ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC):
- Geral:
Competência 1 – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Específica:
Competência 2 – Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
HABILIDADE (BNCC):
(EF03MA07) – Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
OBJETIVO
Reconhecer que os sites e a própria internet funcionam a partir de construções integradas e conexões em rede.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta proposta apresenta a possibilidade de que o eixo Tecnologia Digital, e o conceito de Comunicação e Redes seja apresentado aos estudantes para compreender que o sistema que compõe a internet é múltiplo, aliando ao conceito de multiplicação na matemática.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Converse sobre como utilizamos a internet em nosso cotidiano e o fato de que nem todas as pessoas têm acesso. Comente sobre o motivo de termos invenções como essa. Todas as invenções têm um propósito?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Nós utilizamos a internet para realizar várias atividades, como por exemplo, para pesquisar, jogar, usar redes sociais, ouvir música etc. Inicie perguntando aos estudantes:
1) Onde fica a internet?
2) Como ela funciona?
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Dando continuidade à questão de como a internet funciona, comente a respeito de como os sites são construídos e sobre as linguagens de programação para o computador executar corretamente o que o programador do site planejou. Os sites são criados com diferentes linguagens de programação, três delas são HTML, CSS e JavaScript.
Realize uma outra atividade com os estudantes nomeada de “Os construtores dos sites da internet” disponível em http://www.helloruby.com/play/26.
Comente brevemente que a linguagem HTML é utilizada para programar a estrutura do site. A linguagem CSS é utilizada no site para que a aparência possa ser programada para aparecer na tela. O JavaScript é utilizado para que o comando que clicamos no site execute sua função.
Explique que na atividade as linguagens estão representadas por figuras em um labirinto. Para chegar até a saída é necessário seguir a rota de acordo com a ordem do trio: HTML, CSS e JavaScript. Peça para observarem a ordem e depois calcularem quantas vezes o trio foi encontrado. Trabalhe a habilidade “resolver e elaborar problemas de multiplicação”.
OS CONSTRUTORES DOS SITES DA INTERNET
OS SITES SÃO CRIADOS COM DIFERENTES LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO,
CONHEÇA TRÊS DELAS, HTML, CSS E JAVASCRIPT BRINCANDO NO LABIRINTO.
ENCONTRE UMA ROTA QUE SIGA O TRIO PELO LABIRINTO, SEMPRE NESSA
ORDEM.
DESAFIOS:
1) PARA NÃO SE PERDER ESCREVA AO LADO DE CADA FIGURA, UM NÚMERO EM ORDEM CRESCENTE COMEÇANDO PELO 1. QUANTAS CASAS VOCÊ ANDOU DA SAÍDA ATÉ A CHEGADA?
2) COMO O TRIO NÃO SE DESGRUDA, CIRCULE-OS E DESCUBRA QUANTAS VEZES ELES SE REPETEM.
3) VOCÊ SABERIA INDICAR UMA OUTRA FORMA DE DESCOBRIR QUANTAS VEZES ELES SE REPETEM OU QUANTAS CASAS VOCÊ ANDOU NO LABIRINTO? DICA: VOCÊ PRECISARÁ USAR OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.
Balão de fala do HTML: EU TOMO CONTA DA ESTRUTURA DO SITE!
Balão de fala do CSS: E EU DA APARÊNCIA.
Balão de fala do JAVASCRIPT: EU FICO COM A PARTE INTERATIVA!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Como avaliação, observe se os estudantes associam a ideia de que a internet é uma conexão em rede que liga várias regiões. Em matemática avalie se os estudantes reconhecem e resolvem a multiplicação apresentada na atividade.
COMPARTILHAMENTO
Para compartilhar a atividade, monte uma trilha em tamanho ampliado para que os estudantes possam se deslocar por ela. A partir da atividade realizada em tamanho reduzido, peça a eles que façam adaptações para apresentar aos alunos das demais turmas.