ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG 01) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF15LP09) – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
OBJETIVO
Conhecer o jogo Tangram e utilizá-lo para compor e decompor figuras geométricas analisando suas diferenças e propriedades.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos utilizar o jogo Tangram de diferentes maneiras para compor e decompor figuras geométricas diversas.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: Tangram?
Discuta com seu professor (ou professora) e colegas sobre o que assistiram:
- Você já conhecia o Tangram?
- Você sabia que a origem do jogo é chinesa?
- Você acredita que o Tangram surgiu como relatado na lenda?
- Quais imagens você acha que podemos montar usando as peças do Tangram?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Vamos interagir com o jogo de Tangram de uma maneira diferente?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Previamente interaja com o recurso Tangram 4D com realidade aumentada e compreenda como ele funciona acessando o seu manual.
Organize o ambiente multiuso para a disponibilização do recurso e mostre para a turma as possibilidades de interação com o material.
Após a determinação de alguns combinados para o manuseio do dispositivo, permita que as crianças explorem o recurso livremente e mostre-se disponível para auxiliá-los sempre que necessário.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Use o jogo Tangram para resolver alguns desafios propostos por seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Distribua uma folha de papel sulfite, lápis de cor e um jogo de Tangram para cada criança (o jogo pode ser feito de madeira, papel, E.V.A., cartolina ou outro material que estiver disponível na escola).
Comente que, nesta primeira atividade, você irá descrever uma figura geométrica e cada aluno deverá desenhar na folha de sulfite conforme o seu comando. Ressalte que uma imagem deverá ser formada após a finalização da descrição.
COMANDOS:
- Primeiro, quero que desenhem um triângulo de tamanho médio e de cor amarela;
- Abaixo desse triângulo, tem um retângulo médio, na cor azul;
- Dentro do retângulo tem um círculo vermelho pequeno;
- E embaixo do retângulo tem um trapézio verde.
Lembre-se que, após cada comando, deve-se deixar um tempo para que os alunos compreendam o que deve ser feito e executem o desenho e a pintura das formas com tranquilidade.
Ao final da descrição, espera-se que a imagem de um foguete seja formada, conforme o modelo abaixo:
Depois, sugira que os alunos apresentem os desenhos e comparem os resultados obtidos. As crianças podem completar a produção desenhando o cenário ou outros elementos espaciais.
Em seguida, solicite que as crianças peguem as peças do Tangram e as separem por atributos de forma e tamanho.
Pergunte para a turma do que o jogo Tangram é composto. Os alunos devem responder que o Tangram é formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo.
Explique que o objetivo do jogo é formar uma figura utilizando as 7 peças, que devem estar unidas por pelo menos um vértice e sem ficar sobrepostas.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Chegou a hora de interagir com o jogo Tangram e de fazer uma apresentação para mostrar o que você aprendeu!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Entregue uma folha de papel sulfite, cola e um jogo de tangram de papel para cada criança. Solicite que criem uma nova figura utilizando todas as peças. Comente que com o Tangram é possível compor muitas imagens (se desejar, projete alguns exemplos para ilustrar sua fala).
Antes de começar, relembre as regras do jogo: as peças devem estar unidas por pelo menos um vértice e não podem ficar sobrepostas.
Para ampliar a percepção dos alunos, faça algumas perguntas, como: O que pensaram em fazer com estas peças? Que figuras podemos compor? Se juntarmos dois triângulos, que formas vamos obter? Já tentaram fazer isso?
Incentive as produções permitindo que as crianças explorem as possibilidades e façam diferentes combinações a fim de obterem um resultado mais satisfatório.
Oriente os alunos para colarem sua composição na folha de sulfite.
Para enriquecer ainda mais a atividade, ofereça outros materiais artísticos para as crianças personalizarem suas produções com desenhos, molduras e/ou escrita.
Quando todos terminarem, disponibilize smartphones e solicite que os alunos fotografem suas produções.
Em seguida, auxilie os alunos a descarregar as fotografias nos computadores, notebooks ou tablets.
Por fim, oriente a turma a utilizar um programa de apresentação para mostrar o trabalho desenvolvido usando as fotografias e escrita (podem contar como foi realizar essa proposta, o que aprenderam sobre o Tangram, a história do jogo ou outras questões que desejarem abordar).
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos mostrar para a turma o resultado do seu trabalho?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Prepare o espaço da apresentação: disponibilize os recursos necessários (telão, projetor, televisão, computador, etc.), exponha as produções feitas pelos alunos e organize um espaço confortável para a realização da proposta.
Solicite que um aluno por vez compartilhe sua apresentação para a turma e fale sobre como foi realizar a atividade.
Após a apresentação, faça perguntas como: Você conseguiu usar todas as formas? Que imagem você formou no final? Considerou fácil ou difícil o desafio? Você gostou de “brincar” com o Tangram? Descobriu outras possibilidades de uso das peças durante a atividade?
Disponibilize as apresentações no blog da turma para que as famílias tenham acesso ao trabalho desenvolvido.