ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
HABILIDADE (BNCC)
(EF35LP04) – Inferir informações implícitas nos textos lidos.
OBJETIVO
Compreender a distinção entre dado e informação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos transformar dados numéricos em informação na forma de imagem.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Vamos conhecer um passatempo que você pode encontrar na internet com diferentes nomes: Nonograma, Pic-a-pix, Griddler e outros.
Esse passatempo é uma grade quadriculada com números na borda. Pintando corretamente os números, formamos uma figura.
Os números acima de cada coluna indicam uma sequência de quadradinhos que devem ser pintados de preto na coluna. Os números à esquerda de cada linha indicam uma sequência de quadradinhos que devem ser pintados de preto na linha.
Quando há dois ou mais números no alto da coluna ou à esquerda da linha, significa que temos duas ou mais sequências que são separadas por um espaço de um ou mais quadradinhos.
Veja a solução do quebra-cabeça. A figura formada é um pequeno pássaro, não é?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
No exemplo que vimos, não sabíamos qual imagem seria formada. Precisamos interpretar os números e organizar os dados para ver a imagem.
Que tal resolver um quebra-cabeça como esse?
Acesse: https://www.griddlers.net/pt_PT/nonogram/-/g/11989.
Qual foi a figura formada?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para mais quebra-cabeças, acesse: <https://www.griddlers.net/pt_PT/nonogram/-/g/p0/pp30/tf/sa/va/th0/i01/s0-5/c2-2/p1-100/d0-10000000000>.
Para ver um vídeo que explica como resolver, acesse: <https://www.youtube.com/watch?v=4J6E2v9S3SI>.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
No quebra-cabeça, existe uma regra para a interpretação dos dados. Será que podemos formar a mesma figura mostrando os dados de outra maneira?
Experimente preencher a linha de quadradinhos abaixo seguindo as regras a seguir, até o fim do quadriculado.
a) Pinte 2 quadradinhos de preto;
b) Pinte 4 quadradinhos de branco;
c) Pinte 1 quadradinho de preto;
d) Pinte 4 quadradinhos de branco;
e) Pinte 1 quadradinho de preto;
f) Pinte 4 quadradinhos de branco;
g) Pinte 3 quadradinhos de preto;
h) Pinte 2 quadradinhos de branco;
i) Pinte 1 quadradinho de preto;
j) Pinte 1 quadradinho de branco;
k) Pinte 1 quadradinho de preto;
l) Pinte 1 quadradinho de branco;
m) Divida a tira em cinco partes com 5 quadradinhos em cada uma;
n) Monte um quadro, coloque a primeira parte na primeira linha, a segunda parte na segunda linha e assim por diante.
Qual figura foi formada?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A figura formada na segunda etapa da atividade é a mesma. A ideia é mostrar que há diferentes maneiras de apresentar os dados para uma mesma informação (que é a figura).
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Usando uma folha de papel quadriculado, crie uma figura. Você pode copiar a figura e depois colorir apenas os quadradinhos que estão no interior do contorno.
Quanto maior a figura, maior a quantidade de dados que você precisará para formá-la, então, da primeira vez, faça uma figura pequena, com no máximo, 10 linhas e 10 colunas.
Depois que a figura estiver pronta, escolha uma maneira de passar os dados para um colega poder formar a mesma imagem. Você poderá usar as duas maneiras que aprendeu ou criar uma nova!
Registre os dados para a criação da figura e compartilhe com os colegas de acordo com as orientações do professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Disponibilize para os alunos folhas de papel quadriculado. Eles podem trabalhar individualmente ou em equipes. Os alunos deverão criar imagens formadas por quadradinhos pretos e brancos, em um quadriculado de, no máximo, 10 x 10. Depois que a imagem estiver formada, deverão descrever como reproduzi-la usando uma das maneiras já trabalhadas, ou outra diferente. Por exemplo, eles podem criar um sistema de coordenadas e indicar quais células devem ser pintadas.
Se preferir, essa atividade poderá ser feita usando uma planilha eletrônica ao invés de realizá-la no papel.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar as criações para que outras pessoas possam resolver o desafio? Siga as orientações do seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação da atividade realizada pelos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.