ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
- Gerais
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Específicas
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
HABILIDADE (BNCC)
(EF07MA29) – Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
(EF07MA36) – Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
OBJETIVO
Partir do contexto do uso das tecnologias digitais na área da matemática, para conhecer e explorar as funcionalidades de adição em planilhas eletrônicas como OpenOffice Calc, Microsoft Office e LibreOffice Calc.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência tem como temática a realização de contas de adição explorando planilhas eletrônicas.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Existem diferentes programas de planilhas eletrônicas que podem ser utilizados, tanto no smartphone quanto nos computadores. Para a atividade utilizaremos o LibreOffice Calc, no entanto, as fórmulas são as mesmas para os demais programas. Sendo assim, você pode utilizar um outro editor e o resultado será o mesmo.
O LibreOffice Calc é um dos programas que compõem o pacote Office. Nele é possível fazer gráficos, trabalhar com dados numéricos em planilhas e também realizar cálculos como adição, subtração, multiplicação, divisão, entre outras possibilidades. Essa ferramenta, possibilita que você coloque em prática alguns dos seus conhecimentos matemáticos, pois existem muitos cálculos que podem ser realizados de maneira simples.
Além dos assuntos matemáticos, tal ferramenta possibilita trabalhar com diferentes temáticas e conhecimentos, podendo contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos usuários.
Muitas empresas utilizam o LibreOffice Calc para organizar os dados numéricos e para fazer relatórios, possibilitando uma melhor visualização, praticidade e precisão das informações.
Observe na figura abaixo a interface do LibreOffice Calc e note que ele é organizado por linhas e colunas e que cada célula (os retângulos) possui uma localização.
Nesse caso está selecionada a célula A1 (coluna A e linha 1). É nessas células onde são colocados os dados.
Para começar uma fórmula ou uma operação no LibreOffice Calc sempre iniciamos com um símbolo de igual (=) e na sequência informamos a operação que queremos fazer. Como exemplo, faremos a seguinte adição:
1500+1000 +10 =
Para realizar essa conta no LibreOffice Calc você irá iniciar com um sinal de igual (=) e descrever a operação, desta forma:
= 1500 + 1000+ 0
O resultado aparecerá na célula onde for digitada a operação.
Vamos supor que esses valores estejam organizados na planilha como na figura abaixo:
Para fazer a adição você pode colocar a localização dos números na célula e também terá o resultado da operação. Seguindo esses passos a fórmula de adição ficaria assim:
= A1 + A2 + A3
Observe a figura abaixo:
Depois de pressionar a tecla ENTER o resultado dessa operação de adição aparecerá na célula A4, observe:
Essa é uma forma de realizar operações utilizando o LibreOffice Calc. Tal ferramenta pode auxiliar na organização e controle de planilhas que contenham muitas informações.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
As planilhas eletrônicas podem ser utilizadas para resolver algumas situações-problema de forma mais rápida e prática. Como por exemplo, organizar e controlar o orçamento financeiro de cada mês. Vamos analisar alguns dados referentes às despesas do mês de abril que a mãe do Gustavo registrou em um caderno. Observe a tabela com as despesas apresentadas:
a) Qual foi o total gasto?
b) Podemos colocar essas informações em uma planilha eletrônica? Como você faria isso?
c) Além do orçamento mensal, existem outras situações em que a planilha eletrônica pode ser utilizada para a organização de controle de dados?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A atividade poderá ser feita individualmente ou em pequenos grupos. Escolha a opção que for mais interessante para a turma. Se for em grupo é importante que todos participem de alguma forma, para que pesquisem e registrem o que está sendo solicitado. Inicie a atividade perguntando se algum estudante já utilizou ou viu alguém usando uma planilha eletrônica, se eles conhecem alguma funcionalidade que possa ser utilizada no dia a dia.
Apresente a situação-problema e dê um tempo para realizarem os cálculos. Lembre-se de disponibilizar lápis e papel para o registro do cálculo de adição das despesas que tem como resultado R$ 2.663,00.
Você pode citar alguns exemplos sobre o uso de planilhas eletrônicas, como para a elaboração de relatórios com o uso de informações qualitativas e quantitativas de pesquisas realizadas nas universidades. Também podem ser utilizadas para organizar o mapeamento de pesquisas acadêmicas, na criação de gráficos, na organização de bases de dados, no cálculo das médias escolares, entre outros.
Pergunte aos estudantes em quais situações eles usariam uma planilha eletrônica. Verifique as respostas e discuta com a turma as possibilidades apontadas.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Vamos retomar os gastos financeiros da casa onde Gustavo reside. Observe novamente a tabela abaixo e siga os passos indicados:
a) Localize uma planilha eletrônica no computador ou em outro equipamento e clique para abrir. Em seguida, insira as despesas exatamente como estão apresentadas na tabela e de forma organizada.
b) Será que conseguimos realizar a soma de todas as despesas na planilha eletrônica? Como?
c) Uma alternativa é somar um por um, então, vamos lá. Digite na célula abaixo de Remédios a palavra Total.
d) Para somar, você deverá clicar sobre a célula abaixo do valor 120,00 e montar uma fórmula de adição. Para isso, é preciso digitar todos os valores das despesas. Lembre-se de iniciar pelo sinal de igual.
e) Como você fez o cálculo de adição na planilha eletrônica? Será que existe uma maneira mais rápida e prática?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O desafio consiste em inserir os dados da tabela na planilha eletrônica e fazer a soma das despesas utilizando uma fórmula de adição.
Solicite aos alunos que abram a planilha eletrônica e insiram os dados informados na tabela da seguinte forma:
Depois que os estudantes concluírem a inserção dos dados na planilha eletrônica, pergunte como poderia ser realizada a soma das despesas utilizando essa ferramenta.
Como podemos fazer a soma de todas as despesas?
Lembre-os de que a operação precisa iniciar com o sinal de igual e, em seguida, registrar a soma das referidas parcelas que estão localizadas nas células da planilha. Podendo ser realizado da seguinte forma:
Observe que, primeiramente, você digita o sinal de igual e depois a localização do número que será adicionado, seguido do sinal da operação de adição (+).
Acompanhe como os estudantes estão montando a fórmula e questione se existem outras possibilidades. Você poderá mostrar a fórmula da soma e também o ícone com símbolo de soma e fazer a adição das despesas com essas duas estratégias.
Para utilizar a fórmula da SOMA, você deverá fazer da seguinte forma:
=SOMA(B2:B8)
Para usar o ícone de soma é necessário selecionar a célula que você quer que apareça o resultado e clicar no respectivo ícone, em seguida, selecione os valores que serão somados.
O ícone do somatório (∑) está representado na imagem abaixo:
A imagem abaixo apresenta a adição das parcelas utilizando o ícone do somatório.
Após mostrar essas possibilidades, dê um tempo para os alunos testarem e verificarem que existem diferentes formas de fazer cálculos nas planilhas eletrônicas.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Colete alguns dados, podem ser sobre as suas notas, a idade dos colegas ou dos seus familiares e registre-os na planilha eletrônica. Depois de organizar as informações, utilize os conhecimentos que você adquiriu sobre as formas de fazer operações nas planilhas e realize um cálculo de adição.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Solicite que os estudantes insiram na planilha as informações que eles escolheram para realizar o cálculo. Por exemplo, eles poderão inserir a idade de cada familiar, a idade de cada colega ou as notas recebidas em uma determinada disciplina.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Siga a orientação do seu professor (ou professora) sobre como será feita a publicação do seu projeto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os estudantes poderão elaborar uma apresentação para os colegas com as informações da planilha e os cálculos realizados.