ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF69LP06) – Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação.
OBJETIVO
Analisar e refletir sobre as leis que regem a internet e a aplicação delas no cotidiano.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos investigar as regras que regem a internet e o impacto delas na nossa forma de navegar.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
O início de 2021 foi marcado pelo anúncio de mudanças no WhatsApp. Os usuários deveriam aceitar os novos termos de uso, que permitiriam que alguns dados dos usuários fossem compartilhados com o Facebook.
Com o anúncio, milhões de usuários migraram para outros aplicativos de mensagens, com a intenção de preservar a própria privacidade.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Ao instalar um novo aplicativo, os usuários são convidados a ler e confirmar os termos de uso. Nesse documento, que costuma ser bem extenso, estão descritos os direitos e deveres dos usuários. Em geral, as pessoas não se preocupam em fazer uma leitura atenta e concordam com regras que nem sabem que existem.
Acesse a notícia a seguir para saber a importância da leitura dos termos de uso de sites e aplicativos na internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2018/11/15/seguranca/por_que_devemos_ler_os_termos_privacidade_e_condicoes_de_uso_de_servicos_online/>. Acesso em: 29 de jan. de 2021.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Você pode organizar uma leitura coletiva da reportagem. Ao final, promova uma discussão sobre o que foi lido. Pergunte aos alunos se eles costumam ler os termos de uso e se imaginam quais dados dos usuários são coletados pelas empresas donas dos aplicativos.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Vamos analisar os termos de uso do Instagram, que é uma rede social de compartilhamento de imagens. Disponível em: <https://www.facebook.com/help/instagram/581066165581870>. Acesso em: 29 de jan. de 2021.
A turma será dividida em equipes e cada uma analisará um dos seguintes itens do documento:
- Como o nosso serviço é financiado?
- Política de dados: Quais tipos de informações coletamos?
- Política de dados: Como usamos essas informações?
- Como você NÃO pode usar o Instagram?
Observação: se necessário, pesquise o significado das palavras desconhecidas.
Siga a orientação do professor (ou professora) sobre a organização das equipes e os itens a serem analisados.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Divida a turma em equipes, para que cada uma analise um dos itens dos termos de uso do programa sugerido, que é o Instagram. No Brasil, esse programa pode ser utilizado a partir dos 13 anos de idade.
Os termos de uso do aplicativo são bem extensos, por isso, foram sugeridos alguns itens que os alunos podem analisar. Se a turma for grande, você pode formar um número maior de equipes para examinarem outros itens do documento.
A ideia não é destrinchar completamente o documento, mas despertar nos estudantes a consciência de que precisam conhecer seus direitos e deveres quanto ao uso da internet.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Junto com sua equipe, prepare uma apresentação para registrar o que foi estudado. Vocês podem organizar a apresentação em duas partes:
- O que nós sabíamos sobre o Instagram?
- O que não sabíamos sobre o Instagram?
Lembre-se de que as informações precisam ser mostradas de forma clara para as pessoas que irão consultá-las posteriormente.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Acompanhe a produção de conteúdo feita pelas equipes. Circule entre os alunos e converse sobre o que descobriram. Se necessário, esclareça as dúvidas e ajude-os nas pesquisas.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar as descobertas da turma para que mais pessoas fiquem informadas sobre os serviços existentes na internet e seus termos de uso. Siga as orientações do seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação das produções dos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.