ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
COMPETÊNCIA (BNCC)
- CG 03 – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- CG 05 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF15AR26) – Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
OBJETIVO
Compreender fundamentos básicos do funcionamento da internet.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática se propõe a demonstrar de forma sintetizada como funciona a internet.
PONTO DE PARTIDA
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O ponto de partida dar-se-á pela apresentação de questionamentos, como a definição de internet, as aplicações que utilizamos normalmente, além de termos como “www”, “e-mail”, entre outros, aproveitando os conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto.
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A internet faz parte do nosso cotidiano, assim como a escola ou o trabalho. É uma ferramenta como qualquer outra e basicamente está inserida em quase todas as atividades que exercemos.
Para reflexão:
Você sabe o que é a internet? Como ela funciona?
A internet é um grande conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro. Essa conectividade viabiliza a integração entre diversos tipos de dispositivos, PC´s, notebooks, celulares, smart TV´s, geladeiras, GPS´s entre outros.
A internet surgiu a partir de um projeto militar do governo norte-americano, que durante a Guerra Fria quis desenvolver um sistema em que as bases militares pudessem se comunicar. Em 1969 foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford, com o envio do primeiro e-mail. Com a evolução, na década de 1990 a internet começou a ganhar popularidade com o desenvolvimento da World Wide Web (WWW), sendo este o “pai” do avanço para os serviços que encontramos hoje.
A internet utiliza equipamentos específicos para essa comunicação, além dos grandes servidores, temos o Roteador, Hub, Switch, Modems entre outros. Para esses diferentes equipamentos conversarem eles utilizam uma linguagem específica, chamada de Protocolos, dentre eles o TCP/IP, sendo TCP – Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol).
Para os alunos:
A internet faz parte do nosso cotidiano, assim como a escola ou o trabalho. É uma ferramenta como qualquer outra e basicamente está inserida em quase todas as atividades que exercemos.
Para reflexão:
Você sabe o que é a internet? Como ela funciona?
A internet é um grande conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro. Essa conectividade viabiliza a integração entre diversos tipos de dispositivos, PC´s, notebooks, celulares, smart TV´s, geladeiras, GPS´s entre outros.
A internet surgiu a partir de um projeto militar do governo norte-americano, que durante a Guerra Fria quis desenvolver um sistema em que as bases militares pudessem se comunicar. Em 1969 foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford, com o envio do primeiro e-mail. Com a evolução, na década de 1990 a internet começou a ganhar popularidade com o desenvolvimento da World Wide Web (WWW), sendo este o “pai” do avanço para os serviços que encontramos hoje.
A internet utiliza equipamentos específicos para essa comunicação, além dos grandes servidores, temos o Roteador, Hub, Switch, Modems entre outros. Para esses diferentes equipamentos conversarem eles utilizam uma linguagem específica, chamada de Protocolos, dentre eles o TCP/IP, sendo TCP – Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Alguns conceitos importantes precisam ser explorados:
a) Navegador: sendo os mais conhecidos Chrome, Firefox, Opera e Edge, é o aplicativo que possibilita a seus usuários acessarem documentos HTML, hospedados por servidores.
b) Firewall: tradução literal – porta de fogo, é uma barreira de proteção que evita invasões, onde somente dados autorizados são transmitidos e/ou recebidos.
c) E-Mail ou Correio Eletrônico – serviço de mensagem, envia mensagens de texto, anexos e afins, tendo como principais servidores o Gmail e o Outlook.
d) Download/Upload – recepção e envio de informações para a internet.
e) Wi-Fi ou Wireless – é o envio de informações por ondas de rádio para os equipamentos.
f) Conexão Ethernet – tipo de conexão por cabo físico.
E se aumentarmos a escala, colocando várias redes como a Figura 1, conectadas, temos uma conexão mundial, exemplificada na Figura 2.
Para os alunos:
Alguns conceitos importantes precisam ser explorados:
a) Navegador: sendo os mais conhecidos Chrome, Firefox, Opera e Edge, é o aplicativo que possibilita a seus usuários acessarem documentos HTML, hospedados por servidores.
b) Firewall: tradução literal – porta de fogo, é uma barreira de proteção que evita invasões, onde somente dados autorizados são transmitidos e/ou recebidos.
c) E-Mail ou Correio Eletrônico – serviço de mensagem, envia mensagens de texto, anexos e afins, tendo como principais servidores o Gmail e o Outlook.
d) Download/Upload – recepção e envio de informações para a internet.
e) Wi-Fi ou Wireless – é o envio de informações por ondas de rádio para os equipamentos.
f) Conexão Ethernet – tipo de conexão por cabo físico.
E se aumentarmos a escala, colocando várias redes como a Figura 1, conectadas, temos uma conexão mundial, exemplificada na Figura 2.
Agora pense: “Você imaginava que a internet tinha essa dimensão?”
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Como intervenção, recomenda-se uma abordagem do conceito histórico que foi visto anteriormente. Além disso, estimule a reflexão quanto aos seguintes questionamentos:
a) Vocês tinham noção de quão imensa a internet é?
b) Conceitos como Firewall, E-Mail, WWW são comuns para vocês? Onde?
Caso seja possível, mostrar o vídeo Guerreiros da Internet – disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=O9tg_gr_iIY>.
Para os alunos:
Com base nas suas experiências pessoais, responda às seguintes perguntas:
a) Você tinha noção de quão imensa a internet é?
b) Conceitos como Firewall, E-Mail, WWW são comuns para você? Onde?
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Como método de avaliação, sugere-se:
a) Pedir para os alunos descreverem o processo de transmissão de dados pela internet.
b) Pedir para os alunos explicarem termos básicos como WWW, E-Mail, entre outros.
COMPARTILHAMENTO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Sugere-se a elaboração de cards, página web, para a exposição ampla de conceitos relacionados ao funcionamento da internet, com um dicionário de termos.