ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
HABILIDADE (BNCC)
(EF09MA08) – Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
OBJETIVO
Compreender que existem diferentes linguagens de programação e encontrar elementos comuns entre elas.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos conhecer a programação em JavaScript e observar semelhanças e diferenças com a programação em Scratch.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo a seguir que mostra como desenhar uma face usando comandos em JavaScript. Disponível em: <https://pt.khanacademy.org/computing/computer-programming/programming/drawing-basics/pt/making-drawings-with-code>. Acesso em: 29 de jan. de 2021.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Analise o código a seguir e explique o que cada um dos números em destaque determina.
Relacione as duas colunas, de acordo com a função de cada número.
(1) Azul
(2) Laranja
(3) Marrom
(4) Rosa
(5) Verde
(6) Vermelho
( ) Indica a posição da face em relação à borda esquerda.
( ) Indica a posição da face em relação à borda superior.
( ) Indica a largura da face.
( ) Indica a altura da face.
( ) Faz com que a altura e a largura do olho direito sejam iguais.
( ) Faz com que o olho direito e esquerdo estejam afastados no sentido horizontal.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem os parâmetros que foram utilizados para desenhar uma circunferência em JavaScript.
Ao fazer uma circunferência usando programação, alguns fatores são essenciais, como a posição do centro e a medida do raio. Entretanto, dependendo da linguagem de programação utilizada, esses parâmetros são aplicados de formas diferentes.
No JavaScript, existe a função ellipse, que permite desenhar uma elipse genérica, definindo-se sua largura e altura. A circunferência é um caso particular de elipse, na qual a altura e a largura são iguais. O raio, no caso, é a metade da medida da largura (ou altura).
Assistindo ao vídeo, os alunos conseguirão entender a função dos parâmetros ao desenhar uma circunferência.
A solução para a tarefa proposta é: 3 – 4 – 6 – 5 – 2 – 1
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Também é possível desenhar circunferências usando a linguagem de programação com blocos, o Scratch.
Abra o programa Scratch e reproduza o código a seguir. Para isso, será necessário adicionar a extensão Caneta, clicando no ícone do lado inferior esquerdo da tela.
- Depois de copiar o código, aperte a bandeira verde para desenhar.
- Para apagar o desenho, clique sobre o ator que está fazendo o desenho.
- Tente descobrir como mudar o tamanho da figura desenhada.
- Descubra como mudar a posição do desenho na tela.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O código que os alunos vão copiar desenha uma circunferência de raio 100 no centro da área de desenho.
Para alterar o tamanho da circunferência, basta mudar a medida do raio no bloco mude raio para… .
A posição do centro da circunferência é determinada pelo bloco vá para x:0 y :raio. Os valores de x e de y podem ser alterados para que o desenho comece a ser feito em outro ponto. Para isso, pode ser necessário somar ou subtrair um valor do raio, usando um bloco de operador. Por exemplo, o bloco vá para x:20 y :raio – 40 muda o centro da circunferência 20 pixels para a direita e 40 pixels para cima.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Agora que você já sabe como desenhar circunferências no Scratch, vamos desenhar uma face, como vimos ser feito no JavaScript. Usaremos apenas circunferências, pois ainda não sabemos como desenhar uma elipse. Use a sua criatividade!
Você também pode criar uma composição diferente da proposta, mas usando apenas circunferências.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos podem duplicar o código que desenha a circunferência para criar outras figuras, apenas alterando depois os parâmetros.
Se os alunos tiverem facilidade com o código, apresente o seguinte desafio: criar o programa para desenhar a figura abaixo.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos apresentar aos colegas as soluções que encontramos e o que aprendemos. Compartilhar conhecimento nos ajuda a aprender mais!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Organize um momento para os alunos apresentarem aos colegas suas composições. Propicie a análise do que foi feito e incentive-os a colaborarem para a melhoria do trabalho dos colegas, com críticas construtivas.