COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIA (BNCC):
- Geral:
Competência 1 – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Específicas:
Competência 1 – Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem;
Competência 2 – Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social;
Competência 3 – Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo;
Competência 5 – Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
HABILIDADE (BNCC):
(EF12LP06) – Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto;
(EF02LP16) – Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
OBJETIVO
Identificar as características do gênero textual receita, comparando com o conceito de Decomposição, em que os problemas são divididos em partes menores.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta proposta oferece a possibilidade de que o eixo Pensamento Computacional e o conceito de Decomposição sejam apresentados aliados a uma atividade de língua portuguesa, para que os alunos reconheçam que o conceito de Decomposição no Pensamento Computacional trabalha a ideia de que os problemas podem ser divididos em partes menores e mais fáceis de resolver, assim como na escrita acontece algo semelhante.
Quando solicitamos aos estudantes que comentem sobre alguma receita, provavelmente terão facilidade em se expressar verbalmente sobre o assunto, uma vez que possivelmente já tenham acompanhado o preparo de uma em sua vida cotidiana, no entanto, ao solicitar que escrevam a receita de um bolo, por exemplo, pode ser que alunos que estejam em processo de alfabetização se sintam inseguros.
Faz sentido refletir sobre a ideia de que um texto é feito de frases e palavras, que algo maior também é dividido em partes menores. No entanto, as partes menores ganham mais sentido dentro do texto. Assim como no processo de Decomposição as partes são separadas, mas precisam ser reconstituídas para uma solução global.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
PONTO DE PARTIDA
Inicie perguntando aos estudantes se alguma vez já realizaram o preparo de um alimento. Respeitando a vez de cada um, eles poderão relatar oralmente como foi essa experiência, se foi em casa, se foi com os pais, se gostaram de realizar a tarefa, se antes de preparar imaginaram que seria fácil ou difícil.
Em seguida, pergunte se, para preparar o alimento precisaram de instruções de outra pessoa ou leram algum texto que os auxiliasse.
Comente que quando uma pessoa já está habituada a preparar um alimento, como o nosso tradicional arroz com feijão, ela não precisa de instruções, pois já memorizou como se faz, no entanto, para alguém que nunca tenha preparado essa refeição, as chances de dar certo já na primeira vez aumentam quando as instruções de preparo são seguidas, seja ouvindo-as de alguém experiente ou buscando por um texto, vídeo ou áudio que traga o passo a passo.
Continue a conversa explicando que a expressão oral, ou seja, a fala de uma pessoa, ou a leitura de um texto escrito para dar instruções de como preparar um alimento é chamada de receita.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para introduzir o trabalho com o conceito de Decomposição, apresente a seguinte problemática: Uma pessoa e um robô podem executar uma receita?
Detalhando a problemática para os estudantes comente que o ponto de partida foi a conversa sobre as instruções orais ou escritas para produzir um alimento, assim, já se sabe que uma receita é um tipo de texto que envolve uma explicação, uma forma de realizar uma ação, um passo a passo. Mas será que uma pessoa e um robô, são capazes de compreender um texto de receita da mesma maneira? Eles vão agir da mesma forma para preparar a receita?
Um robô, um programa de computador e um jogo, por exemplo, são programados por pessoas, então, podemos dizer que eles seguem um tipo de receita para executar os comandos que recebem. Diferente do ser humano que tem livre arbítrio e é capaz de fazer suas escolhas, a maioria dos robôs que existem e os programas de computador só executam uma ação a partir de instruções que receberam. Voltando a falar das receitas, todas elas são divididas em partes. Um bolo de chocolate não é feito com um único ingrediente, nem mesmo com um único utensílio doméstico. Para entender um pouco mais sobre isso, vamos fazer algumas atividades e descobrir se uma pessoa e um robô podem ou não executar uma receita.
INTERVENÇÃO
Para iniciar de forma lúdica, apresente aos estudantes o jogo Cozinhando Waffles disponível em https://www.friv.com/z/games/cookcookbelgianwaffles/game.html. O jogo consiste na apresentação da receita dividida em três partes. Primeiro, os utensílios e ingredientes são selecionados, depois, os ingredientes da massa são misturados, seguindo a ordem apresentada, e, em seguida, a massa é colocada na assadeira, então, é necessário aguardar o tempo determinado e retirar da assadeira. E, por último, é necessário escolher os ingredientes para complementar o prato e decorar os waffles. Ressalte que no jogo já temos uma dica da receita dividida em partes. Observe se a turma consegue realizar a leitura das imagens, se são capazes de identificar e selecionar os ingredientes solicitados e de misturar a receita na ordem apresentada.
É importante que eles trabalhem também com situações reais. Para isso, realizem juntos uma receita. A sugestão é que seja uma receita mais fácil e que não seja necessário utilizar um forno. Veja a receita a seguir:
DANONINHO CASEIRO
INGREDIENTES:
- 1 LATA DE LEITE CONDENSADO;
- 2 CAIXAS DE CREME DE LEITE;
- 200 GRAMAS DE IOGURTE NATURAL;
- 1 PACOTE DE SUCO EM PÓ SABOR MORANGO.
MODO DE PREPARO:
1) EM UM LIQUIDIFICADOR, BATA TODOS OS INGREDIENTES ATÉ OBTER UMA CONSISTÊNCIA CREMOSA.
2) DISTRIBUA A MISTURA EM COPINHOS E LEVE À GELADEIRA ATÉ QUE ESTEJA FIRME.
