ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF15AR26) – Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
OBJETIVO
Compreender o propósito dos compactadores de arquivos e identificar situações em que eles podem ser utilizados.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos compreender como é feito o armazenamento de dados no computador e como ele pode ser otimizado.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
A imagem a seguir mostra uma parte muito importante do computador! Você sabe que parte é essa e para que ela serve?
A figura mostra um disco rígido, que também é chamado de HD. É nele que são armazenadas todas as informações do computador!
Ao comprar um computador novo, o HD tem muito espaço livre. Uma parte dele é usada para os programas que já vêm instalados ou que você instalar depois da compra. No restante, é possível guardar seus textos, desenhos, vídeos, fotos etc.
Por meio do Explorador de Arquivos do seu computador, você pode controlar o espaço ocupado no HD. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o item Meu computador ou Este computador, e depois clicar em Propriedades.
Você terá acesso a uma janela como esta:
Observe a imagem acima e responda:
a) Qual a capacidade total desse HD?
b) Quanto espaço já foi usado?
c) Qual é o espaço livre?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
No HD de um computador são guardadas informações novas e antigas. Muitas vezes, algumas informações ficam por muito tempo sem utilização. Com tantos dados, o HD vai enchendo e chega uma hora em que é preciso comprar um maior ou transferir arquivos para outros dispositivos de armazenamento.
1. Quais são as outras formas de armazenar dados? Se não souber, faça uma pesquisa.
2. Procure saber quanto custa o armazenamento de 100 GB de dados na “nuvem”.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos já devem ter ouvido falar ou utilizado um pen drive, um HD externo, ou algum sistema de armazenamento em nuvem. Faça uma sondagem para ver se eles conhecem esses recursos. Você pode fazer com que os alunos que conhecem esses recursos compartilhem as informações com os colegas, ou sugerir uma pesquisa na internet sobre maneiras de armazenar dados.
Sobre o custo do armazenamento de dados em nuvem, uma pesquisa com a indicação do tamanho do pacote deve retornar alguns valores válidos.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Se o HD do computador estiver muito cheio, talvez seja uma boa ideia diminuir o tamanho dos arquivos que estão armazenados nele.
Assista ao vídeo a seguir para saber como isso é feito. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/54730-tecmundo-explica-funciona-compactacao-arquivos-video.htm.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Assistam ao vídeo disponível em: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/54730-tecmundo-explica-funciona-compactacao-arquivos-video.htm. Você pode propor em seguida, um bate-papo sobre situações em que os arquivos são muito grandes e precisam ser compactados. Além de economizar espaço no HD, arquivos compactados podem ser enviados com mais facilidade para a nuvem ou por e-mail.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Trabalhando individualmente ou em grupo, pesquise uma letra de música que tenha um refrão repetitivo.
Copie a letra da música em um editor de texto. Use o recurso Contar caracteres para ter um cálculo aproximado do espaço ocupado pelo arquivo com a letra da música.
Em seguida, crie um dicionário com as palavras que se repetem na letra da música. O dicionário deve estar no final do texto, dentro do mesmo arquivo.
Use novamente o recurso Contar caracteres para saber se houve redução no espaço ocupado pelo arquivo.
Por fim, escreva um relatório explicando como funciona a compressão de arquivos e se ela vale a pena para a música que você escolheu.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Em seguida, os alunos deverão pesquisar uma letra de música que apresente repetições. A música não precisa ter letra em português, o importante é que tenha uma repetição de palavras que possa gerar um dicionário.
Peça aos alunos para elaborarem o dicionário usando números ou símbolos para substituir as palavras.
No Microsoft Word, o recurso de contar caracteres está dentro do menu Revisão: Revisão > Contar palavras
Caso o editor de texto utilizado não tenha esse recurso, os alunos podem fazer a contagem usando um contador on-line, disponível em: https://www.quantasletras.com/. Basta copiar o texto e colar dentro do campo exibido na página.
Oriente os alunos na elaboração de um relatório sobre o que descobriram, explicando como funciona a compactação de arquivos e se, no caso estudado, a compactação realmente diminuiu o tamanho do arquivo.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar as pesquisas em forma de um texto ou apresentação. Siga as orientações do seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
As pesquisas realizadas pelos alunos poderão ser publicadas no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.