ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
COMPETÊNCIA (BNCC)
- CG 01 – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- CG 09 – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- CG 10 – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
HABILIDADE (BNCC)
(EF05GE05) – Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
(EF05GE06) – Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.
OBJETIVO
Expressar-se crítica e criativamente na compreensão das mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência se propõe a motivar os alunos para que reflitam sobre a utilização da tecnologia no ambiente de trabalho, inclusive com uma evolução histórica, além das profissões do futuro.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
O ponto de partida dar-se-á pela apresentação da etimologia da palavra Tecnologia, na sequência abordaremos um contexto amplo sobre o uso da tecnologia e a inserção dos computadores no ambiente de trabalho e, para finalizar, as profissões que estão sendo apontadas como do futuro.
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A evolução da tecnologia é algo que acompanha a evolução humana, desde a criação dos meios mais rústicos de trabalho, até os grandes computadores que encontramos hoje.
Com a revolução industrial, nossa sociedade consolidou a tecnologia como meio fundamental de sobrevivência, onde o ser humano tornou-se escravo de recursos tecnológicos, tais como energia elétrica, automóvel, avião, internet e celular, porém, da mesma forma, a expectativa de vida aumentou consideravelmente devido aos avanços tecnológicos como: vacinas, antibióticos, próteses, cirurgias guiadas por câmeras, marca-passos entre outros.
O desenvolvimento tecnológico trouxe facilidades, conexão, conforto e acesso à informação.
Para iniciar um diálogo referente à tecnologia, precisamos buscar a etimologia da palavra.
Tecnologia tem a mesma raiz de técnica, e é a junção dos termos techné e logos, o que diferencia um simples saber fazer do fazer com raciocínio. A tecnologia, portanto, abre uma discussão com a técnica, visando melhorá-la, aperfeiçoá-la e compreendê-la.
A técnica caracteriza a intervenção do ser humano na natureza, sendo o que o distingue dos demais seres vivos. O homem cria ferramentas que ampliam seus sentidos, e, como já visto, a isto chamamos de tecnologia.
A tecnologia é a idealização de projetos e sonhos de pessoas e organizações das mais diversas áreas, sejam elas da matemática, física, engenharia entre outros, visando a facilitação ou complementação de uma tarefa que é ou será realizada no cotidiano, de modo a abrir espaços em nossas mentes para encontrarmos e criarmos teorias, tecnologias e ambientes.
Diante do exposto, conseguimos analisar a interferência da tecnologia no nosso cotidiano. Vejamos a figura 1.
A evolução da divulgação e da transmissão do conhecimento, acompanha a evolução tecnológica. Se refletirmos desde a escrita rupestre, a tipografia, a datilografia até o Twitter, notamos a evolução da tecnologia e do processo de comunicação.
Um nome revolucionário para a tecnologia no ambiente de trabalho é Henry Ford, o mais famoso criador de veículos de todos os tempos. Considerado inovador para a sua época, mecanizou o trabalho, a produção em massa, a padronização e os equipamentos e com essa metodologia nós conseguimos sair de uma fábrica vista na Figura 2 para uma fábrica vista na Figura 3.
Mas não podemos falar de evolução tecnológica, sem falar da evolução dos computadores. Para resumir tal evolução, vejamos o diagrama da Figura 4:
Hoje estamos cercados de aparelhos celulares, tablets, notebooks, smart TV´s, com grande processamento e alto desempenho, porém, isso só ocorreu nos últimos 40 anos. Foi um grande “BOOM” de inovação e, diante disso, surgem questionamentos como: “Se a evolução tecnológica é constante e rápida, como saberei qual será a profissão do futuro?”.
É difícil responder a essa pergunta, porém, podemos traçar um cenário para o dia de hoje, em 2021. O leque para essa lista é enorme, mas nos concentraremos em apenas 5.
a) Cientista de dados – hoje os dados que transitam nas mídias, são considerados o “Novo Petróleo”, e o Cientista de dados é o responsável por organizar um grande volume desses dados.
b) Analista de Big Data – é o responsável por montar uma estrutura para armazenar e processar essa grande quantidade de dados.
c) Segurança cibernética – imaginem, se eu tenho um volume grande de informações, alguém precisa ser responsável por criar uma segurança capaz de parar as invasões e esse profissional irá focar unicamente nisso, mantendo a integridade de cibersegurança dos dados.
d) Agrocomputação – a agricultura e o agronegócio estão recebendo um investimento muito alto de tecnologia, para a tomada de decisão e inclusive maior assertividade na hora do plantio, colheita e afins e, para tal, necessita-se de um profissional com a capacidade de integrar todas as tecnologias envolvidas.
e) Automação industrial – assim como na área da agricultura, a indústria é um eterno consumidor de tecnologia e o profissional de automação industrial irá proporcionar esse suporte e criação de soluções para este mercado.
Agora, promova uma reflexão quanto aos conceitos abordados, inclusive questionando os alunos, de acordo com o conhecimento e a cultura de cada um, o que eles consideram como profissão do futuro e quais seriam os próximos avanços tecnológicos.
Para os alunos:
Quando se fala em tecnologia, é bem provável que venham em nossa mente Carros voadores, cenas do filme Iron Man, da franquia Vingadores do Universo Marvel, além de outras ideias mirabolantes, porém, precisamos dar um passo de cada vez e verificar como tudo começou.