Faça a leitura com os alunos e explore a organização textual. Realize a receita com o auxílio deles e proporcione um momento de degustação. Pergunte se já conheciam a receita, se já tinham experimentado e o que acharam de realizar o preparo com o auxílio da receita.
Apresente outros textos de receitas em diferentes mídias, como livros, cadernos de família, embalagens de produtos, em sites da internet, podcasts e vídeos. Assim, eles perceberão que, embora os textos tragam algumas variações na estrutura, como rendimento e tempo de preparo, todo texto de receita deve seguir algumas características e possui uma estrutura semelhante. Explore isso com a seguinte atividade:
QUADRO DE GÊNERO TEXTUAL |
|||
TIPO DE GÊNERO TEXTUAL | CARACTERÍSTICAS | FINALIDADE | ONDE ENCONTRAMOS |
RECEITA |
– TÍTULO
– INGREDIENTES – MODO DE PREPARO |
INDICAR AS INSTRUÇÕES DE PREPARO DE UM ALIMENTO | – LIVROS;
– SITES DA INTERNET; – EMBALAGENS DE PRODUTOS; – DE FORMA ORAL. |
EXEMPLO:
ESCREVA AQUI UMA RECEITA |
|||
Comente com os estudantes que mais uma vez encontramos o conceito de Decomposição, pois essa divisão no quadro nos auxilia para entender a forma de composição do texto.
Explique que um robô ou um programa de computador executa melhor uma tarefa quando a realiza por partes. Se pedíssemos para um robô executar uma receita de bolo, teríamos que escrever todos os comandos, pois já dissemos que ele não pensa por si mesmo. Então, teria que ter o primeiro comando “procure a receita de bolo de chocolate”, e você teria que dar todos os comandos de como o robô faria isso. Agora, seria a parte dos ingredientes, teria que ter um comando específico para o robô encontrar cada ingrediente: “pegue os ovos na geladeira”; “pegue a farinha de trigo no armário…” A parte dos utensílios: “pegue a batedeira”; “pegue a assadeira…” Depois de todos esses comandos, ainda teria a parte do modo de preparo e precisaríamos explicar todo o passo a passo para o robô:
Passo 1: quebre 1 ovo e coloque na batedeira
Repita 3 vezes…
Passo 2: pegue uma xícara de trigo e despeje na batedeira
Repita 2 vezes…
Assim, podemos constatar que um texto de receita para um robô teria que ser diferente de um texto de receita para uma pessoa.
Destaque também que, para que um robô tenha a capacidade de executar a tarefa de fazer uma receita, ele precisaria ter peças que proporcionassem mobilidade semelhante a de um ser humano.
Agora, respondendo à pergunta:
Uma pessoa e um robô podem executar uma receita?
Um robô pode executar uma receita desde que tenha as peças necessárias e que seja programado para saber identificar os ingredientes, os utensílios e a ordem correta do modo de preparo.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Como criação a ser realizada após o trabalho com o gênero textual receita e o conceito de Decomposição, comente com os alunos que embora ainda não faça parte do nosso cotidiano robôs que executam receitas, já temos robôs que nos lembram as receitas, são os assistentes virtuais que estão presentes nos celulares e até mesmo em eletrodomésticos. Esses assistentes reconhecem o comando de voz e fazem buscas na internet, por exemplo.
Apresente o vídeo de uma receita de doce de amendoim, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=351MW3ACwDs e, em seguida, comente que os alunos realizarão a escrita compartilhada da receita. Eles deverão pensar na Decomposição da receita, ou seja, nas suas partes, e falarão para a professora escrever o texto. No momento da escrita, repare se eles se lembram das características do gênero textual e da ordem correta da forma de composição do texto. O texto escrito servirá como um roteiro para que realizem uma gravação de voz, lendo a receita.
COMPARTILHAMENTO
Oriente os estudantes para compartilharem o que aprenderam sobre o gênero textual receita e o conceito de Decomposição. Realize uma postagem na página da escola com fotos dos momentos de preparação e degustação da receita de Danoninho Caseiro, do momento da escrita compartilhada e da gravação de voz da leitura da receita do Doce de Amendoim. Grave também alguns relatos dos alunos comentando sobre o que aprenderam sobre o conceito de Decomposição.
Para os alunos:
Será que uma pessoa e um robô, são capazes de compreender um texto de receita da mesma maneira?
Eles vão agir da mesma forma para preparar a receita?
Um robô, um programa de computador e um jogo, por exemplo, são programados por pessoas, então, podemos dizer que eles seguem um tipo de receita para executar os comandos que recebem.
Todas as receitas são divididas em partes. Um bolo de chocolate não é feito com um único ingrediente, nem mesmo com um único utensílio doméstico.
Um robô ou um programa de computador executa melhor uma tarefa quando a realiza por partes. Se pedíssemos para um robô executar uma receita de bolo, teríamos que escrever todos os comandos, pois já dissemos que ele não pensa por si mesmo. Então, teria que ter o primeiro comando “procure a receita de bolo de chocolate”, e você teria que dar todos os comandos de como o robô faria isso. Agora, seria a parte dos ingredientes, teria que ter um comando específico para o robô encontrar cada ingrediente: “pegue os ovos na geladeira”; “pegue a farinha de trigo no armário…” A parte dos utensílios: “pegue a batedeira”; “pegue a assadeira…” Depois de todos esses comandos, ainda teria a parte do modo de preparo e precisaríamos explicar todo o passo a passo para o robô:
Passo 1: quebre 1 ovo e coloque na batedeira
Repita 3 vezes…
Passo 2: pegue uma xícara de trigo e despeje na batedeira
Repita 2 vezes…