ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF12LP08) – Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
OBJETIVO
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos fazer pesquisas na internet por meio de palavras-chave. Também vamos observar os resultados obtidos e refinar a pesquisa quando necessário.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Você já sabe que na internet podemos acessar informações sobre todos os assuntos, mas como fazer para encontrá-las?
Talvez você já conheça ou tenha utilizado algum site de busca, mas será que eles sempre dão as respostas que você está procurando?
Nesta atividade vamos conhecer alguns truques que podem nos ajudar nas pesquisas.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Antônio e Luana são colegas na escola. Eles já aprenderam a ler e, sempre que podem, procuram novos livros para conhecer novas histórias. Antônio contou para Luana que ganhou um mangá do seu irmão, e está gostando muito da leitura.
Ao chegar em casa, Luana foi pesquisar o que é um mangá, pois ela nunca havia ouvido falar sobre esse tipo de livro.
Veja o resultado da pesquisa da Luana e responda às perguntas a seguir:
a) Quantos significados Luana encontrou para a palavra digitada?
b) Qual dos resultados deve ser o da palavra que Luana está procurando?
c) Você acha que a Luana cometeu algum erro na sua pesquisa?
d) Entre as imagens que apareceram como resultado da pesquisa, quais estão relacionadas à dúvida de Luana?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Por motivos de segurança nas pesquisas, vamos usar como exemplo a pesquisa dentro de um site que só traz resultados seguros.
Mostre aos alunos que temos duas palavras no resultado da pesquisa e cada uma com o seu respectivo significado. Explique que “mangá” é uma palavra desconhecida para a Luana, por isso ela escreveu sem o acento. Apesar disso, obteve o resultado desejado, embora não tenha sido o primeiro a aparecer. Explique que os sites de busca mostram primeiro os resultados exatos e depois alguns parecidos, caso a palavra tenha sido escrita da maneira errada. Mostre aos alunos que a pesquisa pode ser refeita, com a palavra escrita do jeito certo, para encontrar resultados melhores.
A resposta para a letra C é que ela escreveu a palavra do jeito errado, mas que a internet também ajuda a descobrir o jeito certo de escrever. A cada pesquisa feita, aprendemos alguma coisa e podemos usar esse aprendizado para fazer uma pesquisa melhor.
INTERVENÇÃO
Para o aluno:
Vamos refazer a pesquisa feita pela Luana?
a) Entre no site a seguir e pesquise a palavra “mangá”: https://escola.britannica.com.br/
b) Quais são as diferenças entre o resultado da sua pesquisa e o da Luana?
c) Na sua pesquisa, clique na opção Dicionário e verifique se a palavra “manga” tem outros significados além dos dois que foram mostrados na pesquisa da Luana.
As letras T e G estão próximas no teclado. Se Luana tivesse se enganado e digitado “manta” em vez de “manga”, quantos resultados diferentes ela teria encontrado?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Pesquisando em um site de buscas sem restrições, os alunos encontrarão muito mais resultados para uma pesquisa como essa. De acordo com a maturidade dos alunos e do controle que você conseguir ter sobre a turma, sugira a pesquisa em outros sites.
O importante é que os alunos percebam que pequenas mudanças na pesquisa podem gerar resultados diferentes.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para o aluno:
Escolha uma das palavras a seguir para fazer uma pesquisa:
BANCO
CABO
CARTEIRA
DAMASCO
FORTE
PILHA
Em seguida, crie um texto ou apresentação explicando os diferentes significados da palavra que você escolheu. Use o recurso do dicionário para compreender melhor cada um deles. Você pode colocar imagens para ilustrar!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Você poderá propor outras pesquisas para os alunos. As palavras sugeridas possuem pelo menos dois significados, de forma que os alunos podem descrever e ilustrar cada um deles no texto ou apresentação que irão produzir.
Seria interessante que os alunos começassem a pesquisa pela aba dicionário, mas eles devem também ler alguns dos artigos e identificar sua relação com a palavra pesquisada.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar a pesquisa em forma de texto ou apresentação. Siga as orientações do seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação das pesquisas poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.