ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
HABILIDADE (BNCC)
(EF03LP18) – Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP17) – Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
OBJETIVO
Realizar pesquisas na internet e registrar os diferentes formatos dos resultados encontrados.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática tem como proposta encaminhar os estudantes para a realização de pesquisas na internet e explorar os diferentes resultados encontrados.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Atualmente as pessoas realizam suas pesquisas utilizando a internet por meio de sites de buscas. Você conhece algum?
Com isso, as pessoas não precisam sair de casa e passar o dia em bibliotecas lendo muitos livros para encontrar algo sobre determinado assunto. Além disso, as informações estão sempre atualizadas via internet e assim é possível encontrá-las no formato de texto, dados, mapas, gráficos, imagens, áudios e vídeos que podem representar a temática a ser pesquisada.
O site de busca da Google é muito utilizado, esse recurso on-line serve para encontrar diferentes formatos de conteúdos por meio de palavras-chave. Além do Google, existem outros como Bing e Yahoo. Você conhece mais algum?
No site de busca da Google, é possível pesquisar por categorias, como por exemplo: imagens, vídeos, notícias, livros, dentre outros. Basta clicar na opção desejada no navegador.
E para os estudantes navegarem de forma segura, sem correr o risco de acessar conteúdos inadequados, existe um site excelente chamado Escola Britannica, que é uma enciclopédia escolar virtual.
Por meio dele, os alunos têm acesso a biografias, videoteca, atlas do mundo, imagens, artigos, mapas, jogos educativos, conteúdos específicos das áreas de conhecimento (Artes, Língua e Literatura, etc.), dentre outros extremamente úteis!
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Conseguimos encontrar na internet muitas informações, como por exemplo, a cidade em que estamos situados, o seu mapa, informações numéricas como a quantidade de pessoas que vivem nela, notícias, dados históricos e muito mais!
Agora você irá fazer uma busca sobre a sua cidade. Registre as seguintes informações:
a) O mapa da cidade.
b) Em qual estado a cidade está localizada?
c) Quantas pessoas vivem nela? Qual a sua extensão territorial?
d) O título de uma notícia publicada nos últimos 10 dias sobre ela.
e) O desenho de um ponto turístico.
f) Qual é o hino da cidade?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Esta atividade poderá ser feita individualmente ou em pequenos grupos. Escolha a opção que for mais interessante para a turma. Se for em grupo é importante que todos participem de alguma forma, para que pesquisem e registrem o que está sendo solicitado. Explique a atividade e dê um tempo para que os estudantes possam fazer as buscas e registros das informações. Nesse momento, explique as possibilidades de busca usando as palavras-chave e também as opções como imagem, vídeo e notícia disponibilizadas nos sites (indicamos que seja realizado no site da Escola Britannica:
Disponibilize para eles lápis e papel para o registro das atividades. Se estiverem fazendo em pequenos grupos, auxilie para que as tarefas sejam divididas e que cada estudante faça pelo menos uma busca.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Como podemos observar, nos sites de busca encontramos várias informações. Imagine que você está querendo começar uma boa leitura, pois é muito importante ter o hábito de ler, para conhecer as palavras, assuntos, melhorar a interpretação e a argumentação dos fatos.
Você está lendo, já leu ou quer começar uma nova leitura? Saiba que na internet podemos encontrar referências sobre os livros.
Agora vamos fazer uma busca sobre as informações contidas em uma determinada notícia de sua escolha.
Seu desafio é usar um site de busca e encontrar as seguintes informações:
a) Qual é o título da notícia que você escolheu?
b) Qual é a fonte da notícia?
c) Qual é o nome do autor da notícia?
d) A notícia possui alguma imagem? Com essa imagem é possível identificar o assunto que será tratado?
e) Leia a notícia e identifique quais informações estão sendo abordadas. Elas podem ser em forma de texto ou desenho.
Siga as orientações do seu professor (ou professora) sobre como apresentar as suas ideias.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O desafio para os estudantes é realizar a busca por informações contidas em uma determinada notícia. Sugerimos que esta atividade seja realizada em pequenos grupos, assim, eles poderão trocar informações sobre a notícia escolhida e identificar os elementos. Se achar interessante, você pode indicar o site para os estudantes fazerem a busca da notícia. Na sequência, o desafio é usar um site de busca e encontrar as seguintes informações:
a) Qual é o título da notícia que você escolheu?
b) Qual é a fonte da notícia?
c) Qual é o nome do autor da notícia?
d) A notícia possui alguma imagem? Com essa imagem é possível identificar o assunto que será tratado?
e) Leia a notícia e identifique quais informações estão sendo abordadas. Elas podem ser em forma de texto ou desenho.
Durante a atividade, você pode auxiliar os estudantes na localização dos elementos da notícia como a fonte, se a notícia possui uma imagem que a descreva e, se achar relevante, discutir alguns pontos das notícias com a turma.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Agora é a sua vez de criar uma notícia! Pense em um tema de seu interesse e lembre-se de colocar todos os elementos que uma notícia precisa ter como: o título, a fonte, o autor, o texto com as informações e a imagem.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos para que criem uma notícia utilizando os elementos mencionados e encontrados nas buscas. Se achar conveniente, peça para alguns grupos exibirem as suas notícias aos demais colegas.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Siga a orientação do seu professor (ou professora) sobre como será feita a publicação do seu projeto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os estudantes poderão mostrar para os colegas as suas notícias, por meio de uma apresentação e também fazer um relato de como foi pesquisar e encontrar os diferentes formatos nos sites.