COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF02CI04) – Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
OBJETIVO
Localizar e organizar informações em diferentes mídias.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos discutir onde podemos encontrar as informações que precisamos, localizar essas informações e apresentá-las de forma organizada.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista o vídeo acima.
Agora responda:
- Quantas vezes por semana você consegue ter contato com a natureza?
- Como você guarda recordações desses momentos? Em fotos? Vídeos?
- Você costuma registrar em um caderno os passeios que faz?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Passear na natureza é muito bom! Ficamos até com vontade de aprender mais sobre o que encontramos: plantas, pedras, animais e lugares!
Com a orientação do seu professor (ou professora), vamos fazer um bate-papo sobre as nossas visitas à natureza e o que aprendemos ou vimos de interessante. O professor (ou professora) vai anotar na lousa algumas palavras que surgirem em nossa conversa.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Organize a turma para um bate-papo, onde os alunos compartilharão histórias sobre suas visitas à natureza. Registre na lousa as palavras interessantes que forem surgindo, como: natureza, árvore, borboleta, semente etc. É um bom momento para ampliar o vocabulário dos alunos. Complemente as palavras com outras que possam ser associadas: insetos, flores, folhas etc.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Observe as palavras que o professor (ou professora) registrou. Qual dos elementos da natureza você achou mais interessante. Sobre qual deles gostaria de saber mais?
Vamos fazer uma pesquisa na internet sobre uma das palavras que foram registradas. Siga a orientação do professor (ou professora) sobre a forma como esse trabalho será feito: em grupo ou individualmente.
O que você gostaria de pesquisar? Fotografias? Vídeos? Textos com informações?
Vamos usar o computador para fazer a pesquisa, seguindo os passos a seguir:
1) Abra o navegador.
2) Na barra de endereços, digite escola.britannica.com.br e aperte o ENTER.
3) Depois, no espaço em branco, digite a palavra que quer pesquisar e aperte o ENTER ou clique no desenho da lupa. No exemplo, pesquisamos a palavra FLORES, mas você pode pesquisar a palavra que quiser.
4) O resultado da pesquisa vem organizado em quatro pastas:
Artigos – mostra textos sobre o que foi pesquisado. Aqui você pode ler informações sobre o que você pesquisou.
Imagens – mostra fotos e outras figuras.
Vídeos – você pode assistir vídeos sobre o tema que pesquisou.
Dicionário – conheça o significado da palavra que você pesquisou e outras palavras relacionadas a ela.
Clicando nas abas você pode ver o conteúdo de cada uma. Escolha alguns textos para ler, veja as imagens, assista a um vídeo, consulte o dicionário.
O que você aprendeu sobre o tema que pesquisou?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Nesta etapa, o trabalho pode ser feito individualmente, em duplas, ou em grupos maiores, dependendo do seu objetivo e da forma como a turma trabalha melhor.
Os alunos farão uma pesquisa usando o site Britannica Escola, que apresenta conteúdo apropriado para crianças em idade escolar. Evite usar sites de busca comuns se você não tiver como controlar o conteúdo que será acessado.
Incentive os alunos a observarem os diferentes tipos de resultados: artigos, imagens, vídeos e o dicionário. Depois, promova uma conversa onde os alunos possam compartilhar o que descobriram de interessante.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Que tal compartilhar o que descobriu com outras pessoas?
Vamos criar uma apresentação sobre o tema que você pesquisou! Siga as orientações do seu professor (ou professora) sobre como fazer isso.
Escreva um pequeno texto com as informações mais importantes que você leu.
Em seguida, escolha algumas imagens para ilustrar. Você pode copiar a imagem e colar junto ao seu texto. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a figura e clique depois na opção Copiar imagem. Então, é só colar no lugar que você escolheu.
Você também pode acrescentar um vídeo à sua pesquisa. Abra o vídeo que escolheu e depois selecione e copie o que está escrito na barra de endereços.
Cole o que copiou no documento que você está fazendo. Assim, as pessoas podem copiar o endereço para ver o vídeo.
Depois que a apresentação da sua pesquisa estiver pronta, coloque um título bem legal e também o seu nome como autor ou autora. Não esqueça de colocar o nome do lugar onde você pesquisou: escola.britannica.com.br.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para o registro da pesquisa, os alunos podem criar um documento de texto ou uma apresentação. Escolha o formato que for mais acessível a eles.
É importante que os alunos criem um pequeno texto sobre o que aprenderam. Não os incentive a copiar textos prontos. Eles devem se habituar desde cedo a fazer o registro próprio.
Os alunos podem copiar e colar imagens do site diretamente no documento. Caso queiram incluir um vídeo no trabalho, devem copiar a URL e inserir no documento. Se puder, verifique como colocar o vídeo na apresentação de forma que abra direto.
Para completar, os alunos devem criar um título, indicar a fonte e quem foi o autor da pesquisa.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar a pesquisa em forma de um texto ou apresentação. Siga as orientações do seu professor (ou professora).
Orientação para o professor:
A publicação dos resultados da pesquisa realizada pelos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.
ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR:
A publicação dos resultados da pesquisa realizada pelos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.