A evolução da tecnologia é algo que acompanha a evolução humana, desde a criação dos meios mais rústicos de trabalho, até os grandes computadores que encontramos hoje.
Com a revolução industrial, nossa sociedade consolidou a tecnologia como meio fundamental de sobrevivência, onde o ser humano tornou-se escravo de recursos tecnológicos, tais como energia elétrica, automóvel, avião, internet e celular, porém, da mesma forma, a expectativa de vida aumentou consideravelmente devido aos avanços tecnológicos como: vacinas, antibióticos, próteses, cirurgias guiadas por câmeras, marca-passos entre outros.
O desenvolvimento tecnológico trouxe facilidades, conexão, conforto e acesso à informação.
Vamos entender a palavra: “Tecnologia”.
Tecnologia tem a mesma raiz de técnica, e é a junção dos termos techné e logos, o que diferencia um simples saber fazer do fazer com raciocínio. A tecnologia, portanto, abre uma discussão com a técnica, visando melhorá-la, aperfeiçoá-la e compreendê-la.
A técnica caracteriza a intervenção do ser humano na natureza, sendo o que o distingue dos demais seres vivos. O homem cria ferramentas que ampliam seus sentidos, e, como já visto, a isto chamamos de tecnologia.
A tecnologia é a idealização de projetos e sonhos de pessoas e organizações das mais diversas áreas, sejam elas da matemática, física, engenharia entre outros, visando a facilitação ou complementação de uma tarefa que é ou será realizada no cotidiano, de modo a abrir espaços em nossas mentes para encontrarmos e criarmos teorias, tecnologias e ambientes.
Diante do exposto, conseguimos analisar a interferência da tecnologia no nosso cotidiano. Vejamos a figura 1.
A evolução da divulgação e da transmissão do conhecimento, acompanha a evolução tecnológica. Se refletirmos desde a escrita rupestre, a tipografia, a datilografia até o Twitter, notamos a evolução da tecnologia e do processo de comunicação.
Um nome revolucionário para a tecnologia no ambiente de trabalho é Henry Ford, o mais famoso criador de veículos de todos os tempos. Considerado inovador para a sua época, mecanizou o trabalho, a produção em massa, a padronização e os equipamentos e com essa metodologia nós conseguimos sair de uma fábrica vista na Figura 2 para uma fábrica vista na Figura 3.
Mas não podemos falar de evolução tecnológica, sem falar da evolução dos computadores. Para resumir tal evolução, vejamos o diagrama da Figura 4:
Hoje estamos cercados de aparelhos celulares, tablets, notebooks, smart TV´s, com grande processamento e alto desempenho, porém, isso só ocorreu nos últimos 40 anos. Foi um grande “BOOM” de inovação e, diante disso, surgem questionamentos como: “Se a evolução tecnológica é constante e rápida, como saberei qual será a profissão do futuro?”.
É difícil responder a essa pergunta, porém, podemos traçar um cenário para o dia de hoje, em 2021. O leque para essa lista é enorme, mas nos concentraremos em apenas 5.
a) Cientista de dados – hoje os dados que transitam nas mídias, são considerados o “Novo Petróleo”, e o Cientista de dados é o responsável por organizar um grande volume desses dados.
b) Analista de Big Data – é o responsável por montar uma estrutura para armazenar e processar essa grande quantidade de dados.
c) Segurança cibernética – imaginem, se eu tenho um volume grande de informações, alguém precisa ser responsável por criar uma segurança capaz de parar as invasões e esse profissional irá focar unicamente nisso, mantendo a integridade de cibersegurança dos dados.
d) Agrocomputação – a agricultura e o agronegócio estão recebendo um investimento muito alto de tecnologia, para a tomada de decisão e inclusive maior assertividade na hora do plantio, colheita e afins e, para tal, necessita-se de um profissional com a capacidade de integrar todas as tecnologias envolvidas.
e) Automação industrial – assim como na área da agricultura, a indústria é um eterno consumidor de tecnologia e o profissional de automação industrial irá proporcionar esse suporte e criação de soluções para este mercado.
Para reflexão:
Quais serão as profissões do futuro e o que mais está por vir em matéria de avanços tecnológicos?
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A reflexão proposta é quanto ao reconhecimento da tecnologia no ambiente de trabalho, inclusive o seu processo evolutivo.
Para tal, sugere-se a análise das Figuras 9 e 10.
A proposta é que as imagens sejam expostas pelo professor (ou professora) e solicitar aos alunos que as analisem de forma crítica, além de estimular o questionamento quanto ao que consideram profissões do futuro.
Para os alunos:
O professor (ou professora) apresentará duas imagens que necessitam de reflexão.
Após observá-las, responda:
1) O que foi compreendido sobre a charge: Evolução Humana?
2) O que foi compreendido sobre a charge: Tecnologia na Comunicação?
3) No seu entendimento, quais serão as profissões do futuro e em que lugar você pensa em trabalhar?
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
1) Avaliar o entendimento quanto às imagens expostas no processo de “Intervenção”.
COMPARTILHAMENTO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Sugere-se a elaboração de cards, página web, para a exposição ampla de conceitos relacionados ao processo evolutivo da tecnologia, a aplicação no ambiente de trabalho e sobre as profissões do futuro.