COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF02HI09) – Identificar objetos e documentos pessoais que remetem à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
OBJETIVO
Reconhecer e listar as tecnologias usadas pela família, comparando os diferentes usos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos investigar as tecnologias que estão presentes no dia a dia das famílias dos alunos e como elas são usadas.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Observe as figuras abaixo.
1. Quantos desses aparelhos você conhece?
2. Para que eles servem?
3. Quais deles existem na sua casa ou são usados por pessoas da sua família?
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PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Algumas tecnologias são usadas para o trabalho, outras são usadas para a diversão e algumas podem ser usadas tanto para o trabalho como para a diversão. Troque informações com a turma e, com a ajuda do professor (ou professora), montem uma tabela indicando quais aparelhos são usados para o trabalho e quais são usados para o lazer.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Projete as imagens da etapa anterior e promova uma conversa entre os alunos para que compartilhem o que sabem sobre cada aparelho apresentado. Em seguida, organize na lousa uma tabela com duas colunas onde você irá registrar os aparelhos que são usados para o trabalho e para o lazer. Alguns aparelhos podem ser usados nas duas situações, então, aparecerão nas duas listas. Não há resposta certa, mas você poderá interferir e sugerir respostas, caso os alunos tenham dúvidas. Por exemplo, o computador pode ser usado para jogar na internet e também para escrever relatórios (lazer e trabalho).
Se os alunos já conhecerem bem as palavras, você poderá pedir a ajuda de alguns deles para registrá-las na tabela.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Existem tecnologias que são usadas apenas por adultos e outras que as crianças também utilizam.
Vamos fazer uma pesquisa sobre o uso das tecnologias na sua família. Escolha dois aparelhos sobre os quais a turma conversou. Podem ser os aparelhos que você acha que são os mais usados na sua casa.
Na sua pesquisa você deverá descobrir por quantas horas cada membro da família usa cada aparelho e se é para o trabalho ou para o lazer.
Registre os resultados no seu caderno, ou da forma que o seu professor (ou professora) orientar, para que em outro momento esta atividade seja continuada.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos para que:
1) Escolham duas tecnologias, entre as que foram mostradas para pesquisar com a própria família.
2) Para cada tecnologia, deverão registrar quantas horas cada membro da família a utiliza.
3) Também deverão descobrir se o uso é para lazer, trabalho ou os dois casos.
Para o registro ficar mais organizado, você pode pedir que eles preencham uma tabela assim:
Nome do familiar | Tecnologia | Tempo de uso (por dia) | Lazer | Trabalho |
Mariana | Celular | 3 h | X | |
Carlos | Celular | 5 h | X | X |
Rita | Notebook | 6 h | X |
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Vamos criar uma apresentação sobre os usos de uma das tecnologias que você pesquisou.
Você pode inserir imagens e elaborar algumas frases explicando como a tecnologia pode ser usada no trabalho e no lazer.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para o registro da pesquisa, os alunos podem criar um documento de texto ou uma apresentação. Escolha o formato que for mais acessível a eles.
Se você considerar interessante, poderá criar um gráfico com os dados obtidos pela turma na pesquisa. Em um gráfico de colunas ou de barras, podem ser comparados o número de horas em que um recurso é usado para trabalho ou lazer e o quanto os adultos usam, em comparação com as crianças.
O gráfico poderá fazer parte da apresentação ou do texto criado pelos alunos.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar o que pesquisamos, na forma de um texto ou apresentação. Siga as orientações do seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação dos resultados da pesquisa dos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.