ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
HABILIDADE (BNCC)
(EF15AR26) – Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
OBJETIVO
Propor novas maneiras de interação com dispositivos computacionais.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos analisar e criar maneiras de interagir com o computador e o celular.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo acima!
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Agora, assista ao vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2zTLFCfdgME>.
Em relação ao vídeo assistido, responda às seguintes perguntas:
1. Como é possível uma criança que não enxerga, ou enxerga muito pouco, participar das atividades na escola?
2. Escreva três atividades que um aluno com deficiência visual pode fazer na escola sem problemas.
3. Escreva três atividades que um aluno com deficiência visual precisa de ajuda para fazer.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos a responderem às perguntas individualmente. Depois, peça para que alguns leiam o que responderam e promova uma discussão sobre o que foi relatado pela turma.
Os alunos devem perceber que alguns tipos de atividades podem ser feitas pelos alunos com deficiência visual da mesma forma que os outros alunos, como: cantar, ouvir histórias, modelar com massinha, conversar, explicar o que sabe sobre algum assunto.
Para outras atividades o aluno poderá precisar de auxílio de outras pessoas ou utilizar material especial.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
O computador e o celular são recursos tecnológicos que nos auxiliam em muitas tarefas do dia a dia.
Siga a orientação do seu professor (ou professora) para fazer uma pesquisa sobre o uso de computadores e celulares por pessoas com deficiências.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Divida a turma em dois grupos. Os alunos de cada grupo poderão trabalhar individualmente ou em equipe.
Um dos grupos deverá pesquisar recursos para facilitar o uso de celulares e computadores para pessoas com deficiência visual. Alguns desses recursos são: softwares que transformam textos em áudio, descritores de imagens, lupas para ampliar o que está na tela etc.
O segundo grupo deverá pesquisar situações em que o celular ou o computador são usados como recursos que facilitam o dia a dia do deficiente visual. Como exemplo temos: sensores de cores e formas, que descrevem o que eles “veem” em forma de áudio, leitores de etiquetas (por meio de códigos de barras ou QR Code, audiobooks, transcritores de áudio para Braille, etc.).
Caso o tempo para a realização do projeto seja curto, oriente os alunos para que realizem algumas tarefas em paralelo.
Organize a turma para que os grupos façam uma apresentação do que pesquisaram. A apresentação pode ser informal ou utilizando imagens e vídeo.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Trabalhando em grupos, de acordo com a orientação do seu professor (ou professora), imagine uma forma de utilizar o celular para facilitar o dia a dia de um deficiente visual. Você poderá utilizar recursos parecidos com os que foram pesquisados e recursos que estão chegando ao dia a dia de todas as pessoas, como: reconhecimento de voz, identificação de digitais, reconhecimento facial, dentre outros.
Usem a criatividade! É possível que a tecnologia que vocês pensaram ainda não exista, mas pode vir a servir de inspiração para ser inventada por alguém!
Junto com o seu grupo, pense em uma forma de apresentar o seu projeto aos colegas. Pode ser um teatro, um vídeo, uma construção com sucata ou uma apresentação no computador.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Agora é a hora de os alunos exercitarem a criatividade! Divididos em grupos, eles devem apresentar soluções para facilitar a vida de uma pessoa com deficiência visual. A proposta é que seja usado o celular, mas se eles tiverem alguma outra ideia, como o uso de sensores ou de robôs, também devem ser incentivados.
Os alunos precisarão pensar também em uma maneira de apresentar seus projetos aos colegas. Uma dramatização de uma situação, nesse caso, seria bem interessante. Outras opções são: a gravação de um vídeo, uma apresentação no computador ou a demonstração de um protótipo.
Se for possível, grave as apresentações em vídeo para posterior publicação.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
O professor (ou professora) publicará os vídeos com as apresentações da turma. Compartilhe com os amigos e familiares!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os vídeos poderão ser publicados na página da turma ou de outra forma que você considerar mais adequada.