ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG05) – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(CG 03) – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
OBJETIVO
Criar uma estória utilizando programas de edição de texto.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos escrever uma estória de maneira divertida, usando alguns recursos tecnológicos disponíveis e muita criatividade!
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: Que estória é essa?
Discuta com seu professor (ou professora) e colegas sobre o que assistiram.
- Vocês sabiam como são produzidos os livros?
- Como podemos transmitir uma estória de outras formas?
- Vocês acreditam que a tecnologia contribuiu com o trabalho dos escritores?
- Como vocês imaginam que os escritores têm as ideias para escrever as estórias?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Vamos escrever uma estória bem diferente? Para isso, siga as orientações do seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR:
Prepare previamente cinco caixas com um furo na tampa, onde os alunos possam colocar a mão.
Escreva e imprima uma etiqueta grande para ser colada em cada caixa.
- Caixa um: QUANDO?
- Caixa dois: QUEM?
- Caixa três: ONDE?
- Caixa quatro: COM QUEM?
- Caixa cinco: colocar objetos aleatórios (uma colher, uma bola, uma dentadura, um lápis, um brinquedo, etc.).
Confeccione algumas fichas com respostas para cada uma das perguntas apresentadas nas caixas. Exemplos:
QUANDO?
- EM UMA TARDE ENSOLARADA
- NUMA MANHÃ DE DOMINGO
- EM UM DIA QUALQUER
- DURANTE AS FÉRIAS
QUEM?
- UM ELEFANTE BEM GRANDÃO
- UM LEÃO FAMINTO
- UM MENINO ANIMADO
- UMA MENINA TRISTE
COM QUEM?
- COM UM PALHAÇO ENGRAÇADO
- COM O COELHO APRESSADO
- COM UMA PRINCESA
- COM O LOBO MAU
ONDE?
- EM UMA FLORESTA ENCANTADA
- NA PRAIA
- NA TOCA DO COELHO
- EM UM DESERTO SOMBRIO
Lembre-se que as fichas e os objetos devem ter quantidade suficiente para que cada aluno pegue um item de cada caixa.
Convide uma criança por vez para retirar uma ficha de cada caixa e um objeto da última. Para deixar a brincadeira mais misteriosa, os alunos não poderão mostrar suas fichas e o seu objeto para ninguém da turma.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Agora é a hora de organizar suas ideias!
ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR:
Depois que todos participarem da dinâmica, explique que cada um terá o desafio de produzir uma estória utilizando os comandos de escrita presentes nos papéis que sortearam, por exemplo:
- EM UMA TARDE ENSOLARADA
- COM O LOBO MAU
- UM ELEFANTE BEM GRANDÃO
- NA TOCA DO COELHO
Texto:
Em uma tarde ensolarada um elefante bem grandão encontrou o lobo mau na toca do coelho.
Eles se abraçaram e depois resolveram andar pela floresta, quando de repente encontraram uma colher! Eles se olharam com espanto e….
Relembre com a turma todos os elementos textuais que devem estar presentes na construção da estória: título, pontuação, introdução, desenvolvimento e conclusão.
Oriente os alunos sobre como organizarão as ideias no texto, como irão incluir todos os comandos presentes nas fichas sorteadas, como darão continuidade à estória, qual será o final, entre outros questionamentos.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Agora use a sua criatividade para escrever e ilustrar sua estória.
ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR:
Encaminhe cada criança para um computador, notebook ou tablet. Peça para acessarem o programa Microsoft Word e abrirem um novo arquivo onde deverão digitar a produção textual.
Se necessário, oriente as crianças a escreverem a estória primeiramente em um papel para depois digitá-la.
Observe as estratégias que estão sendo utilizadas pelos alunos para a produção do texto.
Faça as devidas intervenções, sempre respeitando e priorizando as ideias infantis e o percurso criativo de cada um.
Realize mediações para desafiar os alunos a potencializarem a capacidade criativa e as habilidades de escrita.
Ao terminarem a digitação dos textos, auxilie-os na revisão e na correção de eventuais erros.
Quando estiverem satisfeitos com o resultado, ajude-os na impressão dos trabalhos.
Para os alunos:
Que tal transformar sua estória em um livro? Faça a capa, as ilustrações e organize-o da maneira que desejar.
ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR:
Após a impressão de todos os textos, disponibilize para a turma diversos papéis coloridos, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor, adesivos, revistas para recorte, tesoura, cola e outros materiais.
Deixe os dispositivos eletrônicos (notebooks, computadores, tablets, etc.) acessíveis e prontos para uso.
Desafie os alunos a transformarem suas estórias em livros. Para isso, ofereça alguns exemplares de obras literárias (previamente selecionadas) para que os alunos observem as informações contidas na capa, as diferentes maneiras de ilustração das obras, como o texto pode ser exposto, tipos de ilustração, entre outras observações.
Ressalte que cada criança poderá criar o seu livro da maneira que desejar: fazendo colagens, desenhos, expondo o texto inteiro ou por partes, produzindo a capa etc.
Sugira que usem o Paint ou outro programa que dominarem para fazerem as ilustrações. Após a produção dos desenhos, auxilie-os na impressão dos trabalhos.
Promova um momento especial e harmônico para a produção dos livros. Coloque uma música calma, projete imagens de paisagens bonitas, fotografias ou use outro recurso que desejar. Mostre-se disponível para ajudar no que for preciso e elogie as produções das crianças enaltecendo sempre o esforço e a dedicação de cada um na execução das tarefas.
Ao final, faça uma exposição para que os alunos manuseiem os livros criados pelos colegas e leiam as histórias.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Convide seus amigos e familiares para uma tarde de autógrafos!
ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR:
Envie um convite para as famílias prestigiarem a tarde de autógrafos da turma!
Defina o horário e o local mais adequados e organize o espaço como uma grande exposição literária. Exponha os livros produzidos pelos alunos da maneira que preferir: organizados em estantes, pendurados por fios transparentes fixados no teto, em cestas, entre outras ideias.
Os alunos podem ler suas estórias para as famílias, autografar seus livros, fazer dramatizações ou contar como foi a experiência de escrever um livro (por meio de um vídeo produzido pela turma).