COMPONENTES CURRICULARES:
MATEMÁTICA
Geometria: Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido.
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma): Protocolos de leitura, Decodificação/Fluência de leitura.
Escrita (compartilhada e autônoma): Correspondência fonema-grafema, Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita
COMPETÊNCIA (BNCC):
- Geral:
Competência 5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Especifica em língua portuguesa:
Competência 10 – Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
- Específicas em matemática:
Competência 2 – Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
Competência 3 – Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e
Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
HABILIDADE (BNCC):
MATEMÁTICA
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
OBJETIVO
Trabalhar de forma interdisciplinar a língua portuguesa com o sistema de escrita alfabética e a matemática com o conteúdo de localização, aliando ao Pensamento Computacional, no quesito abstração, por meio de um jogo digital.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta proposta apresenta possibilidade de utilizar um jogo para trabalhar de forma interdisciplinar a língua portuguesa e a matemática, trazendo o conceito de Abstração referente ao eixo de Pensamento Computacional. Nesta proposta será utilizado o jogo Separe em Sílabas, disponível em http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/?deviceType=computer que nos possibilita um trabalho para desenvolver a habilidade de segmentar palavras em sílabas e também o trabalho com a habilidade de identificar uma localização e indicar orientações em relação ao deslocamento para isso é interessante que esta proposta seja desenvolvida em duplas, para uma experiência de interação discursiva e a criação de estratégias de interação entre os estudantes em relação a fala e a escuta.
PONTO DE PARTIDA
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O desafio apresentado aos estudantes será o de abstrair, ou seja, filtrar em seus conhecimentos elementos que os ajudem a resolver as fases apresentadas no jogo. Uma das tarefas será a de selecionar uma categoria de palavras que a dupla considera que se saíra melhor: animal, fruta, material escolar, etc., nesse momento inicie a conversa sobre o conceito de abstração, pergunte aos estudantes o que imaginam que seja isso, depois procure no dicionário e discuta sobre as interpretações da palavra e como ela se aplica no pensamento computacional. Comente que neste jogo foi utilizada uma classificação para separar as categorias de palavras e isso é também uma filtragem de dados, de todas as palavras da nossa língua portuguesa, algumas foram filtradas e classificadas dentre dessas categorias pela equipe desenvolvedora deste jogo.
Para os alunos:
Jogo separe as sílabas
http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/
Olá, vamos para o jogo?
Você está pronto para um jogo de leitura de palavras e um labirinto cheio de raios? Você e sua dupla precisam ajudar o robô a encontrar o caminho para sair deste labirinto. Seja precavido e fortaleça seu estoque de vidas na fase um em que é necessário ler as palavras e separar em sílabas de maneira correta, nesta fase você terá quatro tentativas em cada rodada e a cada acerto você acumula uma vida. espero que vocês consigam ir para a fase dois cheios de vidas, quando seu robô estiver se deslocando pelo labirinto para direita, para esquerda, para cima e para baixo, cuidado com os raios nas paredes, recolha as sílabas para formar as palavras. Vamos lá? Boa sorte!!!
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Comente com os estudantes que eles irão realizar um desafio em duplas em que terão que passar as fases do jogo. Um dos estudantes será o jogador que executa os comandos no jogo e o outro estudante será o navegador, aquele que estará responsável por ler e interpretar os dados e indicar o caminho programado, alternando as funções a cada rodada.
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Após as duplas terem sido divididas os estudantes acessam ao jogo separe em sílabas e selecionam a categoria. Peça que o jogador se posicione para iniciar os comandos e o navegador faça a primeira leitura da tela do jogo, veja todos os elementos apresentados, instigue: o que são as estralas para que elas servem? O que a palavra apresentada representa? O que fazer nos espaços em branco? Com essa conversa entre jogador e navegador inicia-se as jogadas. Este jogo apresenta três tentativas de acerto para a separação em sílabas, na quarta tentativa caso a dupla não acerte o jogo apresenta uma nova palavra. Cada acerto dá uma vida para a fase seguinte, após passar por cinco palavras o jogo inicia a fase dois, do labirinto em que o jogador deve deslocar-se para chegar até as sílabas e formar as palavras, caso seja atingido várias vezes pelos raios perde uma vida. Neste momento o navegador deve auxiliar o jogador direcionado com comandos verbais, direita, esquerda, para cima, para baixo.
Um dos importantes elementos envolvidos pelo conceito de abstração é a questão das formas de organizar informações em estruturas que possam auxiliar na resolução de problemas. Após os dois integrantes da dupla terem passado pelas funções de jogador e navegador, peça que conversem entre si para discutir se a estratégia utilizada apresentou bons resultados e se pode ser revista e reorganizada.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Como avaliação, pode-se observar se os estudantes apresentam habilidades de fala e escuta para resolução do jogo. Se apresentaram leitura fluente das palavras e segmentação correta das palavras. Identifica e expressa verbalmente orientação a partir da localização do robô no jogo, indicando o caminho a ser seguido. Compreende o conceito de abstração contextualizado nesta proposta.
COMPARTILHAMENTO:
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para compartilhar essa atividade, pode ser elaborado um texto coletivo que indique as instruções do jogo para outras turmas. Lembrando o conceito de abstração indique aos estudantes que um texto instrucional precisa de informações precisas que precisam de filtragem de informações, visando as que são relevantes.