ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG 02) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
HABILIDADE (BNCC)
(EF35LP15) – Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
OBJETIVO
Entender que algumas situações não podem ser resolvidas com o uso de computadores.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática iremos refletir sobre situações em que os computadores não contribuem para a solução de problemas, por exemplo, em profissões que não realizam ações repetitivas.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: Sem computador?
Discuta com seu professor (ou professora) e colegas sobre o que assistiram:
- Vocês já imaginaram como era o mundo sem computadores?
- Como as pessoas faziam para se comunicar, para trabalhar e para se localizar?
- Mas será que em todas as situações o computador pode ser útil?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Você já pensou em circunstâncias em que o computador não pode nos ajudar?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Promova uma discussão coletiva sobre situações em que o computador não contribui para a solução de problemas. Dê alguns exemplos, como: em profissões onde a ação humana é primordial (policial, médico, pedreiro, dentista, entre outras). Permita que os alunos formulem hipóteses, argumentem, opinem e ampliem suas ideias acerca das possibilidades apresentadas.
Disponibilize dispositivos com acesso à internet, caso os alunos queiram realizar a busca de outros exemplos.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Faça uma pesquisa em sua escola e com sua família para descobrir outras situações em que a tecnologia não pode auxiliar na resolução de problemas.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Peça aos estudantes que entrevistem outros alunos, professores e funcionários da escola, perguntando em que situações acreditam que o uso do computador é dispensável.
Ofereça smartphones, tablets ou outros dispositivos com a função de vídeo, para que as crianças gravem as entrevistas feitas.
Após realizarem as entrevistas na escola, solicite aos alunos que façam a mesma entrevista com seus familiares, a fim de ampliar e comparar os resultados obtidos.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Organize os dados pesquisados sem o uso de tecnologias.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Desafie a turma a pensar em maneiras de divulgação do trabalho sem o uso de tecnologia.
Disponibilize diferentes materiais, como: papéis, canetas, tintas, tesoura, cola, revistas, fitas, caixas etc. e peça para organizarem os dados coletados nas pesquisas em forma de cartazes, gráficos, painéis, entre outras possibilidades.
Cada um poderá escolher como deseja expor as informações e quais dados serão divulgados. Caso seja necessário, dê alguns exemplos, como: quais foram as situações mais citadas, se surgiram ideias de como resolver alguns problemas sem o uso da tecnologia, como as pessoas reagiram às perguntas, se apareceu alguma situação que nenhuma outra pessoa pensou etc.
Determine um tempo para a realização da tarefa e mostre-se disponível para ajudá-los.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Organize junto com sua turma uma mostra para divulgar os trabalhos.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Peça aos alunos que organizem uma mostra dos trabalhos.
Escolham um local apropriado e espaçoso no ambiente multiuso ou em outro lugar da escola e, com o auxílio das crianças, organizem as produções de maneira atrativa e criativa.
Utilizando um aparelho de televisão, telão ou notebook, exiba os vídeos das entrevistas feitas pelos alunos.
Envie um convite com antecedência para que as famílias e as demais turmas da escola prestigiem o evento.