ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EI03ET02) – Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
OBJETIVO
Conhecer, interagir e entender o funcionamento de diferentes aparatos digitais.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos conhecer e interagir com aparatos digitais, antigos e contemporâneos, para compreender seu funcionamento, quais são suas funções e como podem facilitar nosso dia a dia.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: Como funciona?
Agora, discuta com seu professor (a) e colegas sobre o que assistiram:
- O homem das cavernas conhecia esse dispositivo?
- Será que os smartphones já existiam naquela época?
- O personagem utilizou o dispositivo corretamente?
- Esse dispositivo pode ser utilizado de alguma forma para caçar? (Dentre outros questionamentos).
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
- Vocês conhecem os aparatos digitais apresentados?
- Para que servem?
- Vocês sabem como eles funcionam?
- Quais cuidados devemos ter ao manusear aparatos digitais?
- Quais desses aparatos vocês têm em casa?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Disponibilize os dispositivos digitais disponíveis no ambiente multiuso (smartphones, tablets, notebooks, entre outros) para livre exploração das crianças. Lembre-se de garantir a segurança dos alunos e a conservação dos dispositivos, escolhendo lugares seguros para a manipulação, evitando acidentes e danos aos materiais.
Delimite um tempo para a livre exploração. Considerando a faixa etária dos alunos, 15 ou 20 minutos já são suficientes.
Antes de iniciar a proposta, determine alguns combinados com a turma sobre os cuidados que devemos ter ao manusear aparatos digitais: não deixar cair no chão, não derramar líquidos sobre os dispositivos, ter cuidado ao apertar as teclas evitando pressão excessiva, etc.
Após os combinados, permita que interajam com os objetos sem intervenção e incentive-os para que formulem hipóteses e questionamentos sobre o funcionamento e a função de cada aparato digital apresentado. Anote as ideias, curiosidades e dúvidas que surgirem para servirem como ponto de partida para novas intervenções.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Agora que você já conhece alguns aparatos digitais, escolha um dos dispositivos apresentados e reúna-se com alguns colegas para pesquisar um pouco mais sobre esse aparelho. Após a pesquisa, apresentem para a turma o que aprenderam.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Divida a turma em grupos menores, de acordo com o número de alunos (máximo de cinco por equipe). Cada grupo será responsável por explorar um pouco mais o dispositivo escolhido.
Combine com eles que escolham como desejam apresentar o que aprenderam para a turma, pode ser por meio de cartazes com desenhos e escrita, vídeo gravado com smartphone, apresentação oral, criação de slides, dramatização ou outra maneira que preferirem.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Agora é a hora de colocar em prática a formatação da apresentação dos conhecimentos para a turma. Caprichem e divirtam-se!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Auxilie os grupos a montar a apresentação no formato escolhido. Disponibilize os dispositivos digitais e alguns materiais, como: diferentes tipos de papéis, canetas, giz de cera, lápis de cor, tesouras, cola, etc.
As crianças nessa idade nem sempre têm o domínio total da escrita e do manuseio dos dispositivos eletrônicos, sendo assim, ofereça-se para ser escriba, para filmá-los com o celular, para abrir e navegar pelos programas que serão usados, dentre outras formas de auxílio. Contudo, sempre incentive o protagonismo infantil, priorizando e considerando as ideias e sugestões das crianças.
Para os alunos:
Que tal ampliar um pouco mais o que aprendeu sobre os aparatos digitais com a participação de sua família?
Faça uma pesquisa com seus familiares para descobrir quais são os dispositivos digitais mais utilizados por eles e quais são as suas funcionalidades.
Gravem um vídeo juntos, mostrando o funcionamento de cada dispositivo e contando em que situações utilizam esses aparatos no cotidiano de vocês.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos compartilhar o que aprendemos? Junto com o seu grupo, apresente para a turma o resultado do trabalho da equipe e troquem ideias sobre os conhecimentos adquiridos.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Promova um momento especial para a apresentação dos trabalhos. Prepare o ambiente multiuso com almofadas, tapetes, cordões de luz, e outros recursos para tornar o local acolhedor e aconchegante. Pode-se também criar cartazes e desenhos para compor um cenário e delimitar o espaço de apresentação.
Cada grupo apresentará o seu produto final e, em seguida, promova um tempo de discussão para que as crianças falem o que acharam da apresentação dos colegas, façam observações e proponham sugestões.
Para os alunos:
Convide a sua família para assistir aos vídeos produzidos por seus colegas, acessando o blog da turma.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Envie um bilhete para as famílias convidando-as para que acessem o blog da turma e assistam aos vídeos produzidos pelas crianças e seus familiares.