ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG 01) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
OBJETIVO
Conhecer maneiras diferentes de apresentar sua família usando recursos digitais.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática, vamos conhecer as famílias dos alunos da turma utilizando recursos digitais.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: Família, família.
Discuta com seu professor (ou professora) e colegas sobre o que assistiram:
- Existe somente uma configuração familiar?
- Como sua família é formada?
- Você já viu fotografias antigas de sua família e de seus familiares?
- Como você acha que podemos apresentar nossa família para outras pessoas?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
- Você sabe como as famílias guardavam suas recordações antigamente?
- Será que a tecnologia pode nos ajudar a apresentar os membros da nossa família de uma maneira diferente?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Envie previamente um bilhete para os familiares dos alunos solicitando o envio de álbuns de família antigos para que as crianças mostrem para a turma. Caso tenha álbuns e scrapbooks da sua família, leve também para participar da apresentação.
Reúna a turma e peça para cada aluno mostrar o seu álbum da maneira como desejar. Durante a apresentação das crianças, chame a atenção para alguns detalhes: a qualidade das fotos, como as fotografias eram captadas e impressas (câmera com rolo de filme), as roupas e estilos de cabelo, a decoração das casas e outras particularidades, para fazê-los refletir sobre as diferenças culturais e temporais.
Após todas as apresentações, permita que as crianças troquem os álbuns e manuseiem livremente as fotografias trazidas pelos colegas.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Quais recursos digitais podem nos ajudar a guardar as recordações das nossas famílias? Conheça sites e aplicativos que irão tornar os álbuns de família mais modernos e criativos.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Pesquise e conheça previamente alguns sites e aplicativos que têm como principal função organizar imagens em álbuns digitais que podem ser compartilhados, como:
- 23snaps (IOS e Android): aplicativo de upload de fotos e vídeos que organiza o conteúdo em coleções que podem ser apresentadas em formato de linha do tempo, galeria ou calendário. As imagens podem ser personalizadas com filtros e molduras e os familiares podem interagir com os conteúdos por meio de comentários e emojis.
- Albumbook (IOS e Android): outro aplicativo que cria um álbum digital com imagens selecionadas, oferecendo diversos efeitos visuais para criar diferentes layouts. Uma das opções simula o ato de “virar” as páginas digitalmente como as de um álbum físico.
- PhotoScan by Google Photos (IOS e Android): esse programa escaneia as fotos e prontamente as armazena no Google Photos, na nuvem, a fim de preservar suas imagens. Traz também ferramentas de edição, corte, rotação e correção de cores, além do compartilhamento do arquivo final.
- Photomyne (IOS e Android): tem a função de escanear páginas inteiras de álbuns em papel e separar as fotos automaticamente, proporcionando economia de tempo sem perder a qualidade original.
- Neveo (IOS e Android): uma ótima opção para quem prefere fotos impressas. O aplicativo produz um “jornal da família” com até 100 fotos impressas. Os membros da família, após realizarem o download em seus smartphones, fazem um cadastro no sistema e podem enviar as imagens que farão parte do álbum impresso. Ao final do período estipulado pela família, o programa cria um layout automaticamente e envia pelos correios o resultado impresso para cada pessoa cadastrada.
Após conhecer as opções de sites e aplicativos, selecione alguns de sua preferência para demonstrar a funcionalidade de cada programa para a turma.
Em seguida, permita que explorem as ferramentas e possibilidades oferecidas pelos aplicativos.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Chegou a hora de apresentar a sua família para a turma! Escolha um dos recursos apresentados para produzir um álbum de fotografias digital de sua família e crie um vídeo junto com os seus familiares.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Desafie os alunos a praticarem o que aprenderam criando um álbum digital e um vídeo apresentando suas respectivas famílias.
Envie um bilhete aos familiares da turma explicando a dinâmica da proposta: os alunos deverão escolher um dos sites ou aplicativos apresentados em sala para criar um álbum digital de sua família e produzir um vídeo onde cada familiar deverá se apresentar, falando seu nome, sua idade, sua profissão, o que mais gosta de fazer, entre outras informações.
No informativo ressalte a importância do envolvimento dos familiares em todo o processo de criação: na escolha das fotografias que irão compor o álbum, na criação do roteiro, na gravação e edição do vídeo, na troca de ideias etc. Esclareça que eles têm total liberdade para produzir o álbum e o vídeo da maneira que preferirem. Incentive a criatividade e a diversão em família durante a realização da proposta.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos compartilhar o resultado do trabalho com outras famílias?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Combine com a turma uma data de entrega dos álbuns digitais e dos vídeos.
Promova um momento especial para que cada criança apresente o resultado do trabalho e exponha seus sentimentos e percepções sobre essa vivência: se gostou de participar das atividades, como foi o envolvimento da família na produção do álbum e do vídeo, se gostaria de ter feito algo diferente, se irá guardar esse conteúdo como recordação, entre outras observações.
Após as apresentações, auxilie cada criança a postar seu vídeo no blog ou em uma conta da turma no YouTube.
Envie um convite aos familiares com o endereço eletrônico de acesso aos vídeos de todos os alunos.