ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF06MA34) – Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).
OBJETIVO
Conhecer a estrutura básica de um computador.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos conhecer as partes essenciais de um computador e entender como elas funcionam em diferentes situações.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Você já viu um computador por dentro?
Essas são algumas das peças que estão no interior de um computador. Um smartphone também é um tipo de computador. Como ele é muito pequeno, as peças que possui no seu interior têm o tamanho reduzido.
E quais são os componentes essenciais para o funcionamento de um computador?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
As partes essenciais para o funcionamento de um computador são as seguintes:
Os primeiros computadores serviam apenas para fazer cálculos, como uma calculadora. Eles funcionavam assim:
- Entrada de dados: era como os números que seriam somados (subtraídos, multiplicados, divididos) entravam no computador. Podiam ser digitados em um teclado, perfurados em uma fita ou gravados em um disco.
- Processador: controlava as operações a serem feitas e realizava os cálculos solicitados.
- Memória: guardava as informações que chegavam, dados intermediários e os resultados.
- Saída de dados: devolvia os resultados das operações solicitadas em um display ou imprimindo em um papel.
Todas essas partes do computador foram mudando com o passar do tempo, e a realização de cálculos impulsionou a execução de tarefas muito mais complexas que hoje são feitas pelos computadores.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Discuta com os alunos sobre como são atualmente os dispositivos de entrada e saída dos computadores. Para a entrada de dados, além do teclado, podemos usar o mouse, telas sensíveis ao toque, sensores e voz. A saída de dados é feita através de uma tela, por som, impressa em um papel e via impressão em 3D.
O computador possui memória temporária e também memória permanente, representada, por exemplo, pelo HD.
O processador, além de realizar cálculos, controla diferentes tipos de tarefas que são realizadas com os dados por meio dos dispositivos de entrada.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Elabore uma lista de tarefas que o seu computador ou smartphone fazem, além de funcionar como uma calculadora.
Pense nos programas que estão instalados e escreva, resumidamente, para que cada um deles serve.
Exemplos:
- Câmera fotográfica: tira fotos.
- Redes sociais: comunicação com outras pessoas.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Relembre aos alunos programas que talvez eles não considerem que tenham a intermediação do computador. Por exemplo, um aplicativo para guardar receitas, um jogo, um bloco de notas.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Seguindo a orientação do professor (ou professora), vamos identificar em cada programa como é a entrada de dados, o que acontece quando são processados, o que é guardado na memória e que tipo de dados são devolvidos pelo computador ou smartphone.
Cada aluno ou equipe deve elaborar um fluxograma com essas informações e prepará-lo em forma de apresentação.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Divida a turma em equipes ou solicite que trabalhem individualmente para criar fluxogramas como o que foi apresentado anteriormente. Eles deverão elaborar um fluxograma explicando o funcionamento de um programa ou aplicativo.
Seguem algumas sugestões:
- Calculadora;
- Bloco de notas;
- Agenda de contatos;
- Agenda de compromissos;
- Editor de fotos ou imagens;
- Galeria de imagens;
- Planilhas digitais;
- Editor de texto;
- Jogos.
Os alunos podem criar o fluxograma no papel e depois reproduzi-lo em um editor de apresentações.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar as apresentações que mostram o funcionamento de alguns programas de computador.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação das produções dos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.