONTRIBUIÇÕES PARA A VIDA DO ESTUDANTE, PRINCIPALMENTE NA APRENDIZAGEM DE DISCIPLINAS COMO A MATEMÁTICA, POR UTILIZAR A LÓGICA PARA RESOLVER PROBLEMAS.
PARA UMA RECEITA DAR CERTO É PRECISO SEGUIR TODOS OS PASSOS, BEM CERTINHO! E QUANDO COMPRAMOS UM MÓVEL OU BRINQUEDO QUE VEM DESMONTADO, RECEBEMOS INSTRUÇÕES PARA A MONTAGEM.
OS PASSOS QUE SEGUIMOS EM UMA RECEITA, OU PARA MONTAR UM OBJETO, PODEM SER CHAMADOS DE ALGORITMO.
UTILIZE O ALGORITMO ABAIXO:
NOME DO ALGORITMO: MACARRÃO A BOLONHESA
INGREDIENTES:
1 PACOTE DE MACARRÃO
5 LITROS DE ÁGUA
1 CEBOLA
3 COLHERES (DE SOPA) DE ÓLEO
500G DE CARNE MOÍDA
4 TOMATES, SEM PELE E SEM SEMENTES, PICADOS
1 LATA DE POLPA DE TOMATE
SAL A GOSTO
PIMENTA-DO-REINO A GOSTO
MODO DE PREPARO:
EM UMA PANELA, COLOQUE A ÁGUA PARA AQUECER, ATÉ QUE ATINJA O NÍVEL DE FERVURA, ADICIONE UMA COLHER DE SAL (AO SEU GOSTO).
ACRESCENTE O MACARRÃO E MEXA BEM, DEIXE COZINHAR ATÉ QUE ESTEJA AL DENTE E ESCORRA.
EM OUTRA PANELA, AQUEÇA O ÓLEO E REFOGUE A CEBOLA, ATÉ QUE DOURE.
ADICIONE A CARNE, REFOGUE. APÓS DOURAR, ADICIONE O TOMATE E ESPERE MURCHAR.
COLOQUE, DENTRO DA PANELA COM A CARNE, A POLPA DE TOMATE, O SAL E A PIMENTA-DO-REINO.
ACRESCENTE DUAS XÍCARAS DE ÁGUA E DEIXE O MOLHO APURAR POR 15 MINUTOS.
SIRVA O MOLHO EM CIMA DO MACARRÃO COZIDO.
AGORA, FAÇA UM ALGORITMO DE UMA RECEITA DE BOLO. PESQUISE QUAIS SÃO OS INGREDIENTES, LISTE-OS COMO VARIÁVEIS E, EM SEGUIDA, FAÇA UM PASSO A PASSO DO QUE É NECESSÁRIO PARA SE OBTER O BOLO.
QUANDO APRENDEMOS A USAR ALGORITMOS, PASSAMOS A PENSAR DE UMA FORMA DIFERENTE. PARA QUE ISSO SEJA MAIS CLARO, USE TUDO O QUE APRENDEU ATÉ AGORA, CRIE UM PASSO A PASSO DE COMO VOCÊ SE PREPARA PARA IR AO COLÉGIO. SE ATENTE AOS DETALHES!
OBSERVE COMO A GRANDE MAIORIA DAS COISAS QUE VOCÊ FAZ, PODE SERVIR DE BASE PARA UM PASSO A PASSO E, CONSEQUENTEMENTE, PARA UM ALGORITMO.
VAMOS RESOLVER UM PROBLEMA UTILIZANDO O CONCEITO DE ALGORITMO. SUPONHA QUE VOCÊ ESTAVA INDO DE CARRO PARA A ESCOLA E O PNEU FUROU. CRIE UM ALGORITMO QUE SOLUCIONE A SITUAÇÃO. VOCÊ PODE FAZER A ATIVIDADE EM DUPLA.
UMA CAÇA AO TESOURO TAMBÉM É UM ALGORITMO! OS PARTICIPANTES RECEBEM UMA LISTA DE PASSOS QUE DEVEM SER SEGUIDOS NA ORDEM CERTA.
- TRABALHANDO EM EQUIPE COM OS SEUS COLEGAS, ELABORE UM CAÇA AO TESOURO QUE SEJA REALIZADO A PARTIR DE PASSOS BEM DEFINIDOS.
- O PROFESSOR (OU PROFESSORA) VAI INDICAR A EQUIPE QUE REALIZARÁ A CAÇA AO TESOURO DA SUA EQUIPE.
- O GRUPO INDICADO PARA REALIZAR A CAÇA AO TESOURO, TERÁ QUE ANOTAR CADA PASSO, A FIM DE DEMONSTRAR O QUE PODE SER FEITO A PARTIR DE UM ALGORITMO.