ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF15AR24) – Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
OBJETIVO
Reconhecer conteúdos que podem ser encontrados na internet e como acessá-los.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos compartilhar informações sobre os conteúdos da internet adequados à faixa etária.
PONTO DE PARTIDA
Que tal compartilhar com os colegas o que você sabe sobre a internet, organizando uma lista com informações do que podemos encontrar nela?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Promova uma conversa entre os alunos e registre na lousa as experiências que eles têm em relação à internet. Como esse é um assunto sensível, pois alguns pais podem considerar muito cedo para os filhos utilizarem o computador, vamos partir das informações dadas pelos próprios alunos.
Entre os recursos que os alunos podem conhecer, estão: jogos, vídeos, pesquisa de imagens e textos, bate-papos com parentes e amigos.
PROBLEMATIZAÇÃO
A internet possui uma imensa coleção de informações! Elas podem estar na forma de vídeos, textos, imagens e sons. Entretanto, ali podem existir informações falsas ou que, mesmo sendo verdadeiras, sejam prejudiciais. Assim, é preciso tomar muito cuidado ao utilizá-las.
Vamos fazer uma pesquisa com os pais ou adultos que moram com você. Entreviste uma ou mais pessoas e registre as respostas para as perguntas a seguir:
1) Diga dois conteúdos da internet que você considera adequados para quem está no 1º ano do Ensino Fundamental.
2) Cite um site que você indicaria para a turma conhecer.
3) Diga dois cuidados que uma criança deve ter ao usar a internet.
Você pode pedir para alguém anotar as respostas, ou até gravar um vídeo com a sua entrevista.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos sobre como devem trazer o resultado da entrevista. Eles podem anotar as respostas ou, se ainda não dominarem a escrita, pedir para os familiares adultos escreverem. Outra opção é pedir para gravarem a entrevista em áudio ou vídeo.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Cada aluno trouxe indicações de sites para a turma! Vamos conhecer alguns deles?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Antes da atividade a seguir, recolha o resultado das entrevistas feitas. Se possível, monte uma página com links para alguns dos sites indicados pelos familiares dos alunos. Você também pode projetar um vídeo que tenha sido indicado e depois acessar um jogo com os alunos.
Mostre a eles sites que contêm vídeos, como o YouTube e sites de jogos adequados para a faixa etária.
Por fim, apresente um vídeo que mostra de forma lúdica alguns dos perigos da internet. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TfAO8P5oVeI.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Com a ajuda do professor (ou professora), a turma deverá gravar um vídeo com dicas sobre o uso da internet. Qual dica você gostaria de dar?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Grave um vídeo com as crianças dando dicas sobre coisas legais para ver na internet e orientações de segurança.
Você pode seguir o formato disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KQZmMQX9Ur4.
COMPARTILHAMENTO
Vamos publicar as dicas de utilização da internet. Depois, mostre para a sua família o que você aprendeu.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Publique o vídeo criado pela turma e oriente os alunos a mostrá-lo aos familiares.