ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF06MA04) – Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).
OBJETIVO
Identificar padrões de instruções que se repetem em um algoritmo e utilizar um módulo ou função para representá-las.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática, vamos criar um programa formado por módulos que se repetem.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Você já prestou atenção em um desenho de animação? Quantos desenhos diferentes você acha que são necessários para fazer um vídeo de alguns segundos? Será que alguns desenhos se repetem?
Assista ao vídeo a seguir:
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Reproduza no Scratch a sequência de blocos a seguir. Note que ela será executada quando você pressionar a barra de espaço.
- Quais são os blocos que aparecem mais de uma vez?
- Você consegue identificar uma sequência de blocos que se repete?
- Seria possível montar a sequência toda apenas repetindo uma sequência de blocos?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Esta sequência é formada pela repetição de uma sequência de 4 blocos por 3 vezes: É equivalente ao uso do bloco REPEAT, desta forma:
Se os alunos já conhecerem o comando REPEAT, incentive-os a criarem um programa mais curto que realize a mesma função.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
É possível criar uma dança juntando algumas sequências de movimentos.
Observe a sequência de blocos a seguir e identifique as repetições:
Observando a execução do programa e o código, podemos perceber que a personagem executa duas sequências de movimentos diferentes que se repetem.
Vamos chamar uma das sequências de cruzar e a outra de lateral.
Clicando no menu Meus Blocos, crie um bloco com o nome de cada uma das sequências.
Acrescente ao bloco defina cruzar a sequência de ações que formarão esse movimento. Você pode ou não usar o bloco REPEAT.
Veja duas maneiras diferentes para fazer isso:
Faça a mesma coisa para o defina lateral, usando a outra sequência de movimentos.
Em seguida, reproduza o seguinte programa e observe o que acontece:
Experimente inserir mais blocos de cruzar e lateral nesse programa, criando uma sequência de dança mais longa.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Agora, os alunos dividirão um código longo em etapas que se repetem, criando duas funções. Cada uma delas executará uma sequência de movimentos. Os alunos poderão utilizá-las para criar uma sequência de dança mais longa com menos blocos.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Clique na aba Fantasias e observe outras posições existentes para a personagem. Elabore uma ou mais sequências de movimentos e dê nomes a elas. Em seguida, crie uma dança completa combinando os movimentos que você inventou.
Dê um nome para o seu projeto e compartilhe na plataforma do Scratch.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Usando a mesma sequência de blocos da etapa anterior, é possível criar outros movimentos selecionando fantasias diferentes. Incentive os alunos a explorarem as imagens existentes para criar funções e, depois, a montar sequências de movimentos fazendo uma dança.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar o projeto na plataforma do Scratch e utilizar o link para mostrá-lo aos amigos e familiares.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos sobre a publicação e o compartilhamento dos projetos realizados.