OBJETO DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
Álgebra: Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências.
COMPETÊNCIA (BNCC):
- Geral:
Competência 2 – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Específicas:
Competência 2 – Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
Competência;
Competência 4 – Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
HABILIDADE (BNCC):
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
OBJETIVO
Reconhecer padrões e praticar a decomposição em partes, para resolução de problemas.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Esta proposta apresenta possibilidade de que o eixo Pensamento Computacional seja trabalho em conjunto com competências e habilidades expressadas na BNCC para a área de Matemática para o 1º Ano do Ensino Fundamental.
As atividades foram pensadas de forma a unir os conceitos inerentes do eixo Pensamento Computacional: decomposição e reconhecimento de padrões a unidade temática de álgebra para se trabalhar o pensamento algébrico.
PONTO DE PARTIDA
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O trabalho com a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve pautar-se à prática de letramento matemático, definido segundo a BNCC (2018), como as competências e habilidades de interpretar e empregar a matemática em variados contextos. Aliar essa prática ao pensamento computacional significa apresentar formas de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente de maneira simples, percebendo que, a sequência, decomposição e identificação de padrões pode auxiliar a interpretar e formular instruções de maneira mais detalhada.
Para os alunos:
Que tal embarcar em uma aventura junto com seus colegas pelo mundo da programação?
Conheça a história de Ruby e com a orientação do seu professor (ou professora) realize as atividades propostas.
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Inicie a sequência fazendo a leitura do livro: Olá Ruby – uma aventura pela programação, de Linda Liukas. Comente que a personagem Ruby os levará para muitas aventuras e aprendizados sobre o tema pensamento computacional com conceitos de: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos, tudo isso junto da matemática.
A segunda parte da sequência vai apresentar o Coding Robotics, presente no Ambiente Multiuso. Antes de trabalhar pela primeira vez com o material do Coding Robotics, consulte o Manual do usuário e o Manual de instruções.
Divida a turma em equipes e cada uma deverá montar duas sequências de instruções para o robô executar. Escolha os temas disponíveis no material e oriente os alunos durante a realização da atividade, mas deixe-os livres para construírem as sequências e aprenderem a corrigir possíveis erros de programação, pois o robô só “obedecerá” se estiver tudo correto.
Para os alunos:
Vamos ajudar o robozinho a seguir instruções?
Junto com sua equipe, monte duas sequências de programação e veja o robozinho executá-las.
Siga as orientações do seu professor (ou professora) para que cada programação seja feita corretamente.
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Este livro apresenta a possibilidade da leitura de toda a história ou uma leitura em capítulos, seguindo de acordo com as sugestões de atividades contidas ao final do livro. Nesta sequência as atividades apresentadas são uma adaptação. Caso não seja possível a leitura do livro é possível envolver as crianças ao contexto de imaginação proposto pela autora ao acessar o site que conta com diversas atividades:
- https://www.helloruby.com/
O trabalho pode ser realizado de maneira coletiva com a visualização das atividades no computador ou de maneira impressa.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Como avaliação, pode-se observar se os estudantes são capazes de reconhecer a estratégia de decomposição e conseguem acompanhar a sequência de instruções, reconhecer e numerar de acordo com o solicitado.
COMPARTILHAMENTO:
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para compartilhar a atividade relacionada ao universo de programação da Ruby, solicite aos estudantes que a refaçam com seus familiares e devolvam como tarefa feita em casa, um trabalho planejado de forma parecida.