ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF35LP04) – Inferir informações implícitas nos textos lidos.
OBJETIVO
Realizar pesquisas avançadas na internet.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos pesquisar na internet sobre referências culturais de nossos pais e avós.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
A internet chegou ao Brasil em 1988, mas só se tornou acessível ao público a partir de 1994. Desde então, muitas informações foram sendo registradas e tornadas acessíveis digitalmente.
Mas, e os fatos que aconteceram antes da chegada da internet? Será que temos informações sobre músicas, brincadeiras e até programas de TV de antes de 1988?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Entreviste os seus pais ou avós, apresentando as seguintes perguntas:
1. Que música você cantava quando era criança? Você se lembra da letra dessa música?
2. Que brincadeiras eram comuns quando você era pequeno (a)?
3. Que tipo de brinquedos você tinha?
4. Quais eram os programas de TV ou rádio mais populares quando você era mais jovem?
Anote todas as respostas e apresente-as no dia indicado pelo professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos sobre a realização da entrevista e a data de entrega. Indique se a entrevista será gravada em áudio, vídeo ou registrada por escrito. Combine com eles a forma de entrega, que poderá ser via e-mail ou de outra maneira que considerar mais adequada. Se preferir, não será necessário agendar uma entrega, mas apenas que os alunos tenham o conteúdo pesquisado no dia em que for realizada a próxima etapa.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Assista ao vídeo a seguir e anote três dicas que você achou importantes ao realizar as pesquisas.
Em seguida, trabalhando individualmente ou em equipe, faça uma pesquisa sobre o que foi citado na entrevista que você fez.
Você poderá procurar fotos dos brinquedos que foram mencionados ou das brincadeiras que eram comuns antigamente.
Também poderá procurar por vídeos ou gravações das músicas e programas de TV que seus pais e avós assistiam.
Aproveite as dicas do vídeo para facilitar a sua pesquisa.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Depois que a turma assistir ao vídeo, promova uma roda de conversa sobre as dicas dadas e quais seriam úteis no dia a dia dos alunos. Seria relevante se eles criassem um pequeno manual com as dicas que considerarem mais interessantes.
Em seguida, os alunos pesquisarão sobre as músicas, brinquedos, brincadeiras e programas de rádio e TV da infância de seus pais e/ou avós. Eles poderão usar o que aprenderam para refinar as pesquisas e evitar resultados indesejados.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Agora vamos preparar uma publicação juntando as entrevistas e as pesquisas realizadas. Seu professor (ou professora) orientará a turma sobre o formato da publicação.
Dica: quanto mais imagens você colocar, mais interessante seu trabalho vai ficar!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos a criarem uma apresentação ou uma publicação no blog da turma, com texto, imagens e links para os vídeos encontrados. Sugira um título para o trabalho como: “As brincadeiras do tempo dos meus avós” ou “A trilha sonora da infância dos meus pais”.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar o resultado das pesquisas de forma interessante e divertida?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação das produções dos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.