ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
COMPETÊNCIA (BNCC)
- CG 03 – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- CG 05 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- CG 06 – Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
HABILIDADE (BNCC)
(EF03MA01) – Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna. Composição e decomposição de números naturais.
(EF03MA02) – Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
OBJETIVO
Identificar a presença de memória nos dispositivos computacionais.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática se propõe a instigar a percepção da memória existente, como a quantidade de fotos que são possíveis armazenar em um celular.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
O ponto de partida dar-se-á pela apresentação de questionamentos, quanto aos equipamentos que cada aluno possui, para identificar a quantidade de jogos, fotos, filmes e vídeos que eles têm em seus respectivos dispositivos, sejam eles móveis ou não.
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A percepção de espaço está diretamente relacionada com a quantidade de objetos que podemos utilizar para ocupá-lo e na memória de dispositivos computacionais não é diferente. Os dispositivos computacionais possuem diversos tipos de memória, sendo elas basicamente do tipo persistente ou volátil.
Memórias do tipo persistente são utilizadas para manter os dados armazenados, ou seja, é nela onde iremos colocar fotos, vídeos, arquivos diversos, instalar aplicativos etc.
Memórias do tipo volátil são utilizadas para auxiliar no desempenho do dispositivo e toda vez que o mesmo é reiniciado, ela é limpa.
Essas informações são armazenadas em uma unidade fundamental chamada “bit”, bem como seus múltiplos, bytes, megabytes, gigabytes, terabytes, etc. Nos dispositivos móveis, estamos mais acostumados a lidar com as unidades megabytes e gigabytes.
Cada dispositivo computacional tem uma capacidade de memória limitada, ela pode ser ampliada ou não, depende do hardware, se há possibilidade ou não de expansão, porém é importante também saber verificar o tamanho de cada informação que é colocada nessa memória, para tal, podemos verificar por exemplo o tamanho de uma foto.
Note, o tamanho da foto é de 53,4 Kilobytes, então vamos pensar, um dispositivo computacional com 32 Gigabytes de memória, possui 33 Milhões de Kilobytes, logo, imaginamos que podemos colocar várias fotos com esse tamanho que não ocuparia tanto espaço.
Por fim, é importante ressaltar que a percepção de ocupar espaço está sempre relacionada à quantidade, ou seja, quanto maior a quantidade de dados, sejam fotos, vídeos ou arquivos, logo teremos um volume maior de informações na memória.
Para os alunos:
Será que é possível colocar um elefante dentro de um carro?
Parece loucura, mas nós podemos! Se utilizarmos a imaginação, tudo é possível, ou seja, podemos tirar uma foto bem bonita de um elefante em um zoológico, ou em seu habitat natural e carregar em nosso celular ou até mesmo dentro do próprio carro.
Mas o principal motivo dessa pergunta é para falarmos de ESPAÇO.
A percepção de espaço está diretamente relacionada com a quantidade de objetos que podemos utilizar para ocupá-lo e na memória de dispositivos computacionais não é diferente.
Os dispositivos computacionais possuem diversos tipos de memória, sendo elas basicamente do tipo persistente ou volátil.
Memórias do tipo persistente são utilizadas para manter os dados armazenados, ou seja, é nela que iremos colocar fotos, vídeos, arquivos diversos, instalar aplicativos etc.
Memórias do tipo volátil são utilizadas para auxiliar no desempenho do dispositivo e toda vez que ele é reiniciado, a memória é apagada.
Estas informações, são armazenadas em uma unidade fundamental chamada “bit”, bem como seus múltiplos, bytes, megabytes, gigabytes, terabytes etc. Nos dispositivos móveis, estamos mais acostumados a lidar com as unidades megabytes e gigabytes.
Cada dispositivo computacional tem uma capacidade de memória limitada, ela pode ser ampliada ou não, depende do hardware, se há possibilidade ou não de expansão, porém é importante também saber verificar o tamanho de cada informação que é colocada nesta memória, para tal, podemos verificar por exemplo o tamanho de uma foto.
Note, o tamanho desta foto é de 53,4 Kilobytes, então vamos pensar, um dispositivo computacional com 32 Gigabytes de memória, possui 33 Milhões de Kilobytes, logo, podemos imaginar que podemos colocar várias fotos com esse tamanho que não ocuparia tanto espaço.
Por fim, é importante ressaltar que a percepção de ocupar espaço está sempre relacionada à quantidade, ou seja, quanto maior a quantidade de dados, sejam fotos, vídeos ou arquivos, logo teremos um volume maior de informações na memória.
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Como intervenção para esta operação, sugerimos que o professor (ou professora) demonstre no computador central o tamanho de determinados arquivos, além de dispositivos de armazenamento como um pen drive, por exemplo.
Sugestão 1: Demonstrar o tamanho de um arquivo conforme a Figura 3;
Sugestão 2: Demonstrar o espaço em disco/memória para armazenamento disponível em um dispositivo computacional, como um pen drive.
Na segunda sugestão, é possível aprimorar essa sequência, copiando diversos arquivos de variados tamanhos e ir demonstrando o preenchimento do espaço/memória.
Para os alunos:
O professor (ou professora) irá demonstrar como preencher o espaço de um dispositivo computacional, seja um pen drive, ou até mesmo uma pasta do computador, porém é importante que vocês notem que à medida que ele vai ocupando esse repositório, o espaço disponível vai diminuindo, ou seja, da mesma forma que um carrinho de compras de um supermercado vai enchendo a medida que colocamos objetos nele, a memória funciona da mesma forma.
Em seguida, diga ao professor (ou professora) com suas palavras:
O que você entendeu sobre a importância da presença da memória?
Como você entendeu o que é o espaço de um dispositivo?
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Como método de avaliação, sugere-se pedir aos alunos que falem se já aconteceu de faltar memória em algum dispositivo pessoal, seja em celular, pen drive ou câmera fotográfica.
COMPARTILHAMENTO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Sugere-se a elaboração de cards, página web, para a exposição ampla de conceitos relacionados à percepção de memória e seus formatos conhecidos aos alunos, como cartões de memória flash.