ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG06) Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
HABILIDADE (BNCC)
(CD03CD02) – Compreender as trilhas de impressões em meio digital deixadas pelas pessoas em jogos on-line, bem como a presença de pessoas de várias idades no mesmo ambiente.
(EF15LP09) – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
OBJETIVO
Conhecer, refletir e compreender as ameaças de segurança a que estamos expostos ao jogarmos e navegarmos na internet.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática iremos refletir sobre a segurança na internet e o quanto é necessário adotarmos estratégias para proteger nossos dados durante o uso da rede.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: “E agora? Quem poderá me ajudar?”
Discuta com seu professor (ou professora) e colegas sobre o que assistiram:
- Vocês acham que nosso herói fez um bom negócio ao clicar em um link enviado por um desconhecido?
- Vocês costumam jogar na internet?
- Já passaram por alguma situação parecida?
- Como nosso herói poderia ter se protegido contra o ataque?
- A quais outras ameaçadas podemos estar expostos ao jogarmos na internet?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Conheça a iniciativa do Google: “Seja Incrível Na Internet” e reflita sobre os conceitos básicos de segurança digital.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Acesse o portal: “Seja Incrível Na Internet” e explore todos os recursos disponíveis.
O portal traz diversos recursos e ferramentas para que as famílias e educadores ensinem às crianças os conceitos básicos de segurança na internet, para que elas se sintam mais confiantes e seguras ao descobrirem o mundo on-line.
Faça o download do currículo do programa e leia os materiais e planos de aula disponíveis para enriquecer a atividade. Em seguida, acesse o jogo virtual Interland para compreender como funciona.
Antes de iniciar a proposta, separe os alunos em duplas ou trios. Cada grupo deve usar um dispositivo com acesso à internet (computador, tablet ou notebook).
Oriente-os para que acessem o portal do programa disponível em: <https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br/>.
Permita a livre exploração das ferramentas e recursos (materiais, jogos, manuais, atividades, treinamentos etc.) e, em seguida, peça para acessarem o jogo Interland.
Explique qual é o objetivo do jogo e como funcionam os comandos principais. Determine um tempo para a exploração e mostre-se disponível para resolver eventuais dúvidas que surgirem durante a interação com o game.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Faça uma pesquisa sobre quais são as principais ameaças e os cuidados que devemos ter ao jogarmos na internet.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Peça aos alunos que pesquisem na internet quais são os principais riscos que corremos ao utilizarmos jogos on-line.
Auxilie as crianças a realizarem buscas mais eficientes, usando frases e palavras-chaves que facilitem o trabalho.
Conforme forem encontrando as informações solicitadas, solicite que registrem as principais ideias em um programa de edição de texto e, em seguida, imprimam o material.
Reúna a turma em uma roda (as crianças podem estar sentadas no chão ou em cadeiras organizadas em forma de círculo). Inicie uma discussão coletiva sobre as informações coletadas.
Faça perguntas que gerem uma reflexão sobre como se proteger diante de ameaças virtuais:
- Quais foram as principais ameaças que encontraram em suas pesquisas?
- Vocês costumam jogar on-line?
- Já aconteceu com vocês alguma situação de perigo enquanto jogavam na internet? Como foi? Quais foram as consequências?
- Que medidas preventivas podemos tomar contra ataques digitais? (Entre outros questionamentos).
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Busquem soluções de prevenção contra ataques digitais e criem uma campanha de conscientização.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Previamente prepare seis tiras de papel, em cada uma delas escreva um tipo de ataque virtual em que as pessoas estão expostas ao jogar na internet: PHISHING, MALWARES, ROUBO DE CONTAS E DADOS FINANCEIROS, CYBERBULLYING, VÍRUS e SPYWARE.
Relembre algumas questões pesquisadas pela turma e ressalte que existem muitas táticas utilizadas para dar golpes nos jogadores inexperientes para roubar dinheiro, praticar assédio e ameaças, causando graves transtornos psicológicos. Por isso, é fundamental ficar atento e se precaver para proteger seus dispositivos.
Em seguida, separe a turma em seis grupos. Cada equipe irá sortear um papel com a indicação de um ataque virtual.
Explique que cada grupo deverá discutir, pesquisar sobre o tema e criar uma campanha de conscientização para a prevenção desse tipo de risco.
Disponibilize diferentes materiais: cartolina, papel bobina, papéis diversos, canetas coloridas, revistas para recorte, cola, tesoura, tintas, além de todos os dispositivos eletrônicos disponíveis no ambiente multiuso.
Cada grupo deverá definir o formato de sua campanha. Dê alguns exemplos que possam levá-los a estruturar a ideia: cartazes, fôlderes, um vídeo para ser postado no YouTube ou no Instagram, uma apresentação no Power Point, uma campanha usando fotografias, uma campanha virtual nas redes sociais, dentre outras possibilidades.
Após a definição do formato, permita que os alunos estruturem suas campanhas da maneira como escolheram e mostre-se disponível para auxiliá-los sempre que necessário.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Chegou a hora de divulgar a sua campanha para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter ao jogar na internet.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Auxilie os alunos na exposição das campanhas. Escolham locais visíveis para fixar os cartazes produzidos, divulguem as campanhas e vídeos postados nas redes sociais, distribuam os fôlderes na escola, avisem as famílias para que acessem as produções da turma, entre outras ações.